quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Incrível Hulk: Mortos, Deuses e buracos demais para explicar...

Hulk

Quem pensava que após os conflitos com seu filho, Hiro Kala, terem chegado a um fim a vida de Bruce Banner iria ficar mais tranquila, realmente não deve conhecer bem a rotina do alterego do Hulk. Só que desta vez a coisa extrapolou. Mal havia regressado, Banner e seu grupo teve que se ver no meio de um conflito de Deuses, Mortos Ressuscitados e ameaças cósmicas, difícil de se entender... mais ainda se a saga principal sequer foi publicada no Brasil.

Bom, a partir da edição 24 de Universo Marvel, muito fã do Verdão deve ter queimado os neurônios para entender a bagunça que ele se meteu. Bom, o fato é que essas histórias tiveram ligação direta com a saga “Guerra do Caos” (Chaos War, em inglês), que a Panini decidiu não publicar aqui (assim como deixou devendo um resumo explicativo dela), mas mesmo assim decidiu não dar nenhum salto cronológico na continuidade do Verdão.

Fica complicado explicar a saga inteira dentro deste resumo. Nós, do Universo Marvel 616 temos planos de ainda fazer um podcast para discutir um pouco das edições mais importantes ( bem, nem tanto) que deixaram de ser publicadas aqui e tem relação forte com a continuidade. E a Guerra do Caos esta entre elas. Ficamos, no entanto, devendo isso pro futuro. Talvez, até eu crie uma postagem escrita como anexo, mas por hora se contentem com esse velho artigo publicado no site assim que a saga saiu lá nos EUA.
Hulk

O curioso é que assim como você, o Hulk é pego de surpresa pela Guerra do Caos e está tão perdido quanto o leitor. Ele ainda retorna do planeta Kai, lamentando a morte recente de seu filho, quando é abordado por uma projeção astral do Dr. Estranho. Estranho tenta resumir em algumas frases toda a confusão que a realidade vive ao ser atacada pelo Rei do Caos (que você já viu anteriormente na forma de Mikaboshi, do Esquadrão Sagrado de Hércules, responsável por ‘matar’ Zeus em outros tempos).

Hulk

Atendendo meio a contragosto o pedido de auxílio do Dr. Estranho, Hulk e sua trupe volta para a Terra, encontrando praticamente um apocalipse instaurado. Enquanto os vivos estão caídos em animação suspensa, demônios foram soltos e os mortos ressuscitaram. E para temor do nosso herói, entre eles, está o seu arqui-inimigo, Abominável, returbinado por Mikaboshi.

Hulk

O vilão morto-vivo rapidamente põe Bomba-A fora de combate ao arrancar parte de sua couraça e derrubando um a um os companheiros do Hulk. Seu alvo, no entanto, não está ali. Ele quer, na verdade, achar Marlo, a única humana que já foi veículo da Morte em pessoa e tem serventia para Mikaboshi. E antes que o Abominável mate-os, Dr. Estranho surge montado num dragão-demônio e resgata todos dali.

Contudo, a chegada de Estranho ali foi um mero embuste para conseguir a informação da localização de Marlo. Assim que eles revelam que ela está em Phoenix, a entidade de ZOM (lembra da Guerra dos Hulks?) que dominava o ex-Mago Supremo se manifesta e ataca o herói. E todos sabem que contra Zom, o Hulk nunca teve muitas chances. Porém, o Verdão não está sozinho.

Hulk

Rumando para Phoenix afim de proteger a Marlo, o bando descobre que ela já está com os dons da Morte a flor da pele, inconscientemente convocando mortos para protegê-la. Assim, além de seu bando, o Verdão pode também contar desta vez com os seus aliados do passado. Juntam-se ao time um Doutor Samson arrependido, Jarella, Major Glenn Talbot e Hiroim, a Fortaleza.

Hulk

Com esse reforço, Abominável, Zom e os demônios deparam-se com resistência inesperada que dificulta a missão deles. Todavia, o Caos é algo surpreendente, e Mikaboshi parece sempre reverter o destino ao seu favor. No meio da batalha, a mãe de Hulk surge entre os mortos, distraindo-o por completo. Contudo, ela não voltou só. Lá, também surge o seu velho, que logo se transforma numa criatura muito mais poderosa e mostruosa, o pai do Hulk.

O fato é que aquela manifestação mostruosa do pai do Bruce é fruto de todo o temor e raiva que ele guardou dele por todo esse tempo, algo que inicialmente o Hulk nunca poderia lutar contra. Porém, como já foi dito, ele não está sozinho e outros mortos ali foram alimentados com o amor. Jarella, sua grande paixão do passado e princesa de K’ai, ataca a criatura com uma espada ferindo-a gravemente. Era a motivação que o Hulk e seus aliados precisavam para reverter a criatura a uma forma mais branda e derrotá-la.

Hulk

Já Zom e o Abominável foram detidos pela própria Marlo, que decidiu manisfestar o fragmento da morte que ela possui e conferiu um toque destrutivo aos dois vilões. Com os conflitos principais resolvidos, a Terra parecia então um pouco mais segura e os mortos puderam voltar ao seu mundo espiritual. Porém, a Guerra não acabou.

Mas você confere a luta dos Hulks se juntando a Hércules e os defensores do Cosmo nas páginas da Guerra dos Caos (ou espera com mais detalhe o nosso futuro resumo disto aqui).

Por hora, se contente que tudo acabou sendo resolvido. A Terra voltou a ser um lugar como era antes, mas nem tudo de fato foi igual. Alguns dos mortos ressuscitados acabaram tendo uma segunda chance de viver (mas isso não é pra gente discutir agora, okay?) e os Deuses do Olimpo acabaram tendo um novo lugar de direito na Terra (e bem próximo de Montauk, no Estado de Nova York. E é para este novo Olimpo que Bruce Banner ruma em busca de satisfações.

No meio do caminho, ele encontra o velho amigo Hércules, que tenta impedi-lo de fazer uma besteira. Hulk quer que seus amigos que tanto sofreram por sua causa sejam recompensados já que ajudaram a derrotar Mikaboshi, mas Hércules nada pode fazer sem o poder divino, que agora voltou para seu pai. E o Leão do Olimpo aconselha a Bruce a não tentar acuar seu pai, já conhecido por não ser nada benevolente.

Hulk

Como Banner não é conhecido por sua ponderação, pede uma ajudinha a Herc para se transformar no Verdão e cruza todos os desafios até conseguir chegar ao cume do Monte Olimpo. De imediato, é recebido por um dos raios divinos e saudado por Zeus em pessoa e sua esposa Hera.

Hulk

Após algumas provocações, Hulk consegue o que quer – uma briga no mano-a-mano com o deus todo poderoso dos gregos. E, por mais forte que seja um Hulk irritado, ele não tem chance nenhuma contra Zeus. Em poucos golpes, o Gigante Esmeralda é massacrado e derrubado do Monte. Acaba caindo no mar próximo ao barco em que Skaar e os demais Hulks tentavam se aproximar para salvá-lo.

Hulk fala pra eles se afastarem, pois aquela é uma luta só dele. Ao retornar ao Olimpo mais uma vez, Hera descobre suas intenções de ele tentar finalmente morrer em prol de que seu grupo encontrar redenção. Todavia, Zeus não é esse tipo de Deus, ironiza das itenções do Hulk e o golpeia até que ele sequer consiga levantar mais.

Hulk

Ao acordar horas depois, Hulk se vê presos por correntes projetadas pelo Deus Hefesto, impossíveis de serem rompidas. Ele está sem sua força e seu fator de cura demorará para curá-lo. Abutres Gigantes se alimentarão de sua carne e assim Banner conseguiu seu castigo desejado. Leva alguns dias até que Hércules e a família Hulk apareça e consiga salvá-lo. Hera vê tudo de longe e pergunta se o Grande Pai castigará aquela ousadia deles, mas Zeus está satisfeito com tudo. Hulk conhece que tem limites e pra ele isso basta.

Por fim, um interlúdio nos leva a Terra Selvagem, onde os sobreviventes de Saakar vivem. E, em meio a eles, está um velho conhecido dos leitores, Miek, o Sem-Colméia, que fará de tudo para se vingar do Verdão.

Hulk

As edições aqui resumidas podem ser encontradas em Universo Marvel 24 a 27, e contam com roteiro de Greg Pak e arte de Paul Pelletier. É uma pena que acabaram saindo tão soltas, sem nenhum resumo sequer para acompanhar. Não que eu ache que a Guerra do Caos tivesse que ser publicada na íntegra, mas também não me pergunto se as cinco edições principais não poderiam ter vindo numa das “Avante, Vingadores” do primeiro semestre, uma anual ou algum especial.

Coveiro

comments powered by Disqus