segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O agente Coulson não deve morrer...

Coulson

Quatro meses após Vingadores chegar aos cinemas, os fãs que vibraram com o filme, também saíram insatisfeitos com a perda do Agente Coulson. O personagem, vivido pelo ator Clark Greeg, aos poucos foi conquistando a todos ao aparecer rapidamente em diversos filmes da Fase 1 da Marvel nos cinemas e acabou seu ato sendo o pivô que estimularia a junção do grupo para vingar-se de Loki. Desde então, teorias são levantadas acreditando que ele pode sim estar vivo... de alguma maneira.

Bom, antes mesmo de o filme sair oficialmente nos cinemas, a morte de Coulson já era spoileada por aí, e de todos os cantos, surgiam as mais diferentes teorias de que o anúncio de sua morte pode não ser exatamente o que parece. Alguns tentam levantar a hipotese de que Coulson pode ter sido substituído por um Chitauri (que seria uma versão ultimate Skrull), mesmo que durante o filme eles não tenham mostrado as capacidades transmorfas da raça e o agente morto não era o verdadeiro. Outros acreditam que aquilo também foi apenas mais uma ilusão de Loki. Ou há quem acredite que Nick tenha anunciado a morte dele, mas na verdade o agente tenha sido salvo por tecnologia da SHIELD e sendo mantido em segredo a partir de agora. E tem aqueles que dizem que quem morreu foi apenas um MVA, já que no próprio filme foi citado a existência deles. Em meia a todas essas hipóteses, uma história parece prevalecer e ser a mais consistente entre os fãs. A teoria de que Coulson será o Visão.

VISAO

Para explicar isso, precisamos buscar algumas informações dispersas ao longo dos filmes. Já tinha até brevemente comentado sobre isso em nosso podcast, mas vale a pena detalhar agora já que essa bola de neve cresceu desde então. Como comentamos anteriormente, o cajado de Loki possui dons que permitem-no controlar a mente das pessoas. Isso claramente deve-se as propriedades da jóia azul contida nele. Tudo leva a crer que aquela é a Jóia da Mente, que muitos devem lembrar das histórias clássicas de Jim Starlin com Thanos e sua manopla. Dois pontos podem confirmar isso: Ela foi dada a Loki por Thanos, que aparece na cena de meio-crédito do filme; E ela é uma das jóias que está faltando na manopla na sala de troféus de Odin, como pode ser visto no Art Book do filme do Thor. No filme, o artefato aparece muito rapidamente, e mesmo que algumas imagens editadas queiram mostrar todas as gemas do infinito ali, é impossível dar conta disto no video real.

VISAO

Em todo caso, o importante saber aqui é que Loki poderia até manipular as pessoas a distância com o bastão, mas era através de uma pequena perfuração na altura do coração que ele passava a ter a mente da pessoa em seu poder. Ou melhor, no poder da jóia. Curiosamente, o Agente Coulson foi mortalmente ferido na altura do coração por essa mesma arma. De algum modo, será que isso não foi a toa?

VISAO

A idéia a partir daqui extrapola um pouco em termos de complexidade. O que se acredita por aí é que de alguma maneira, a mente do agente Coulson ou suas impressões mentais, de alguma maneira possam ter ficado retidas na jóia. Daí, na expectativa de que a SHIELD seja capaz de criar um sintozóide e na necessidade de dar-lhe uma "alma", não poderia essas impressões mentais serem a base pro Visão?! No fundo, foi exatamente o que foi feito nos quadrinhos, só que Magnum era a bola da vez.

A teoria explodiu a cabeça de muita gente, a maioria considerando um absurdo a idéia. Mas será mesmo? Durante o filme, muitos "easter eggs" levam a crer que possa ter algo mais aí. A idéia de Modelos de Vidas Artificiais não só está em Vingadores, mas também em Capitão América, com o "Homem-Artificial" exposto na feira do começo do filme, o sintozóide que viria a se tornar o Tocha Humana Original e que nós anos 70 e 80 chegou-se a acreditar que também era o corpo base do Visão. Fora isso, quando Nick Fury anuncia a "morte" de Coulson, ele diz que "perdeu seu único olho bom". Ou seja, perdeu sua "Visão".

É claro que isso é uma grande suposição de fãs. Ninguém sabe se isso de fato é algo que está sendo pensado mesmo ou não nos bastidores. Ainda assim, as pontas estão bem soltas. Você já se perguntou sobre o fato que no final do filme, o Cubo Cósmico (Tesseract) volta para Asgard com Thor, mas que a Jóia Azul do Infinito simplesmente some das nossas vistas? A última pessoa de posse dela foi a Viúva Negra. Quem estaria com ela agora? Aposto na SHIELD.

Então, você se pergunta o porquê de eu estar levantando tudo isso agora. Bem, como falei, os fãs custam em não deixar essa idéia morrer. Esses dias, um artista plástico que se intitulou apenas com Jim, postou num forum uma escultura sobre como ele acredita que seria o Visão aos moldes do rosto de Clark Greeg. Confira:


VISIONVISION

VISION


O fato é que Coulson se tornou um personagem muito amado e que os fãs ainda se recusam a acreditar que não há chances para um retorno dele. E todos terão que concordar que seu jeito passivo, paciente ao mesmo tempo que determinado, seria uma personalidade perfeita para ser encaixada no Visão, não? Bem, o filme do Homem-Formiga vêm aí, quem sabe não surja uma brecha pro futuro...

Coveiro

PS: E pra quem ainda não conferiu, uma entrevista de Clark Greeg sobre a sua morte e a passagem de seu personagem ao longo da Fase 1 da Marvel. Alguem vê aqui uma pontinha de esperança do ator?

comments powered by Disqus