domingo, 12 de agosto de 2012

O Mestre Joe Kubert se despediu de todos hoje

Hoje, vamos encerrar este Domingo com uma triste notícia. Acaba de ser noticiado nas principais mídias de quadrinhos dos EUA que Joe Kubert, um dos Mestres criadores dos quadrinhos de hoje, professor-fundador de uma das maiores escolas de artes dos EUA e progenitor de dois dos mais talentosos desenhistas do mercado atual faleceu.

Kubert

A notícia se espalhou rapidamente pelo Twitter nas últimas horas, e apesar de nenhuma confirmação oficial, foi dada como certa após o artista Dave Gibbons deixar um comunicado de que "Uma fonte confiável informou que Joe Kubert deu entrada no hospital e veio a falecer". Seguido de lamentação e elogios ao artista e amigo.

Joe, teve uma carreira ascedente já na década de ouro dos quadrinhos, com destaque para o Sargento Rock, Tarzan, e a revista do Gavião Negro, mas também se destaca por outros trabalhos mais alternativos como Filho de Sinbad, Tor e Príncipe Viking. Vencedor de vários prêmios ao longo de sua carreira, seu último sucesso foi em 1997 com um Eisner de melhor Novo Album e um Harvey por melhor Album de trabalho ori por Fax from Saravejo.

Kubert

Além de sua extensiva carreira como quadrinista, Kubert é responsável por formar milhares de artistas ao longo dos anos que passaram em sua escola, além é claro de ser o grande aspirador de seus filhos, Andy e Adam. Clicando na imagem a baixo, você pode inclusive conferir uma entrevista com a família unida (um dos raros momentos que merece ser eternizado) falando sobre Kubert School.

Kubert

Seus últimos trabalhos foram pra editora DC Comics, sendo uma delas a especial de Watchmen contando uma prequel do Coruja. Em outubro, curiosamente, a DC estava para lançar um especial de 48 páginas nomeado "Joe Kubert Presents". Para a Marvel, Joe fazia frequentemente capas especiais variantes de edições marcantes, chegou a desenhar no passado algumas edições e foi arte-finalista diversas vezes de seus filhos enquanto eles desenharam Justiceiro, Hulk e Motoqueiro Fantasma na década de 80 e começo de 90. Confira uma lista de alguns trabalhos clicando aqui.

Realmente, uma notícia bem triste para encerrar esse Domingo do Dia dos Pais. Fica aqui, nossos sinceros sentimentos da equipe Marvel 616 por esta perda de hoje. Na lembrança, residirá sempre seu marcante trabalho.

Coveiro

comments powered by Disqus