quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Novos Vingadores: Velha Iniciativa

A origem dos Vingadores é conhecida por todos os marvetes, um vilão que era uma ameaça grande demais para um único herói fez vários se unirem e surgia aí a formação original da equipe. No entanto, no arco publicado em Os Vingadores nº99 à 101, 103 e 104 descobrimos que houve uma equipe antes da original, que teve uma missão com consequências no presente dos Novos Vingadores, particularmente na vida de um de seus membros.
Novos Vingadores
 
A equipe de heróis está de tocaia, vigiando uma instalação que é base de uma milícia formada por ex-agentes do M.A.R.T.E.L.O., agora liderados pela vilã Supéria. Usando sua forma astral, o Dr. Estranho confirma as suspeitas, inclusive que ali será uma instalação de alta tecnologia. Há uma pequena discussão sobre o que fazer, pois tecnicamente ninguém tinha feito nada errado ainda, mas não dura muito, pois o Coisa coloca a casa abaixo.

Começa então um combate, que oferece a distração necessária para que Luke, Jessica e Danny Rand roubem os caminhões dos vilões e levem para longe.

Novos Vingadores
Infelizmente a luta não prossegue da melhor maneira e Harpia acaba sendo baleada. O Homem-Aranha fica ao seu lado e a protege, pedindo ajuda ao único médico da equipe, mas o Stephen Strange afirma que não podem movê-la e os heróis chamam o resgate para ajudar.

Enquanto isso, Supéria se questiona o tempo inteiro sobre como os heróis a descobriram, já que ela fez questão de ficar fora do radar. Enquanto enfrenta a equipe, ela pergunta quem teria lhes falado sobre sua operação.

Novos Vingadores
Com Harpia lutando pela vida no hospital, os agente do M.A.R.T.E.L.O. presos e Supéria foragida, é hora de tentar entender o que aconteceu. Claro que a associação anterior de Victoria Hand com a organização e o fato dela ter enviado a equipe ao local não ajudou muito sua reputação com um certo escalador de paredes, que nunca escondeu sua desconfiança e tem certeza que foi tudo armação da antiga aliada de Norman Osborn.

A própria Victoria explica o que ocorreu para Steve Rogers quando relata os últimos acontecimentos (o que deixa o ex-marido de Bobbi Morse transtornado), a agente diz que a queda de Osborn não mudou os radicais agentes da organização liderada por ele e agora estes estavam reunidos ao redor de uma nova líder, Supéria. A vilã tinha tentado recrutá-la e Hand resolveu aproveitar a chance para desbaratar o novo grupo antes mesmo de começar o que a deixou com um problema, agora os Vingadores vão achar que ela os enviou para uma armadilha e Supéria vai descobrir quem as traiu.

Novos Vingadores
Antes de prosseguir, uma dúvida: quando foi que o Gavião Arqueiro separou-se de Harpia? Porque no começo do arco anterior da invasão mística ele estava na mansão e ainda diz que não seria membro, mas só queria passar um tempo com a esposa. Não saiu no Brasil, eu não comprei ou me perdi no meio de tanta história? Alguém me dê uma luz nos comentários.

Bem, seja como for, a separação não impede Clint Barton de se indignar e unir-se aos Novos Vingadores para ter sua vingança contra Supéria. Falando nela, a vilã confronta Victoria Hand, mas a agente diz que Rogers a vigia e saberia do contato do M.A.R.T.E.L.O., portanto, enviar a equipe seria sua forma de ganhar confiança.

Enquanto Clint e Logan interrogam uma das agentes presas, fazendo papéis de tira mau/tira cruel, Jessica telefona para Luke graças à coisas que o Aranha encontrou na base de Supéria. A vilã estava trabalhando com variações instáveis de hormônio de crescimento mutante, mas tinha uma outra fórmula muito acima de qualquer coisa que o herói conhecia. Nesse momento, Miss Marvel se dá conta que a vilã estava com a fórmula o tempo todo em que lutaram e, portanto, era preciso encontrá-la.

Apesar da pressão em cima da prisioneira, é Victoria que avisa, por telefone, onde a vilã se encontra. Mesmo com a relutância de alguns membros, a equipe vai ao local e surpreende a vilã, que tenta barganhar, afirmando que o conteúdo de sua maleta é a única coisa que pode salvar Harpia, mas um encanto de transferência de itens acaba com a chantagem e a vilã é presa.
Novos Vingadores


Nesse instante, Nick Fury entra em cena, fazendo finalmente a ponte entre essa missão do presente e todas as cenas em flashback que entrecortavam a história. No passado, mais precisamente em 1959, Nick recebeu do presidente a tarefa de encabeçar a Iniciativa Vingadores, criando uma equipe formada por ele, Dum Dum Dugan, Victor Creed, Namora, Kraven, Ulysses Bloodstone, Dominic Fortune e o Silver Sable. A missão deles era recuperar algo do novo Reich, encabeçado por um falso Caveira Vermelha e tiveram que enfrentar um falso Capitão América, muito poderoso, que foi criado pelos nazistas.

O que eles tinham era uma nova fórmula, que misturava soro do supersoldado com a fórmula do infinito e era essa que estava na maleta de Supéria. Agora a questão era se deviam ou não aplicar em Bobbi, dúvida que Barton não tinha, mas Fury tinha suas objeções, principalmente por ter uma boa noção de como é viver bem mais do que seus amigos. No fim, a decisão é tomada.

Novos Vingadores


Terminamos com Supéria recebendo um curioso recado na prisão, na forma de um desenho de duende, mostrando que essa história está longe de terminar.

Essa história é bem simples, mas gera algumas implicações que devem ser importantes para o futuro. Harpia com o soro, esse novo M.A.R.T.E.L.O. e a organização com o símbolo do Duende, que já vimos anteriormente, devem ser abordadas em histórias futuras.

No entanto, achei um tanto desnecessário o retcon. Até poderiam usar esses personagens, apesar de que Kraven e Creed achei uma forçada na amizade, mas era realmente necessário chamar de Vingadores? Essa idéia de que o nome da equipe veio antes dos originais não me agradou muito.

Bem, esse review atrasou um pouco, mas teremos o próximo em breve, com a infame Essência do Medo.

Eddie

comments powered by Disqus