quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Algumas observações e curiosidades sobre o trailer de Homem de Ferro 3


Após toda a euforia causada pelo primeiro trailer de "Homem de Ferro 3", chegou a hora dos fãs começarem as tradicionais especulações e teorias sobre algumas cenas mostradas. Baseado em um artigo publicado no CBM, mostraremos agora um apanhado do que mais chamou a atenção do fãs mais atentos, incluindo uma imagem que pode indicar alguma ligação do Mandarin com o Capitão América... Será?

- A armadura consciente:

No trailer, podemos ver como a nova armadura do Homem de Ferro age por conta própria e muitos apostam que esse é o elemento-chave da trama. Apesar da hipótese de que seja apenas uma sequência de um sonho do Stark, a sinopse oficial do filme aponta para uma mudança de comando entre Tony e a armadura: "Na luta para encontar seu caminho novamente, Stark descobre a resposta para a pergunta que secretamente o perseguia: O homem é quem faz a armadura ou é a armadura quem faz o homem?".



- A consequência dos eventos mostrados em "Os Vingadores":

Logo no começo do trailer, Stark diz que tem tido problemas para dormir e pesadelos devido ao que ocorreu em Nova York durante toda a luta contra Loki e seus comparsas. Por isso desde o início da produção foi dito que teríamos agora um Tony Stark menos piadista e mais sério...



- Pepper e Happy em perigo:

Os dois personagens mais próximos de Stark foram mostrados em situações de perigo. Bom, isso acontece em todo filme de herói, certo? Mas após a morte do Agente Coulson nos Vingadores, muitos fãs apostam na morte de mais personagens secundários... Será que Pepper ou Happy morrerão?



- Os 10 anéis do Mandarin:

Em uma rápida imagem, pudemos ver um close nas mãos do Mandarin e seus famosos aneis e a pergunta que se faz é: será que eles terão poderes místicos como nas HQs? Os filmes do Homem de Ferro sempre abordaram um lado tecnológico e nada místico, mas após os eventos dos Vingadores será que novos conceitos serão abordados? Meu palpite é que serão apenas anéis comuns usados pelo personagem, apenas para fazer referência aos quadrinhos...


- Mandarin chinês?

Muitos estranharam o fato do Mandarin interpretado pelo respeitado e premiado Ben Kingsley não se parecer muito com um chinês no filme. Antes mesmo do trailer divulgado, o diretor Shane Black já havia declarado que o Mandarin não seria necessariamente um chinês, mas sim um personagem que englobaria um conjunto de características de vários povos diferentes, com o intuito principal de gerar anarquia no mundo... uma espécie de Osama Bin Laden (na minha opinião). Traduzindo: a Marvel não quer arriscar perder público no vasto mercado da China usando como vilão principal um chinês.



 - Mandarin e Capitão América?

A cena foi rápida, mas já é a mais comentada nos fóruns americanos: ao ser mostrado de costas, nota-se uma tatuagem na nuca do Mandarin que se parece muito com o escudo do Capitão América e tem a letra "A" em seu centro. Em um universo interligado e coeso como o que a Marvel criou no cinema, eu não duvidaria muito se mostrassem alguma ligação no passado entre o Mandarin e o Capitão (o que acharia bem interessante). Mas acho que só teremos as respostas (caso existam), no próximo filme do Capitão América e não já em Homem de Ferro 3.



O trailer foi muito elogiado e está criando muitos debates entre os fãs... mais um ponto positivo para a Marvel Studios! Ah sim, alguns nerds menos informados já insinuam que a trama de "Homem de Ferro 3" está muito parecida com a de "The Dark Night Rises", pois retratará um herói sendo quase que totalmente destruído e tendo que se reerguer sozinho. Vamos então por partes:

O terceiro filme do Homem de Ferro começou a ser produzido muito antes do lançamento do último filme do Batman e portanto não pode ser acusado de estar querendo pegar carona no seu sucesso através de uma "cópia".

Chegar ao fundo do poço e dar a volta por cima após ter sua vida toda arrasada não é exclusividade do personagem Bruce Wayne. Nos quadrinhos, muito antes da saga "A Queda do Morcego", Tony Stark já havia passado por uma total destruição pessoal na saga "O Demônio na Garrafa", lá no final dos anos 70.

Resumindo: ninguém copiou ninguém. São apenas dois filmes que retratam heróis passando por dificuldades pouco habituais no gênero, que historicamente (e coincidentemente) se situarão em um período próximo um do outro...

Eduardo Spicacci

comments powered by Disqus