quinta-feira, 4 de outubro de 2012

AvX: Ato 3 - Final (lado X)

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

Sim, caros leitores: AvX, a grande saga Marvel para o ano de 2012, chegou ao fim esta semana (quer dizer, tirando os tie-ins e epílogos que serão lançados nas próximas semanas). E é claro que não poderíamos deixar de comentar este final e a saga como um todo aqui, mais uma vez com dois artigos – cada um defendendo um dos lados do conflito em questão. Amanhã, nosso estimado Kinhu Heck publicará seu texto a favor do “lado A”; hoje, porém, a defesa é para o “lado X”.



Acho difícil que alguém aqui ainda não saiba isso, mas é sempre bom relembrar: AvX é a abreviação de Avengers Vs. X-Men. Por esse nome, não é difícil deduzir que os Vingadores e os X-Men entraram num conflito – e assim como aconteceu na Guerra Civil, esse conflito não ficou só nos quadrinhos, levando a discussões acaloradas e uma verdadeira divisão entre os leitores (até a equipe do Universo Marvel 616 se dividiu...). E como dito acima, este conflito chegou ao fim esta semana, com a última edição do Ato 3 (que começou na edição 9 e terminou na edição 12). Este texto falará sobre o fim da saga – e sobre a saga como um todo - pelo lado dos X-Men.

Mas primeiro, para quem não acompanhou AvX ou tem memória fraca, um resumão de tudo que aconteceu nos Atos 2 e 3 (o resumo do Ato 1 pode ser lido neste outro artigo... aliás, pra quem quiser relembrar como tudo começou, é só ler o primeiro artigo): depois que a Fênix foi atingida por uma arma especial do Homem de Ferro, acabou se dividindo em cinco partes, que se incorporaram a Ciclope, Emma Frost, Namor, Colossus e Magia - os “Phoenix Five”. Os cinco usaram o poder para trazer avanços para o mundo, mas os Vingadores concluíram que ainda eram uma ameaça para a Terra, atacando Utopia em busca de Esperança Summers – a possível chave para detê-los, que optou por acompanhar a ex-Vingadora (e causadora da dizimação mutante) Feiticeira Escarlate.

Este ato levou a uma guerra entre as duas equipes, na qual Namor devastou Wakanda e foi derrotado pela Feiticeira Escarlate, perdendo seu fragmento. O problema para os Vingadores é que o fragmento dele se dividiu entre os demais hospedeiros, aumentando seus poderes (e diminuindo o controle sobre eles mesmos). Eventualmente, Ciclope tornou-se o único hospedeiro da Fênix, matando Charles Xavier e se tornando Fênix Negra (ou Fênix Negro, vocês escolhem). Finalmente, ele foi derrotado por Wanda e Esperança e a messias mutante recebeu a Fênix, cuja existência ela aparentemente destruiu com um “No More Phoenix” (“Chega de Fênix”). Assim que a Fênix desapareceu, várias novas assinaturas mutantes surgiram no planeta. Capitão América decidiu que precisa se preocupar mais com a segurança dos mutantes pelo mundo. Emma Frost, Namor e Magneto estão foragidos. E Ciclope está preso.



Antes de começar as duas defesas dos X-Men (mais sobre isso adiante), quero deixar algo bem claro aqui. Um argumento bastante usado nas discussões de AvX – pra ambos os lados – é de que “fulano só está defendendo tal lado porque é fã do personagem Y”. Pois bem, embora eu esteja defendendo o lado do Ciclope, devo informar que não gosto dele. Na verdade, desprezo Scott Summers desde que a Marvel forçou seu papel de “líder mutante supremo” às custas de outros personagens. Assim tivemos ele escorraçando o Professor X pelos atos secretos reprováveis de Xavier (mesmo que depois o próprio Ciclope tomasse atitudes tão ou mais reprováveis sem receber qualquer repreensão); tivemos Fera sendo isolado de seus amigos após criticar as atitudes de seu líder; tivemos Noturno convenientemente morrendo pouco depois de criticar as mesmas atitudes. Ciclope se tornou tão insuportavelmente inquestionável em suas ações que eu tinha certeza que adoraria o dia em que a mesa virasse contra ele. Por que não fiquei? Pela forma com que isso aconteceu.

Minha primeira defesa dos X-Men, assim, é voltada para o Ciclope, este outrora herói que hoje a “Casa das Ideias” tenta pintar como um vilão. E no entanto, o que faria dele um vilão? Os objetivos? Não: Ciclope entrou na saga buscando apenas salvar seu povo da extinção. Quando teve o poder da Fênix em mãos (e caso o “lado A” questione que ele não tentou restaurar o gene X, vale observar: Tom Brevoort afirmou que os Phoenix Five não restauraram o gene X porque não podiam, não porque não queriam – mas os roteiristas convenientemente não mencionaram isso nas revistas), usou-o pra tentar acabar com a fome, sede, subdesenvolvimento e guerras no mundo, atitude em que não vejo desvantagem. Mesmo na guerra contra os Vingadores, repreendeu o uso de violência excessiva e explicou a Rachel Summers que só pretendia detê-los por tempo suficiente para que eles vissem que a Fênix não causaria mal para o planeta. As atitudes? Também não: mesmo tendo o poder para matar ou ferir gravemente seus adversários, Scott se limitava a derrubá-los (e mesmo assim, sempre sendo atacado primeiro).



“Mas como você pode defendê-lo? O cara matou o Professor Xavier e quase destruiu a Terra!” É verdade. Só que isso, vale lembrar, aconteceu quando Scott estava hospedando a Fênix em sua totalidade, sendo mais do que podia aguentar. E por que ele foi hospedar a totalidade da Fênix, mesmo? Ah sim, porque estava sendo atacado de todos os lados em seu próprio lar por um exército de superseres, incluindo o já citado Professor Xavier repetidamente tentando desligar sua mente. Realmente, ele se enfureceu por nada demais, certo?

O interessante nessa situação toda é que, por esta percepção, Ciclope é o grande vilão e os Vingadores são os heróis. Mas espera aí, heróis invadem lares alheios e tentam sequestrar menores só porque os moradores ali (que até então estavam apenas fazendo o bem para o mundo) TALVEZ se tornem uma ameaça? Heróis agridem os moradores do mesmo lar quando eles tentam defender a jovem sequestrada (sendo os moradores em questão menores de idade, pra ajudar)? Heróis chutam seus adversários quando eles já estão caídos e indefesos no chão? Flecham seus adversários depois que eles já se renderam? Tentam ASSASSINAR inimigos que não tentaram fazer o mesmo com eles (e isso vale tanto para Wolverine em relação à Esperança como para o Hulk Vermelho em relação ao Ciclope)?

Pois é, a julgar por AvX, heróis agora fazem tudo isso e mais. Tudo em nome do bem da Terra, claro. Mesmo que os inimigos em questão em nenhum momento tivessem mostrado qualquer intenção de causar mal à Terra ou a qualquer pessoa. É, não é todo dia em que "vilões" acabam com a fome e as guerras no mundo (que agora vão voltar a existir após a queda deles, eba...) e "heróis" agem como sequestradores, covardes e assassinos...



Pra piorar, o final da saga revela que a Fênix realmente veio à Terra para restaurar os mutantes, não para destruir o planeta! E aí entram dois argumentos conflitantes dos defensores dos Vingadores: primeiro, de que eles estavam certos em tentar deter a Fênix na Lua, pois Esperança não estava pronta; segundo, de que Ciclope estava corrompido pelo poder porque não quis dar a Fênix para a Esperança na edição seguinte. Ora, se ela não estava pronta para a Fênix na Lua, ele foi completamente coerente ao não transferir o poder para a Esperança quando voltaram à Terra; se ela estava pronta, significa que os Vingadores estavam errados desde o começo ao tentar impedir a entidade cósmica...

Chega a ser hilário ver o Capitão América ralhar com seu prisioneiro no final, acusando-o de “brincar de roleta russa com o planeta” e dizendo que os fins não justificam os meios. Os Vingadores não estavam brincando de roleta russa quando apostaram que a Fênix queria destruir a Terra (e diferente do caso de Ciclope, o palpite deles se provou errado)? Os Vingadores não acharam que os fins justificavam os meios quando invadiram o lar dos Phoenix Five e tentaram sequestrar a Esperança simplesmente por acharem que ela TALVEZ pudesse ser uma solução para deter o quinteto que TALVEZ se tornasse uma ameaça no futuro? Haja hipocrisia...

O único ponto em que eu concordo com o Capitão é que, após o surto do Namor em Wakanda e sua consequente perda da Fênix, os Phoenix Five realmente saíram de controle; uns mais tarde (Ciclope conseguiu se controlar até o momento em que recebeu a totalidade da Fênix), outros mais cedo (Magia, Colossus e Emma Frost já se encontravam fora de si quando Namor perdeu seu poder ). A partir desse momento, eles precisavam ser detidos. E aí entra a segunda defesa: a defesa aos outros X-Men. Aos X-Men que, diria eu, foram os verdadeiros heróis dessa saga.

Estou falando aqui dos X-Men tanto de Utopia quanto do Instituto Jean Grey, que souberam deixar suas diferenças de lado e lutar pela esperança em comum para o futuro dos mutantes. Dos X-Men que ajudaram seus amigos hospedeiros da Fênix a tentar melhorar o mundo para todos (inclusive aqueles humanos que tantas vezes os perseguiram) e deram um voto de confiança a eles, lembrando – diferentemente dos Vingadores – que os cinco indivíduos com a Fênix eram heróis nobres (tá, a Illyana nem tanto). E que, quando viram os mesmos amigos saírem de controle, uniram-se aos Vingadores para detê-los – porque aí sim, e não antes, eles representavam ameaça ao mundo. Vampira cumpriu a promessa que fez à Miss Marvel num dos tie-ins da saga: a de que os X-Men entrariam em oposição aos Phoenix Five quando eles se tornassem uma ameaça, sem julgá-los e condená-los antes disso.



Uma pena que, apesar de seguirem esse princípio básico da lei (“inocente até prova em contrário”), os X-Men acabaram colocados de forma ilógica e incoerente como cães arrependidos. Uma pena que, apesar de ter suportado as agressões sofridas até o limite e de ter estado certo o tempo todo sobre a Fênix, Ciclope acabou preso sob os esporros do Capitão América, com Wolverine assistindo – mesmo que a Feiticeira Escarlate, que começou tudo isso, esteja livre e reintegrada aos “maiores heróis da Terra”. Mesmo que heróis que também cometeram atrocidades nos últimos tempos como o Hulk, Demolidor, Mercúrio, Hulk Vermelho, Homem de Ferro e os próprios Wolverine e Capitão América não tenham respondido devidamente por seus crimes. Não que Scott não mereça responder (ele mesmo assumiu responsabilidade por seus atos e pelos atos de seus amigos), nem que vá responder; já sabemos que em breve ele fugirá da prisão, e a partir daí deve começar sua via crucis, perseguido por quem outrora esteve do seu lado, vendo sua imagem na lama, até que algum roteirista na Marvel decida redimi-lo e reintegrá-lo ao status quo dos heróis.

Mas o que aconteceu, aconteceu; é inútil ficar lamentando. E, afinal, os mutantes conseguiram o que queriam: sua espécie finalmente renasceu, tirando-os da extinção. Além disso, os demais heróis do universo Marvel finalmente perceberam que essas pessoas precisam de proteção, não dá para deixar os mutantes continuarem sendo caçados indiscriminadamente sob a desculpa de que há “problemas maiores” para resolver. Apesar de num primeiro momento parecer o contrário, os X-Men venceram sua batalha decisiva, e agora se preparam para entrar numa fase completamente nova. Fica a torcida para que esta fase traga ótimas histórias para o grupo (e para os Vingadores e o resto do universo Marvel também, claro).

Aqui acaba minha participação na cobertura de AvX. Tenho certeza de que muita gente discordará da minha posição em relação à saga, assim como torço para que também haja gente que concordará com ela. Seja como for, agradeço por terem acompanhado a cobertura até aqui, espero que tenham gostado (e se ainda estão lendo este texto gigante, suponho que gostaram), e torço para que este texto provoque bastante discussão – mas discussão saudável; nada de levar a briga pro lado pessoal ou tentar diminuir o outro lado como “fanboy”, “senhor da verdade” ou similares, OK? O diálogo deixa de ser diálogo a partir do momento em que um lado torna-se incapaz de ouvir e respeitar o que o outro tem a dizer...


Fernando Saker

comments powered by Disqus