sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Editor Tom Brevoort fala sobre o final de AvX e próximos passos

*Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!
 
AvX

O editor responsável pela maxissérie do ano, AvX, Tom Brevoort fala pela primeira vez após a conclusão da saga ao Newsarama e explica alguns pontos abordados, sucesso de vendas e onde podemos esperar encontrar os personagens mais envolvidos na trama com a chegada do Marvel Now. Confira!

Sobre sucesso da saga e vendas:

Tom Brevoort: Acho que não poderiamos estar mais felizes, de verdade. Foi tipo um pote de ouro caindo dos céus pros nossos bolsos, ou algum tipo de intervenção divina ou algo assim. Nós sabiamos desde que embarcamos nessa que seria alguma coisa do tipo que atenderia a multidão. O título por si só "Vingadores vs X-Men" dava entender que os leitores ficariam agitados e as caixas registradoras iriam tintilar. Mas foi muito mais que isso.

Tudo sobre isso - dos multiplos artistas e escritores, ao fato de que foi duas vezes ao mês - tudo de diferente que fizemos parece que deu frutos. As pessoas, das mais diferentes partes, estavam com a gente realmente nisso. Mesmo aqueles que estavam descontentes sobre uma ou outra faceta da história também ficaram envolvidos. Eles estavam lá massageando seus pulsos, pois não importasse que time estavam torcendo, ficavam gritando nas cordas da arena. Eu ouvi inúmeros argumentos vindos dos vários fãs ao longo dos últimos seis meses, obviamente, e todos eles estavam prestando atenção a história, querendo saber o que rolava e como iria acabar. E todo esse investimento das pessoas em acompanhar a saga não será realmente em vão. É de se esperar que depois as pessoas sejam levadas a acompanhar na próxima semana as histórias em Fabulosos Vingadores e AvX: Consequences, e todo o novo mundo da Marvel Now.

Sobre reverter o status quo dos Mutantes desde a Dinastia M:

Brevoort: Eu acho que isso foi parte do que nos inspirou nessa direção em primeiro lugar. É um caminho lógico e óbvio de se seguir. Também foi meio que institivo. Os X-Men estiveram nesse status por muito tempo, muitas histórias contadas já sobre isso. A idéias de que poderiamos ter novos mutantes, novos personagens surgindo ao redor do globo - não só nas revistas dos X-Men - estava nos animando.

Acho que uma das razões pelas quais fizemos o Dia M no final da Dinastia M foi pelo fato de que os mutantes estavam se tornando coisa comum. Não apenas porque existiam centenas e nem por existir milhares, mas por ter chegado a escala de milhões. Havia mutantes a qualquer esquina. Eles eram a única minoria do planeta que pareciam maioria. Tentando ajeitar este fato, nos fizemos algo extremo que foi a Dinastia M e assim nos reduzimos a quantidade de mutantes num número astronômico.

Quando dizem que revertemos isso, não é uma verdade completa. Os mutantes que perderam os poderes no dia M ainda estarão sem poderes, até onde sabemos. O que acontece agora é que novos mutantes estão aparecendo, o que significa que teremos uma nova geração de personagens, novas pessoas que podem ser tornar herois, vilões, coadjuvantes pegos no meio da confusão, e a proposta original do sonho de Xavier e seus X-Men será retomada por si só de novo de um jeito que não viamos mais nos últimos sete a oito anos.

Sobre a revolta dos fãs, principalmente com Ciclope ficando preso:

Brevoort: Honestamente, esse caso do Ciclope ainda é o terceiro lugar. Isso vai variar dependendo da conversa, que forum você vai estar lá. Eu vejo isso de uma perspectiva bem peculiar, pela quantidade de pessoas que me twiitam coisas, pessoas que me mandam perguntas no Formspring, que me mandam emails, e pessoas que conversam comigo em convenções, comics shops, ou na rua. Nesses lugares, certamente a situação do Ciclope vai estar lá, mas ele ainda é terceiro lugar.

[...] O número um é como uma bala, são os fãs revoltados da Jean Grey. Eles estão revoltados porque a Jean não voltou e nós estragamos seu legado ao dar os poderes da Fênix para outras pessoas (sejam esses outros os Cinco Fênix, Esperança ou qualquer um que seja). Mesmo eu falando tempos atrás que Jean Grey não estaria em AvX, alguns acharam que eu estava apenas desviando a atenção deles pra não estragar a história. E eu não sou de fazer isso a não ser que isso realmente estrague o desenrolar da história da maneira que queremos que aconteça. Mas de fato, era verdade, e agora eles estão tão descontentes quanto estavam da primeira vez que eu disse, pois ela realmente não estava na história. 

AvX

O número 2 é um tipo de cruzamento entre as pessoas que estão revoltadas porque caracterizamos os Cinco Fenix como caras malvados e as que acham que a culpa deveria recair nos Vingadores já que nada disso teria acontecido sem intervenção deles, que o mundo seria um paraiso. Eu acho que esse é um ponto razoável. Todo leitor vai ter sua idéia e dar apoio ao seu time e personagens que mais gosta. É parte do jogo. É o que propõe o título "Vingadores vs X-Men". Contudo, também está intríseco no título (e eu tenho essa experiência porque editei o JLA vs Vingadores antes - a promessa de que alguém vai acabar no lado vencedor e de que o outro não será tão vencedor assim. Assim, os fãs que acabarem neste último lado vão falar sobre isso. Então, nada disso é uma grande surpresa pra mim. Faz parte do curso quando você faz uma história assim. Não tinha jeito de fazer qualquer coisa destas e acabar todo mundo feliz.


Se fosse assim, seria uma história entendiante e ninguém ficaria feliz. Se fizessemos um monte de lutas apenas, com Capitão América e Ciclope por 12 edições, e eles acabassem empatados, apertando as mãos no final, dando tchau e se elogiando, todo mundo acharia que foi uma baita perda de tempo. Definitivamente, precisavamos ter um vencedor ali.

E isso volta ao terceiro lugar dos fãs, com o Ciclope. [...] Honestamente, eu acho que isso é uma questão de percepção. Para algumas pessoas, as coisas que ele fez, o caminho que ele seguiu e as escolhas que ele fez, faz dele sim um vilão. Em todo caso, ele fez isso tudo pelas razões certas, da maneira que ele enxergava. Isso realmente depende se você acha que as razões dele foram corretas e justificadas. No fim daquele dia, como ele fala pro Capitão, ele teve a resolução do jeito possivel ele queria. Tudo que ele buscava era uma salvaguarda para que seu povo sobrevivesse. Então, o mundo mudou e agora a raça mutante renasceu. Ele conseguiu. Houve casualidade ao longo do caminho, e teve a tragédia, e esse é um fardo que ele irá carregar daqui pra frente. Sua visão do que é o Ciclope depende de como você fica quanto as escolhas que ele fez. Eu acho que no mínimo, se não é uma figura heróica, é uma figura simpática. Mas não estou dizendo que ele não seja uma figura heróica aqui. Acho que cabe a cada leitor individualmente decidir por eles. Ele fez o que pensava ser as escolhas corretas, e de certa maneira, tudo saiu como ele imaginou, tirando algumas exceções.

É tudo uma questão da sua perspectiva. Ainda há pessoas que vêem o Homem de Ferro, Reed e Hank como vilões. Até hoje, eu vou ouvir pessoas dizendo "Eles algum dia vão pagar pelas coisas que fizeram durante a Guerra Civil?". Isso significa que essa história teve um forte efeito nos leitores. É a natureza das ficção em série. Personagens irão fazer coisas, eles vão mudar para algo novo, e esperamos que sejam caminhos interessantes. E eles vão fazer escolhas novas. Suas vidas vão seguir em frente e essa é a história. No caso do Ciclope, ainda não terminamos com ele. E o lugar dele neste novo mundo, eu acredito, é um dos mais interessante, em diferentes maneiras, desde quando ele começou.

AvX

 Sobre que revistas devemos acompanhar pra saber o destino de Ciclope:

Brevoort: Agora, pra começar, vejam AvX: Consequences. Mas também veremos ele um pouco em Uncanny Avengers; e, por fim, em All-New X-Men. Ele certamente não é um personagem que deixaremos de lado. Há muito do Ciclope a ser resolvido nas próximas semanas e meses a frente. Sua história ainda esta em curso. 

AvX

Sobre a nova vida de Esperança:

Esperança também iremos ver em AvX: Consequences. A história dela também está nem um pouco acabada. Ela também vai estar numa posição interessante, tão quanto ela esteve quando nasceu. Ela viveu sob o manto de um grande destino que todos pregavam para ela. Agora, esse momento passou. Subitamente, ela apenas está olhando, de uma forma até mesmo literal no final de AvX 12, para páginas não escritas de sua vida. O momento que ela era preparada por toda sua vida veio e passou, e tudo deu certo e de maneira apropriada no final. Agora, infinitas possibilidades esperam por ela e vamos ver que estrada ela seguirá em AvX: Consequences. Depois, falaremos mais adiante onde ela ficara na fase Marvel NOW! quando chegar a hora.

Sobre os destinos de Punho de Ferro:

Brevoort: Acho que não posso falar muito sobre isso. O que posso dizer é que falaremos do Punho de Ferro um pouco em Consequences, mas de resto terei que deixar você na expectativa. Não está no momento certo, mas em breve teremos revelações sobre o futuro do Punho de Ferro pela frente.

Sobre porque Magneto estar sendo perseguido também além dos Cinco Fenix:

Brevoort: Ele foi uma das últimas pessoas a ainda ficar com os Cinco quase ate o fim. Somente na luta final, ele recorreu ao Professor X, ajudou os Vingadores a entrar lá, mas antes disso ele foi realmente a mão direita do Ciclope e dos Cinco Fênix ao longo de todo o AvX. Tudo vai ficar um pouco mais claro quando começar Consequences e com as primeiras edições de All-New X-Men e das novas revistas X que estão por vir. Fora isso há algo simples, "Ele é Magneto". Entendermos que ele vem seguindo recentemente um caminho de penitencia para se redimir ao longo dos poucos ultimos anos, mas isso aconteceu apenas pros X-Men. Eu não sei o que o resto do mundo vê e se aceitaria ele tão bem, como um cara bom. E agora os X-Men não estão mais como antes, não há mais Utopia para ele se proteger até as coisas acalmarem. Ele esta de volta a ser Magneto por conta própria, por aí a fora nesse mundo que foi consertado, junto com outros mutantes com quem ele tem fortes laços.

AvX

Bom, o ponto final já foi dado, mas isso não significa o fim da história. Nós, do Universo Marvel 616 ainda estaremos abordando e discutindo mais da saga nos próximos dias. Aguardem o podcast especial do Mutação em Debate na próxima semana e ainda hoje a defesa do lado A sobre o final desta saga.

Coveiro

comments powered by Disqus