quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Jason Aaron fala sobre a conclusão de AvX

*Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

AvX

Em entrevista ao site Comic Book Resources, o último escritor da maxissérie AvX, Jason Aaron, que teve seu último capítulo lançado ontem nos EUA falou praticamente ponto a ponto sobre a história, suas idéias inseridas na trama, perspectivas dos principais personagens envolvidos e o futuro da Marvel após isso. Confira os principais trechos da entrevista (e algumas imagens disponibilizadas) clicando aqui:

Sobre o passo de fé de Tony Stark na Saga:

 Certamente, é um novo lugar pra Tony Stark. Uma das coisas que me animou bastante em AvX foi misturar mitologias de ambas as partes do universo Marvel. Mesclar essa Mitologia da Fênix da parte dos X-Men com a Mitologia do Punho de Ferro dos Vingadores foi algo que eu realmente curti. Daí, colocamos Tony Stark no meio disto.
Qualquer que fosse a resposta para salvar o dia, não poderia ter vindo apenas dos X-Men como também dos Vingadores. Teria que ser algo surgido dos dois lados. Teria que ser uma resolução que viria com a Esperança, Feiticeira Escarlate, Punho de Ferro e Tony Stark juntos.
Na edição 5, Tony coloca sua armadura gigante, atira na Fenix e faz as coisas só piorarem. Então, eu curti a ideia de que ele se esforçaria ainda mais para encontrar uma resposta completamente diferente para esse problema. Ele meio que foi forçado na mesma direção do Pantera Negra, um cara que já está numa posição de ser um homem de ciência e um homem de fé já que ele é chefe da sua religião e do seu Estado.

AvX AvX
Sobre ele escrever uma história desta magnitude

Não acho que tenha até então escrito qualquer história com essa escala. O Cisma foi provavelmente a maior história que até então eu tinha escrito de diferentes maneiras. Eu nunca escrevi um monte de histórias com essa quantidade de personagens envolvidas ou com esse impacto.
Não é algo que eu gostaria de fazer todo mês, mas é algo que é divertido, brincar com esse elenco gigante e coisas nessa escala. Eu certamente me diverti bastante escrevendo "Avengers Vs. X-Men", mas obviamente isso traz mais dor de cabeça e desafios que um trabalho normal numa mensal. Mas valeu a pena!
AvX

Sobre a batalha final entre Ciclope e os heróis acontecer a nível global, pondo todo o planeta em risco:

Isso tinha que ser grandioso, num único sentido. Tínhamos tantos personagens neste momento, seria um pouco ridículo apenas colocá-os num único lugar contra um só cara. Ao dividir o elenco pelo mundo e mostrar que todo o mundo estava a perigo e preste a explodir bem aos seus olhos foi legal. A saga começou com os Vingadores lutando contra os X-Men no início e terminamos aqui com pares de X-men e Vingadores ao redor do mundo tentando salvar o dia. Eu achei que ficou uma boa maneira de terminar a história.

Sobre o novo Nova fazendo sua aparição na saga:

Foi legal. Ele faz uma pequena participação, mas ela é importante. E ele tem mais uma cena significativa no final. Eu gostei do personagem e o Nova faz uma grande chegada neste novo mundo. Quero ver onde o personagem vai estar daqui pra frente. É um cara diferente, não é o antigo Nova que conhecíamos. Ele parece ser mais jovem, mas é óbvio que ele não está com medo de lutar ao lado dos grandes pesos-pesados. Eu espero grandes momentos com ele no futuro.

AvX AvX

Sobre o momento em que Ciclope pede pra ser morto:

Eu não queria que Scott se perdesse por completo e se tornasse um cara completamente antipático, intratável e insano. Ele ainda é o mesmo Scott Summers. Nós vimos a Jean Grey lutando sobre o poder da Fenix Negra no passado e pedindo pro Wolverine matá-la. Este é um momento similar pro Scott.
AvX

Sobre a aparição na forma de Jean Grey:

Bem, pode ser Jean Grey e pode não ser Jean Grey. Eu não vou dizer que é uma coisa ou outra. Ele vê a Jean, mas pode ser que seja a Esperança. Quem sabe? Algumas coisas é melhor serem deixadas ambíguas. [...] As histórias que gosto de ler são aquelas que não tem uma resposta fácil e não te deixam na mão. Não há respostas certas e nem erradas. Fica por conta do leitor.
AvX

Sobre Wanda aconselhando Esperança a se desfazer do poder da Fênix:

Essas duas personagens sempre foram o coração da história desde que começamos a falar em AvX. Meses atrás, nós fizemos uma edição #0 focando nas duas. Elas são personagens que passaram por muita coisa e tem ainda muito o que provar. Wanda, aos olhos de muitas pessoas, ainda vai ter que compensar o que fez em Dinastia M. E Esperança, claro, tem que encontrar seu destino. Então, eu gostei que esses dois capítulos levaram a esse choque das duas no calor da batalha. Nós vemos a Wanda dar um passo a frente aqui. Devido a tudo que ela passou, ela é a pessoa indicada a convencer a Esperança a tomar a decisão correta. Ao mesmo tempo, Esperança era a única pessoa que poderia tomar essa decisão.

Sobre isentar Wanda de seus pecados passados:

Eu acho que ela conseguiu. Mas isso não significa que todos vão necessariamente ver desta maneira. Os mutantes do universo Marvel certamente não estarão de braços abertos para ela. Pra mim, é o final de um ciclo que começou com Dinastia M. Então, foi meio que esperado vermos luzes começarem a pipocar no mundo no final desta edição.

Se na cena entre as duas vemos apenas a Esperança rejeitando o poder da Fênix, ou a Wanda também está desistindo de seu grande poder:

Não, não vejo a Wanda desistindo de nenhum poder aqui, ao menos no meu entender. Outra pessoa escreveria diferente. Ali são as duas dando as mãos e mandando o poder da Fênix embora com as palavras que são menção direta ao “Chega de Mutantes” da Dinastia M tempos atrás. Ali é o poder da Fênix sendo destroçado e reiniciando a raça mutante, que foi a grande razão da Esperança ter nascido. Ela nasceu naquela explosão de energia em Dinastia M. Na primeira página desta edição, eu meio que coloquei algo que sempre tínhamos discutido internamente, mas não sei exatamente o que isso representa na história, de que maneira Esperança e Wanda se conectaram. Quando Wanda disse “Chega de Mutantes”, a força Fênix respondeu com um “Mais mutantes” e assim Esperança nasceu. Ela cresceu como uma messias e foi a arauto do renascimento da raça mutante. Tinha essa ideia de que duas forças opostas viveriam lutando contra si, representadas aqui como Wanda e Esperança.
AvX

Sobre a escala que será a volta dos mutantes:

Conversamos sobre diversas coisas. Essa parecia ser a forma mais natural de cumprir com tudo que Esperança foi criada para ser. Claro que é um final que ecoa de volta ao final da Dinastia M, onde tudo isso começou. Isso, no entanto, não significa que vamos pegar as revistas dos X-Men nos próximos meses e vai estar lá centenas de novos mutantes. Não queremos sobrecarregar de novo o universo dos X-Men com novos personagens. Seremos bem precisos e metódicos sobre novos personagens e como tudo se dará. Eu achei divertido ter esse rumo nos X-Men, quando eles estiveram a margem da extinção. Contudo, ficou algo sempre faltando ao escrever X-Men e mutantes, se não temos como ter novos personagens aí. Tínhamos muito poucos deles ao longo destes anos e vai ser legal poder ter mais uma vez a chance de ter novos mutantes por aí.

Sobre novos mutantes em "Wolverine e os X-Men" do Aaron:

Aquela jovem que vemos aparecer com asas subitamente em "AvX" #12 deve aparecer brevemente em "Wolverine e os X-Men." Em nossas primeiras edições após "AvX" já vamos começar a lidar com esses novos personagens. Não sei o número exato, mas Steven Sanders desenhou uma edição de "Wolverine e os X-Men" focando no Anjo introduzindo uma nova mutante. Com o final de AvX, já teremos pelo menos uns dois ou três novos mutantes a serem adicionados ao elenco da revista. Além disso, Wolverine agora é o diretor de uma escola mutante no mundo e com novos mutantes surgindo ao longo do globo, ele certamente estará envolvido nisso tudo. Ele vai estar por aí, tentando recrutar novos mutantes, mas é óbvio que ele não será o único do mundo procurando por isso.

Sobre a conversa entre o Capitão América e Ciclope e os pontos de vistas defendidos:

Eu acho que vocês podem argumentar diferentes lados dessa mesma conversa que eles tiveram, e este é o grande ponto. Eu não quero dar respostas fáceis. Quando essa edição saiu, deu pra ver que não há vencedores e perdedores claros.

Ciclope matou a pessoa que era um pai para ele e agora ele está preso, então muitos vão olhar isso como uma posição de derrota – Mas ele também tinha um ponto, de que ele estava certo sobre a Esperança. Obviamente ele tomou decisões equivocadas no caminho, mas ele teve o que queria. Tudo se resumia a trazer os mutantes de volta e livrá-los da extinção. E isso aconteceu. Não foi da maneira exata que ele previa ou que queria, mas aconteceu. Existe essa frase no final da revista sobre como a Fênix é um ciclo de destruição e renascimento, mas que antes de você ter o renascimento, você tem que ter a destruição. E em AvX tivemos muito de ambos.
Na visão do Capitão, se o Ciclope é um perdedor, então ele deveria sentir-se como um vencedor. Só que o Capitão também assume responsabilidade no que aconteceu. Ele não só está apontando o dedo pro Ciclope. Existe isso, claro, mas ele está ciente de que teve parte da culpa por tudo isso ter acabado do jeito que foi. É uma grande história de guerra e, na minha visão, indo pra qualquer um dos lados, não há respostas fáceis. Você vai ter argumentos para ambos os lados nessa situação e esse é o ponto da história.

Eu achei que o Scott foi bem sincero em tudo o que ele disse ali. Ele certamente fez alguns erros, mas em seus olhos, no grande esquema das coisas, ainda assim valeu a pena.

AvX


Sobre as marcas ao final de AvX, principalmente entre Tempestade e Pantera Negra.

Na edição final mostra eles em Wakanda. A situação dos dois vai ser melhor colocada em "AvX: Consequences," uma minissérie do Kieron Gillen após "AvX". Tempestade vai ser parte de "Wolverine e os X-Men,", então veremos ela por lá. E como vocês devem imaginar após a destruição de Wakanda promovida por Namor, mutantes não serão exatamente populares agora. E acima disso, teremos tudo o que rolará entre Tempestade e Pantera Negra agora. [...] Quando uma relação acaba, sempre há raiva de todos os lados, sofrimento e as pessoas culpam uns aos outros (e se culpam). Assim como estávamos falando de Guerra, quando o amor acaba, não há respostas fáceis. Existe muita coisa a se culpar ali. Eles dois tem culpa, e também a situação não ajudou. O ataque de Wakanda por Namor teve ramificações no casamento deles. Eles foram forçados a se separar por diferentes fatores e vamos explorar bastante isso daqui pra frente.

Sobre como Capitão enxerga toda a situação:

Eu acho que ele está chateado com tudo. Eu penso que o Capitão em particular está pensando no que ele poderia ter feito e no que ele deveria ter feito. Ele pensa que poderia ter feito mais para evitar tudo que aconteceu e evitar isso no futuro, o que nos leva aos “Fabulosos Vingadores” de Rick Remender. Capitão está sendo perfeitamente justo em tudo o que ele disse e eu acho que em certo sentido o Ciclope se justifica ao achar que de alguma maneira ele venceu. Se você lidera as pessoas pra sua Terra Prometida, nem todos conseguem chegar lá. Scott estava sempre disposto a ser esse cara. Ele estaria bem se todos fossem levados pra lá, mesmo que ele não conseguisse. Infelizmente, na verdade, foi Xavier quem não conseguiu.
Bom, apesar de muito polêmica e ter trazido revolta de ambos os lados, Avenges Vs X-Men já venceu por si só, dando um boost no mercado como nunca se via a anos, ao mesmo tempo em que reavivou discussão entre os leitores superando até mesmo o que aconteceu na Guerra Civil. A história acabou, mas nossa equipe ainda está dividida em lados e vocês em breve vão ter em mãos a parte final de nossa cobertura do evento mostrando o lado A e o lado X da história.
Fiquem de olho!
Coveiro

comments powered by Disqus