terça-feira, 23 de outubro de 2012

Kieron Gillen despede-se de Uncanny X-Men

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e nos EUA!


O escritor também falou de seu outro trabalho envolvendo mutantes, a mini AvX: Consequences. Acompanhe!

Gillen disse que Colossus é o X-Man entre os Phoenix Five que mais se mostrou arrependido do que aconteceu, mas isso não quer dizer que os outros, a exceção de Scott, não teriam preferido que as coisas acontecessem de outra maneira. Namor e Emma não foram desenvolvidos após a saga ainda, então é necessário aguardar para vermos a posição deles. Magia, por sua vez, esteve agindo, desde a Essência do Medo, também para mostrar para Colossus como ela realmente se sente. Gillen admitiu que sabia que seria criticado por caracterizar Magia dessa forma.


Quanto a Psylocke e Magneto, a dinâmica entre eles começou no arco da Tabula Rasa justamente porque Magneto era o único que sabia da X-Force. O escritor esperava poder escrever mais uma vez algo com os dois e com Tempestade, mas só conseguiu trazer Magneto e Ororo para uma cena juntos em Consequences.

A cena de Ciclope com os braços cruzados na forma de X, depois de já ter sido detido como consequência dos eventos de AvX, tornou-se  um clássico instantâneo. Gillen confessou que a ideia foi de Axel Alonso. O escritor considera Scott não como um vilão, mas como um herói com um destino trágico, que conseguiu o que eu queria às custas de tudo o que tinha.


Ele não considera que Scott seja um Magneto, porque ainda havia um pouco de idealismo nele, algo que será mostrado em Consequences. Scott definitivamente foi influenciado pelo poder da Fênix, mas isso não quer dizer que ele não tenha de ser responsabilizado ou que nada do que aconteceu não decorra de decisões que ele tomou. No fim, contudo, Ciclope esteve certo de diversas maneiras, contudo, se tudo fosse feito como ele queria, a Terra teria sido destruída, porque, Esperança não estava pronta para o que tinha que fazer, quando tudo começou.

Gillen acrescentou que Wolverine sempre foi hipócrita no que tange ao uso da violência - ele usa, mas não quer que os outros usem, então acabou ficando decepcionado quando Scott enveredou por esse caminho. Mas, na edição #2 de Consequences, fica claro que Logan condena Scott não por ele ter perdido o controle, mas por ter escolhido um caminho que invariavelmente levaria a uma perda do controle. Gillen afirmou que Consequences será como um Schism Parte 2.


O escritor contou que pode apontar diversos momentos como favoritos dele em Uncanny X-Men, como as edições .1, 544, 4 e as últimas, mas a preferida é a #14. Ele também foi autocrítico e admitiu que os arcos de Fear Itself e o tie-in de AvX entre as edições #15-17 não lhe agradaram.

Perguntado sobre o que ele gostaria de fazer em Uncanny se ainda tivesse tempo, ele disse que trabalharia mais o Unit.


Em Consequences, veremos os impactos de AvX para outro personagem importante do run de Gillen: Magneto. Ciclope, apesar de ter ferido a reputação dos mutantes, obteve sucesso em sua busca pela reativação do gene mutante. Então, se Magneto não for leal a Ciclope daqui para frente, pelo menos Scott garantiu o respeito do Mestre do Magnetismo.

Um leitor comparou o que aconteceu com Ciclope com os eventos que envolveram Homem de Ferro durante Guerra Civil. Gillen disse que Tony estará em Consequences, mas a abordagem não tratá esta comparação, embora o escritor concorde que ela é, em certa medida, pertinente. A mini também não questionará as ações do Capitão América na saga ou sua parcela de culpa no que aconteceu. Gillen disse que a mini tratará bem mais dos X-Men, porque as consequências para os mutantes foram bem maiores.


Em Consequences, Cable também dará as caras, mostrando o que aconteceu com ele após X-Sanction; mas, para ter uma visão completa, o leitor precisará acompanhar Cable and X-Force. Quanto a um companheiro de Nathan de longa data, Gillen acrescentou que Deadpool não aparecerá na mini.

Na próxima semana, o X-Position será com Peter David. Até lá!


Leonardo Bento

comments powered by Disqus