quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Mais novidades sobre duas equipes rebeldes em Marvel NOW!

*Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

A nova fase da Marvel que começou este mês nos Estados Unidos, batizada como Marvel NOW, trouxe o anúncio de vários lançamentos e relançamentos. Dentre estas novidades, duas – precedidas pelas palavras “Wanted” (“Procurados”) e “Killers” (“Assassinos”) – pareciam ter vários pontos em comum, inclusive nos seus títulos. Como revelado nas últimas semanas, isto não se trata de mera coincidência... Por quê? Continuem lendo e descubram!



Quem tem acompanhado as notícias sobre Marvel NOW (ou quem apenas leu as tags deste artigo) sabe que estamos falando de Cable and X-Force e Uncanny X-Force. Sim, agora haverá duas equipes atendendo pelo nome de X-Force, embora com equipes criativas diferentes, propostas diferentes e personagens diferentes. A primeira será escrita por Dennis Hopeless e ilustrada por Salvador Larroca; a segunda, escrita por Sam Humphries e ilustrada por Ron Garney. Segundo Humphries, a primeira é uma equipe de indivíduos caçados; a segunda, um grupo de caçadores.



Cable and X-Force, que estreia em dezembro, terá inspirações no estilo espalhafatoso dos anos 90, embora Hopeless garanta que haverá uma trama bem construída por trás das armas enormes e ombreiras. Quanto ao grupo, conforme já tínhamos divulgado, Cable terá a companhia de Colossus, Dominó, Forge e Dr. Nêmesis.

Colossus, que recentemente foi hospedeiro tanto de Cyttorak como da Fênix (bom, de parte dela), estará num momento introspectivo e cheio de arrependimentos, mas a situação da X-Force não permitirá que ele tenha muito tempo para pensar em sua situação. Dominó, que já foi amante de Cable no passado, está prestes a descobrir que tanto ela como Nathan passaram por muitas experiências de vida desde a última vez que se viram; ambos terão que descobrir como um se sente em relação ao outro depois de tudo isto. Forge, visto pela última vez em Astonishing X-Men e dado como morto desde então, revelará por onde andou neste tempo em que esteve sumido e o preço que teve que pagar para tentar compensar seus erros; segundo Hopeless, os poderes construtivos de Forge serão bastante úteis para a equipe de Cable. Finalmente, Doutor Nêmesis (que vem com um novo uniforme e bons motivos para usar este uniforme no lugar do visual clássico de chapéu e jaleco brancos) continuará com sua personalidade “agradável” e batendo de frente com tudo e todos.



Como já havia sido anunciado antes, os principais antagonistas da X-Force de Cable serão... os Uncanny Avengers (provavelmente Fabulosos Vingadores no Brasil)! Afinal, Nathan e seus colegas acabam sendo vistos no lugar errado e na hora errada quando uma tragédia acontece, e os heróis (e todo o mundo) consideram-nos responsáveis por isto. Mas pra quem está cansado de ver herói enfrentando herói, calma: Hopeless garante que haverá outras ameaças a serem combatidas. E se vocês pensavam que a trama do vírus tecnorgânico seria deixada de lado após Cable ter sido curado dele pela messias mutante (e filha adotiva de Nathan) Esperança Summers (na minissérie Avengers: X-Sanction) - que por sinal não será esquecida pelo pai -, enganam-se: o vírus terá um grande impacto na trama.



Em janeiro de 2013, é a vez da (re)estreia de Uncanny X-Force. Conforme já havíamos dito antes, a equipe será liderada por Psylocke e contará com Tempestade, Pigmeu e Espiral; entre as novidades, Humphries revelou que haverá pelo menos mais três integrantes, sendo que o(a) primeiro(a) nós já vimos antes, o(a) segundo(a) não tem aparecido há anos e NINGUÉM vai adivinhar quem é, e nada pode ser revelado por ora sobre o(a) terceiro(a).

Dos quatro personagens já revelados, Humphries confessa que adora a Psylocke, embora reconheça que diferentes autores e diferentes ideias tornaram a história da personagem um tanto complicada; apesar disto, ele vê a possibilidade de tornar estas complicações algo positivo, e afirma que este é o momento para a personagem se destacar protagonizando a revista. Tempestade pode parecer um peixe fora d’água num grupo de assassinos (embora ainda não esteja claro se o grupo continuará com a meta de assassinatos premeditados de ameaças aos mutantes e ao mundo), mas Humphries lembra que Ororo tem seus próprios esqueletos no armário, e que ela pode não concordar com todas as ações da equipe (aparentemente, Ororo e Betsy também terão um laço especial formado como consequência da saga Avengers Vs. X=Men). Pigmeu, o único personagem masculino do grupo (ao menos até agora), será responsável por trazer o senso de humor da revista, mas também se destacará pelas experiências sombrias que já viveu. Quanto a Espiral, o motivo para a (ex?) vilã se unir à X-Force se resume a uma palavra: sobrevivência.

Se a formação da nova Uncanny X-Force já é inusitada, o grande vilão de seu primeiro arco não fica atrás: trata-se de ninguém menos que Bishop, de volta do futuro e profundamente alterado por essa experiência. Se Psylocke e Tempestade tentarão salvar Bishop em vez de mata-lo? Bom, primeiro elas terão que sobreviver às balas e demais ataques dele...



Por sinal, a primeira capa oficial da nova Uncanny X-Force, revelada no site Comics Alliance, é desenhada por ninguém menos que Olivier Coipel, e mostra os integrantes e vilão já anunciados... ao lado de uma figura feminina usando os trajes de Fantomex. Será que a pessoa por trás da máscara é E.V.A. ou outra personagem? E qual das descrições de cada um dos três integrantes ainda não revelados seria referente à “Lady Fantomex”: alguém que já andava por perto, alguém que estava sumida há tempos, ou a pessoa sobre quem nada pode ser dito (e se for este o caso dela, por quê?)?

Para quem não lembra, da última vez em que vimos Bishop, ele havia sido abandonado num futuro devastado (ironicamente, por ele mesmo) por... Cable! E como dissemos no começo deste artigo, os pontos em comum entre as duas novas séries não são mera coincidência: com Cable liderando fugitivos numa delas e Bishop como antagonista na outra, Hopeless e Humphries reconhecem que é apenas questão de tempo para que as histórias das duas séries comecem a se cruzar. Se isto acontecerá na forma de um crossover entre as duas equipes ou apenas aparições pontuais de Bishop na série de Hopeless ou Cable na de Humphries, só descobriremos depois de alguns meses, pois ambos os roteiristas querem primeiro desenvolver os arcos isolados de suas respectivas revistas.

Seja como for, teremos duas X-Forces diferentes e inusitadas na era Marvel NOW. Será que a espera por elas valerá a pena? Qual delas conquistará mais os leitores? E como será o reencontro entre Cable e Bishop (e, caso as duas equipes se encontrem, entre Tempestade e Forge)? Enquanto as duas novas séries não são lançadas, só podemos imaginar...

Fernando Saker

comments powered by Disqus