terça-feira, 30 de outubro de 2012

Wolverine: Efeito Colateral

Pensei em vários títulos para esse artigo sobre o arco "A Vingança de Wolverine", mas esse foi o melhor que eu encontrei. E esse talvez seja um dos arcos mais interessantes da passagem de Aaron pelo mutante mais mortífero dos quadrinhos, seja porque é uma ótima história de ação, seja porque aqui começa a formatação da imagem de Logan para o evento conhecido como Cisma.

Photobucket

Todo mundo que acompanha as histórias do baixinho sabe como a  trilha de vingança de Logan começou. Após sua ter sua alma jogada aos demônios e ter confrontado os Fabulosos X-Men, tudo que o Wolverine quer é vingança. E seu alvo é bem definido: A Organização conhecida como a Mão Direita Escarlate. Responsável pelas agruras que o Carcaju está encarando, Aaron manteve o mistério sobre como o fã-clube se formou e porque tanto ódio contra o mutante. E nesse arco, Aaron começa a mostrar quem são os principais membros da organização e seus motivos. E justamente essa é a parte interessante da coisa.

Todos os membros da organização “ A Mão Direita Escarlate” são pessoas que tiveram suas vidas afetadas, de forma indireta e negativa, pelo velho Caolho. Todos foram efeitos colaterais das ações de Wolverine. Ao longo do arco, Aaron mostra que são os cinco principais membros da organização assassina: a) Um filho de um rico minerador, cujo pai foi morto por Wolverine em uma disputa por direitos trabalhistas; b) Uma viúva que viu Wolverine, à época agente do governo, assassinar seu pai e seu marido; c) Um pobre cidadão comum, pego no fogo cruzado entre uma batalha entre Logan e o Hulk, acabou por perder a mulher grávida. d) Uma discípula do tentáculo (filha de um ninja) que viu sua organização ser dizimada pelo gaijin mutante. e) E o filho de uma enfermeira que deu azar de encontrar Logan na época que o Tentáculo mexeu com sua cabeça. Particularmente, esses são os pontos altos da história.

Aaron pega pontos específicos da cronologia que passam batido para os leitores e acabar por trazer uma nova abordagem para eles. Seja um carro quebrado em meio uma briga entre o Hulk e Wolverine (que resulta na morte de uma mulher grávida) seja uma enfermeira que estava cuidando de um Wolverine totalmente tresloucado, como visto em Inimigo do Estado, de Mark Millar e John Romita Jr.. Nas mãos de um escritor competente, esses pontos constroem uma ótima história. É o que Aaron exatamente faz aqui. Juntamente com as origens dos membros da organização, Aaron descreve como o plano de enviar a alma de Logan ao Inferno foi formado e a participação de Daken na trama. Trechos complementares, por assim dizer, não havendo nada de especial a se destacar. 

Photobucket

As cenas que descrevem as origens dos personagens são casadas com violentos combates (cortesia de Renato Guedes) entre Logan e os capangas da Mão Direita Escarlate. Muita gente deve ter estranhado a facilidade com que Logan ganhava os combates. Mas a Mão Direita contava com exatamente isso. Logan é uma força da natureza quase indestrutível. Assim, o objetivo da organização era que Logan matasse todos os membros do time de matadores da Mão Direita Escarlate.

No momento em que Logan consegue entrar na sala que serve de quartel general, ele encontra todos os membros mortos. Antes de Logan entrar, todos cometeram suicídio. Logan, assim, fica privado de sua vingança. Mas a trama ainda não terminou. A Mão Direita preparou um pequeno vídeo de despedida, no qual falam como as vidas deles foram arruinadas por Logan e a supresa: Todos aqueles que ele matou eram seus filhos. Logan acabara de exterminar sua própria prole. Forçado? Bom, achar que Logan só tem Daken como filho é meio surreal, ainda mais um cara de quase 200 anos que já dormiu com tanta mulher. Mas admito que causou estranheza essa parte, apesar que Aaron não tinha muita escolha para fazer um final chocante. A Mão Direita Escarlate alcança o seu objetivo, ainda que seus membros estejam ardendo no Inferno (pobre garoto. Achou mesmo que ia reencontrar a sua mãe?).  O espírito de luta de Logan fica completamente destroçado, que toma uma decisão: Chega de Wolverine

Photobucket

Aaron é um bom escritor. "A Vingança de Wolverine" (publicada em Wolverine 91 a 95) mostra claramente isso. Ainda que no final a grande surpresa seja meio estranha, o arco, de modo geral, corresponde às expectativas. Os créditos devem ir, também, para Renato Guedes, que soube desenhar boas cenas de ação, além das capas excelentes capas feitas por Jae Lee.

E a seguir: A reconstrução de Logan!

Rafael Felga

comments powered by Disqus