terça-feira, 13 de novembro de 2012

Essência do Medo: Mais uma vez membros da Iniciativa

Quando todo o planeta esta ameaçado, todos os principais heróis de primeiro escalão estão comprometidos, é a hora de convocar um segundo front. Assim, mesmo tendo desativado o programa da Iniciativa dos 50 estados, Steve Rogers chama Ritchie Gilmore, o Prodígio, para juntar um grupo de superpoderosos afastados das atividades e assim minimizar o caos que se espalha ao redor do mundo. Essa é a trama principal que os leitores vão se deparar na terceira e última edição especial da Essência do Medo.

Jovens Heróis

Apesar de trabalhar em diversos momentos com os mais diferentes personagens secundários recentemente criados pela Marvel, não dá pra deixar d dizer que Prodígio é o personagem principal desta trama. Desestimulado em seu atual emprego público, Ritchie não deixa de se surpreender quando recebe o convite de Rogers para o trabalho. Tendo sido ele um dos principais opositores da lei de registro de Stark, ele pareceu a Steve o homem certo para convocar os demais e convencê-los de que desta vez seria diferente, seria um convocação por opção, não intimação.

Jovens Heróis

De fato, Ritchie parece ter o perfil e persuasão correta para estar no comando, mas é bastante curioso como no decorrer da história ele mesmo passa a ver o lado ruim da liderança e é obrigado a tomar decisões questionáveis que ora colocam colegas em risco, ora obriga a prendê-los só para atender a mídia. A pressão ao longo da história só aumenta e outra característica do herói é lembrada, sua fraqueza por bebida. Contudo, assim como acontece recentemente com Stark, Prodígio mostra ter superado esta fase. Assim, mesmo no fim, quando questionam seu comando, ele prevalece confiante no seu plano.


Ao invés de se deter na história em si para esse resumo, acho que vale a pena traçar o perfil dos demais personagens na trama. Afinal, essa história escrita por Sean McKeever e desenhada por Mike Norton não é um mero tie in caça-niquel da saga (que não é das melhores), mas sim uma maneira de trazer aos leitores aqueles personagens que nos acostumamos a acompanhar tempos atrás nas páginas de Avante, Vingadores e que acabaram se perdendo, sem muito rumo, após a queda da lei de registro.

A Jovem Thor, Tarene, é uma das que continua em plena atividade e não pestaneja a atender o pedido do Prodígio. Contudo, no decorrer da ação, a multidão alvoroçada a confunde com um dos portadores dos martelos místicos da Serpente e a ataca. Tudo isso acaba muito mal. Ela se defende e acaba ferindo policiais, assim obrigando Prodígio a prendê-la para saciar a voracidade da imprensa. Isso, claro, não é visto com bons olhos pela moça. Na prisão, quando agentes desconhecidos do governo tentam torturá-la, ela resolve fugir e ajudar por conta própria os civis. Mais pra frente, quando é soterrada e cabe apenas a ela salvar alguns que também ficaram sobre os escombros, Tarene mostra que tem forças muito mais além do que pensava.

Jovens Heróis

Gravidade também está afastado de equipes, principalmente depois dos recentes eventos com a série inédita no Brasil chamada “Jovens Aliados”. Ao ser convocado por Prodígio, Greg Willis parece não muito a vontade a esse revival da Iniciativa, mas é convencido por Flama a tal. Ritchie pede para que ele lidere um grupo, mas as falhas logo na sua primeira missão (que o coloca num hospital) fazem-no o afastar. Isso, no entanto, é temporário. Mais pra frente ele volta ao jogo e bate de frente com Casca-Grossa, que tem um perfil bem diferente de Willis. Todavia, no final, os dois acabam vendo que seus lados extremos não estão errados e a visão “preto e branco” de Gravidade chega até mesmo a mudar com o fim da tragédia.

Jovens Heróis

Do outro lado desta moeda está Roger Brokeridge, o Casca Grossa. Quem acompanhou as histórias da Iniciativa sabe que o sujeito jogou dos dois lados por muito tempo, ajudando a Hidra em troca de salvar seu irmão. Chegou a ser preso por isso, mas se redimiu por conta de seu amor por Komodo. E é essa paixão, recém reatada nas páginas de Academia dos Vingadores, que o faz lutar ao lado dos heróis mais uma vez com tanto afinco e numa posição de líder. Todavia, certas coisas são difíceis de mudar. Um ação perigosa de Casca Grossa ao tentar impedir o Fanático possuído de chegar em Las Vegas acaba custando a vida de alguns sem-teto e isso o coloca em choque contra sua amada Komodo e Gravidade.

Jovens Heróis

Outra que estava aposentada, Euforia, acaba se vendo pressionada a entrar mais uma vez em combate. A moça tinha tentado se isolar ao máximo, mas os conflitos da ruas causados pelo Deus do Medo a colocam pra fora de casa. Abby Boylen acaba indo salvar a Jovem Thor da cadeia e vira a sua principal escudeira. É ela quem consegue motivar a amiga a juntar forças e salvar a todos quando são soterrados e, no final, assim como acontece com Gravidade, ela muda sua perspectiva sobre as atitudes heroicas no final da saga.

Jovens Heróis

E mesmo não sendo tão evidentes em suas participações muitos outros heróis acabam dando as caras, dando um gostinho aos fãs desses personagens de classe D e E do universo Marvel. Temos aí o Rage, Escombro e Ultra moça dos Novos Guerreiros, Telemetria, Lépida, Homem-Sapo da Iniciativa e até membros do grupo de histórias inéditas no Brasil, The Order.

O clímax da história acaba sendo realmente a tentativa da equipe em impedir que o Fanático destrua Las Vegas quando segue seu caminho ruma a São Francisco. Após inúmeras tentativas, Casca Grossa consegue que ele desvie seu caminho (e a continuação disto acompanharemos no tie in da saga na revista mensal dos X-men), mas as vidas que foram tiradas no feito fizeram com que Gravidade entrasse em choque com o ex-colega da Iniciativa. Daí, acontece o pior. O confronto dos dois acaba rompendo placas tecnônicas abaixo da cidade e isso os obriga a se unir, juntamente com Flama e Telemetria e Lépida.

Jovens Heróis

Com esse problema solucionado, Prodígio ainda teve que lidar com a Jovem Thor, que ao reencontrá-lo decide acertar as contas na base da porrada. Todavia, Tarene- que um pouco antes havia demonstrado uma variação de poder extremo até então nunca vista – transforma-se em pura energia (provavelmente até sendo esta sua verdadeira natureza alien original), condena as ações não só de Ritchie e de todos, parte dali.

Decidido a provar que sua amiga estava errada, Prodígio volta a comandar todos os demais e direcionar ordens para continuar a salvar os civis de todas as ameaças ainda presentes ao redor. E mesmo desconhecendo o que realmente rolou na luta final com a Serpente de Midgard, dá pra sacar que a vida de todos esses heróis de escalão menores mudou com esses eventos. Casca Grossa e Komodo reataram um romance. Gravidade saiu mais maduro desta, e até arrisco em dizer que terá alguma coisa com a Flama. E Prodígio, apesar de não ser exatamente o que imaginava inicialmente, teve uma progressão no seu emprego.

Jovens Heróis

Pessoalmente, esta é uma das minhas histórias preferidas relacionadas a série, junto com o da Academia de Vingadores. Sean McKeever, apesar de pouco conhecido, conseguiu trabalhar muito bem a dinâmica de todos os heróis presentes, criando uma trama paralela a Essencia do Medo, mas bem fechada em si. Os desenhos de Mike Norton também são espetaculares. Pra fãs saudosos da Iniciativa como eu, valeu o investimento. Como disse antes, desta vez alguns Tie Ins tão valendo mais que a mini principal. Não que isso signifique muito.

Coveiro

comments powered by Disqus