domingo, 6 de janeiro de 2013

Seis de Seiscentos e Dezesseis

“Parece que foi ontem” já não é uma frase que se adequa bem pra começar este texto. Na verdade, com a data se aproximando e cabendo a minha pessoa fazê-lo, mas me pareceu o mesmo que abrir um velho álbum de fotografias, coisa que combina bem com a proximidade das festas de fim de ano e toda sua nostalgia de encontros familiares. E a sensação é bem essa mesma, olhar nosso garotão agora com seus seis anos de idade, ver como cresceu rápido, relembrar outros tempos mais inocentes quando brincávamos com ele, nos orgulhar de como ele está hoje.

616



Se você passar as primeiras páginas deste “álbum”, vai notar como sequer tínhamos uma pretensão muito maior do que integrar as notícias que saiam em sites gringos ou lançamentos da Panini com as discussões de nossa comunidade, onde na verdade tudo começou e surgiu (muito por acaso, vale ressaltar) a relação cabalística entre nós e o número 616. Nada nos motivava além de diversão e boas risadas. Terminamos um ano com um pouco mais de 600 visitas diárias, mas um gostinho legal de ver que mês a mês novos leitores surgiam, alguns desvinculados de nossa comunidade. Foi a hora de apostar num domínio próprio, desenvolver um logotipo, ousar em matérias mais elaboradas, buscar interesses dos nossos novos leitores, adequar-se a necessidade com o que podíamos oferecer.

É indiscutível que fomos golpeados pela sorte no decorrer destes anos. A maioria da equipe inicial – de editores a colaboradores – era formada por velhos leitores que voltavam a ativa, com toda uma nova fome por quadrinhos que finalmente voltavam a nos envolver bem atrelados a nossa realidade ao mesmo tempo que continham uma boa experiência das antigas aventuras desses heróis. Paralelo a isso, em 2008, a Marvel dava seus primeiros passos com indiscutível sucesso nos cinemas em Homem de Ferro e, sem perda de tempo, abraçamos a causa de realizar uma das maiores coberturas relacionadas ao filme no Brasil. Mal sabíamos que um ano depois já teríamos franca entrada até mesmo na coletiva de imprensa do filme do Wolverine. E repetiríamos o bom jogo a cada novo lançamento da Marvel Studios (que só cresce mais ano a ano). Por fim, conseguimos algo que particularmente sempre almejei desde adolescente - estabelecemos um contato direto (e bem extrovertido, diga-se de passagem) com profissionais dos quadrinhos, que prontamente sempre nos atenderam muito bem. E assim, quase sem planejar, mal demos conta de que o Marvel616 ganhou um status não-oficial, mas representativo da Casa das Idéias até então inexistente no Brasil.

Foi quando o jogo virou e o filhote, já com passos firmes bem dados, começou a correr como qualquer criança em toda sua energia. E, nós, pais corujas, começamos apenas a segui-lo com olhos bem atentos para ver até onde vai. Agora, os leitores, num número que começou a alcançar os 5 mil diários, demandam por mais e inevitavelmente fizeram acontecer toda a expansão que  vemos hoje em forma de vídeos (uma boa tentativa que se manteve por 15 programas e segue agora eventualmente), podcasts (Sim, num plural, pois acabamos nos últimos tempos com dois times em campo), concursos culturais (aguardem mais por aí) e até eventos (nosso caçulinha, nova menina dos olhos). Por estar tão perto, no corre-corre de fazer as coisas acontecerem no dia a dia, as vezes mal percebemos o quão longe se foi.

Curiosamente,  não estamos sozinhos nessa. Sempre surgem aqueles antigos leitores do 616 (necessariamente não velhos), que chegam até falando de modo saudosista sobre “os tempos quando éramos apenas um blog” e despejam uma série de lembranças “daqueles anos”. Imagino se bate o mesmo saudosismo do outro lado. Ver gente nova entrando, alguns se despedindo, passando as páginas e a cada foto a recordação de uma história, uma boa risada.

Então, as folhas preenchidas se acabam e o que segue são novas, completamente em branco.  É nesse ponto do nosso “álbum” em que o sorriso toma outro tom, numa mistura de ansiedade e desafio. Essas são as páginas do que está por vir, novas imagens representando as próximas aventuras. E algumas boas delas já vão ter novidades neste mês de Janeiro. Acreditem, vocês vão gostar da surpresa.

616

Mas deixemos para contar essas histórias no seu devido. Hoje, afinal, é dia de festa, parabenizar todos que participaram desta empreitada, seja aqui deste lado ajudando a construir o Marvel616, seja nos lendo e estimulando na luta do bem do dia-a-dia.
Obrigado a todos, mesmo. E nós vemos por aí.

Coveiro

Veja também:

Aniversário de Cinco Anos
Aniversário de Quatro Anos
Aniversário de Três Anos
Aniversário de Dois Anos
Aniversário de Um Ano 
6 meses de site
616: Ano Um (Um ano de Comunidade)
Post de Abertura

comments powered by Disqus