domingo, 10 de março de 2013

Revelações da Marvel na SXSW finalmente explicadas...


Finalmente, as revelações da Marvel para SXSW aconteceram! Inicialmente, as primeiras novidades envolvendo um novo serviço de expansão do Unlimited já pareciam criar um baita alvoroço, mas não se tratavam exatamente do que aqueles teaser tinham para falar. Neste domingo, finalmente, descobrimos a proposta - Mais de 700 revistas número um grátis, uma proposta de lê-las de um jeito diferente e uma boa novidade pra linha Infinite Comics.


Enquanto a proposta do "First" não traz lá muitas novidades, já que apenas serve de um bônus extra para estimular mais e mais pessoas a entrar de vez no mercado digital com 700 números de revista 1 liberados gratuitamente, o "Projeto Gamma" realmente traz algo mais. Definido como uma "experiencia de audio adaptativa", a idéia é conciliar aos arquivos digitais uma trilha sonora que acompanhe quadro a quadro os momentos da história que se lê.

"Que leitor de quadrinhos, não gostaria, em algum ponto no tempo, lendo uma história em quadrinhos - se você tem seu iPod - ver explodir algo no fundo, e em seguida, o momento mágico onde a música complementa a sua leitura?" disse o Editor Chefe da Marvel em pessoa, Axel Alonso, na apresentação da Marvel na convenção. Um video demostrando um pouco do que podemos esperar pode ser visto a seguir:


O projeto será desenvolvido em associação com Momentum Worldwide e CORD. Nenhum detalhe foi dado sobre que HQs receberão esse tratamento primeiro, mas não deve demorar para termos aí os primeiros anúncios até o meio do ano.

Quanto ao lance da distribuição gratuita das "números 1" de cada revista, vale ressaltar que elas serão listadas de diferentes épocas - Marvel Now a primeira Ultimate Spider-man - e estarão disponíveis por um tempo limitado. Quando questionado sobre se isso poderia prejudicar o mercado das comic shops, o editor de publicações David Gabriel comentou que podemos ter aí leitores que começaram a conhecer os gibis por meio digital e não demorarão muito para virarem ávidos colecionadores "das quartas" em lojas. Para quem não sabe, Quarta-feira é o dia da semana que a Marvel distribui seus gibis nas lojas.

E agora vamos falar sobre a Infinite Comics. Desde sua "ReEvolution", a Marvel vem mais uma vez investindo em quadrinhos digitais exclusivos para seus leitores dessa mídia. Foi o caso de alguns especiais lançados durante a saga Vingadores vs X-men e agora volta com força total no Marvel Now. A partir de Julho, teremos um gibi da Infinity Comics toda semana por um ano. Isso, mesmo, 52 novos gibis (Agora sacaram a referência? Sei!) Bem, acho que o video abaixo já dá uma boa ideia do que vem por aí:


A primeira histórias, como vocês podem perceber pelo video, se focará no Wolverine. Os roteiros ficaram por conta de Jason Aaron e Jason Latour e a arte é de Paco Diaz. Se passará no Japão, mostrando um conflito entre Logan e seu arquinimigo Dentes de Sabre, além da presença do Samurai de Prata e outros. Confira aqui um preview:




Esse capítulo terá 13 partes, e mais outros três personagens ganharam seu gibi online com outras 13, totalizando assim o final de 52 edições em um ano. Promissor, não?

Bem, o que acharam destas novidades? Para mim, até que foram abaixo das expectativas criadas, mas isso não as desmerece como ruins. Em todo caso, uma delas, que foi a ampliação do serviço "Unlimited", eu realmente ando considerando assinar. Fora isso, vale salientar que todas essas novidades mostram uma coisa. O mercado digital está galgando seus passos mais firmes e pode se revelar de fato uma nova via de consumir os quadrinhos.

Coveiro

comments powered by Disqus