quinta-feira, 11 de abril de 2013

Deodato fala de Avengers e New Avengers: parte 2

ATENÇÃO! INFORMAÇÕES INÉDITAS NO BRASIL E EUA!

Avengers New Avengers Deodato Infinity Hickman

Não demorou muito para que a Marvel divulgasse a segunda parte da entrevista com MIKE DEODATO. O "artista vingador" volta a trabalhar com tudo nas revistas dos Vingadores, aparecendo em breve na arte tanto de Avengers quanto de New Avengers, ambos títulos do roteirista Jonathan Hickman. Confira a seguir!

O artigo que apresenta a segunda parte da entrevista sublinha que, mesmo tendo trabalhado desde cenários alienígenas até refúgios clandestinos e ação "no asfalto" em suas várias passagens pelos títulos dos Vingadores, Dedodato seria mais reconhecido pelo momento mais sombrio dos maiores heróis da Terra. Claro que eles falam de Vingadores Sombrios (Dark Avengers), quando notam que, ao assumir a arte tanto em Avengers (estrelada pela agora numerosa equipe idealizada por Hickman) quanto em New Avengers (com a volta dos Illuminati, com propósitos repensados pelo mesmo roteirista), ele terá que transitar por histórias de tons diferentes, graças ao clima de cada uma das publicações.

É a partir daí que a entrevista é retomada. Veja abaixo em tradução livre:

Marvel.com: Além das instruções nos roteiros, existe alguma técnica narrativa ou experimento que você pretende usar nessas histórias? Que marca pessoal você pretende imprimir nesses títulos dos Vingadores?

Mike Deodato: Eu desenho HQs há tanto tempo que a narrativa me vem com muita facilidade, quase instintivamente, o que me dá a chance de inventar em outras coisas, como o design da página. Em cada página eu tento um novo design, e isso é muito estimulante. Também invisto bastante tempo em detalhes de linguagem corporal e expressões faciais. Grande parte do meu crescimento como artista está aí na última década, ou mais. Deixei de querer ser um artista de histórias de ação e comecei a me focalizar nas pessoas que aparecem nas histórias. Quanto mais elas parecerem "reais", gente de carne e osso, melhor é minha contribuição para a história.

Marvel.com: Você vai trabalhar tanto em Avengers quanto em New Avengers nos próximos meses, ambos escritos por Jonathan Hickman. Mesmo funcionando com interligações, são publicações com tons bem diferentes. Sendo assim, você os pensa de forma diferente?

Mike Deodato: Se os meus editores querem que eu diferencie o estilo em cada obra, eu o farei. Talvez mais sombras em um, menos em outro, ou mesmo abordagens diferentes na narrativa visual. Mexo nos meus recursos para que isso seja feito. Mas falando francamente, cada revista, cada história, cada personagem e cada situação com que trabalho afeta, de alguma forma, como eu os desenho. Por isso gosto de desafios novos. Eles me forçam a me reinventar, e é isso que faz do meu trabalho algo tão interessante.

Marvel.com: Você falou de expressão corporal e expressão facial. Essas são características particularmente essenciais em New Avengers. Você usa a si mesmo como modelo, ou tem outras referências?

Mike Deodato: É preferencial tirar fotos do que ficar fazendo caretas no espelho, apesar disso render vídeos engraçados para o Youtube. Tiro fotos minhas, da minha esposa, e de qualquer amigo que estiver por perto e que eu convença a ser minha "vítima". Eu peço para que segurem lâmpadas para trabalhar com sombras, e etc. Referências em outras imagens são ótimas, mas você precisa ser cuidadoso quando as utiliza, pois podem deixar sua arte com pouco movimento. No fim das contas, a imaginação é minha melhor ferramenta.

Avengers New Avengers Deodato Infinity Hickman
Capa de New Avengers #7, por Mike Deodato.

Marvel.com: Jonathan Hickman é ele próprio um artista visual. Isso interfere de alguma forma no seu trabalho? O quanto ele se envolve no processo de criação visual?

Mike Deodato: Já colaborei com roteiristas-desenhistas antes, incluindo Bruce Jones e Brian Bendis. Na visualização da história, eles mantêm uma distância "segura" do meu trabalho, e acredito que fazem isso pela confiança que têm em mim. Ou talvez porque sabem que sou bom em artes marciais. [risadas] As poucas vezes em que Jonathan Hickman opinou no meu trabalho acabaram sendo muito úteis. Recentemente ele sugeriu que eu usasse camadas de cinza para que o colorista pudesse acompanhar o sombreamento sem precisar adicionar mais preto. Essa "coisa cinza" é como um víci para mim. O Tom Brevoort vem "brigando" comigo há tempos para que eu me controle no uso excessivo. Dessa vez senti como se houvesse uma intervenção salvadora, com todos eles tentando me convencer a usar o cinza em camadas. Isso tudo faz parte do meu crescimento como artista! Se continuarmos a fazer sempre a mesma coisa, ficamos preguiçosos e as histórias sofrem. Estou determinado a não deixar que isso aconteça em qualquer revista que desenhar.

É isso. A arte de Deodato poderá ser vista a partir de Avengers #11, com lançamento em maio, e começará em New Avengers na edição #7, a partir de junho.

João

comments powered by Disqus