domingo, 28 de abril de 2013

Em Foco: A trajetória que leva a Vingadores vs X-Men

Este mês, começou oficialmente Vingadores vs X-Men, a grande saga da Marvel para este ano. O título do evento já é autoexplicativo, certo? Um confronto entre as duas grandes equipes da Casa das Ideias já é algo épico por si só, mas também se trata do final (pelo menos por ora) de uma série de grandes histórias cujas repercussões estão diretamente ligadas. Vamos relembrar o que aconteceu em cada uma delas e como elas levarão a este conflito?



Axel Alonso, atual editor-chefe da Marvel, diz que a história em torno de Vingadores vs X-Men já vinha se desenrolando por cerca de dez anos. Poderíamos dizer que tudo começou até antes disso: as origens do evento podem ser traçadas à ocasião em que a Feiticeira Escarlate descobriu que seus “filhos” eram pedaços da alma de Mefisto e os viu serem reabsorvidos por ele, tendo em seguida sua mente apagada. Ou antes disso, quando ela concebeu os filhos em questão (mesmo que seu marido, o Visão, não fosse capaz de gerar filhos). Ou antes, quando os X-Men tiveram que lidar com a Fênix Negra na Terra e na Lua. Ou ainda antes, no primeiro contato entre a X-Man Jean Grey e a Força Fênix.

Mas isto seria prolongar demais a retrospectiva. Assim, fiquemos com as histórias mais recentes (e por recentes, entendam-se histórias remontando a cerca de dez anos), todas as quais tiveram um dedo de pelo menos um dos cinco “Arquitetos” por trás da saga que colocará os Maiores Heróis da Terra contra os Filhos do Átomo. E mesmo ficando só nas histórias mais recentes, a recapitulação é extensa: aqui não é o Ra-tim-bum, mas senta que lá vem história...



A Queda

Publicada no Brasil em: Os Poderosos Vingadores 21 a 24 (2005)

Como foi: A trama mostrou os Poderosos Vingadores no que pode ser descrito como um dia extraordinariamente ruim. Ataques avassaladores levaram à morte do Homem-Formiga (Scott Lang), do Visão e do Gavião Arqueiro; outros Vingadores foram gravemente feridos ou publicamente desacreditados. No final, a grande surpresa é que a série de ataques sofridos não foi causada por nenhum inimigo da equipe, mas por uma de suas integrantes: Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate. Furiosa ao recuperar suas memórias sobre os filhos perdidos, Wanda quis que seus colegas sofressem tanto quanto ela sofreu. Conseguiu, e só depois de um confronto com o Dr. Estranho ela foi vencida e levada por seu pai, Magneto.

Consequências: A Queda trouxe profundas mudanças para os Vingadores, todas elas diretamente ligadas à saga vindoura. Pra começar, a Feiticeira Escarlate foi mostrada como uma figura tão mentalmente instável como poderosa, o que já indicava o perigo que a então heroína representava. Os Vingadores, em frangalhos, decidiram acabar com a equipe; algum tempo depois, o grupo voltou, mas profundamente diferente. E entre o fim e a volta dos Vingadores adultos, ocorreu o surgimento dos Jovens Vingadores, heróis adolescentes, dentre os quais se encontravam Wiccano e Célere – que, mais tarde, seriam revelados como ninguém menos que os dois filhos de Wanda Maximoff reencarnados. Isto trouxe consequências profundas (e também diretamente ligadas ao evento que veremos este ano) alguns anos mais tarde.



Motim!

Publicada em: Os Novos Vingadores 25 a 30 (2006)

Como foi: Se A Queda trouxe o fim dos Vingadores, Motim! trouxe o surgimento dos Novos Vingadores. Na verdade não se trata de uma saga, e sim do primeiro arco da “nova velha equipe”; nele, uma queda de energia na Balsa, prisão repleta de supervilões notórios, levou os ex-Vingadores Capitão América e Homem de Ferro a unirem forças com outros heróis que também passavam pelo local. O que parecia apenas uma tentativa de rebelião mostrou ser um plano muito mais complexo, levando o grupo unido pelas circunstâncias à Terra Selvagem, onde as noções de certo e errado foram postas à prova, assim como a credibilidade da S.H.I.E.L.D..

Consequências: Com Motim!, os Vingadores voltaram modernizados e reformulados; em vez de integrantes clássicos, o grupo recrutou heróis que até então trabalhavam sozinhos, como Homem-Aranha e Wolverine. Esta viria a ser a nova prática da equipe, que (em meio a separações em facções rivais na Guerra Civil, desconfianças na Invasão Secreta e perseguições no Reinado Sombrio, até sua volta às graças da sociedade na Era Heroica) recrutaria mais e mais heróis solo e mesmo integrantes de outras equipes (caso do Coisa, do Quarteto Fantástico). Integrantes antigos da equipe eventualmente também retornaram, tornando os Vingadores uma equipe bastante expressiva numericamente. Ah, já mencionamos que um dos novos integrantes era o Wolverine? Pois é, Logan agora é um X-Man e Vingador – e num evento chamado Vingadores vs X-Men, alguém que faz parte das duas equipes não tem como ser ignorado...



Dinastia M

Publicada no Brasil em: Dinastia M 1 a 4 (2006)

Como foi: Reconhecendo o perigo iminente representado pela Feiticeira Escarlate, os Vingadores chamaram os X-Men para discutirem o que fazer com ela. Mas antes que pudessem fazer qualquer coisa, Mercúrio convenceu a irmã a alterar a realidade, com a ajuda (involuntária) do Professor X. Heróis das duas equipes agora levavam as vidas de seus sonhos sem se lembrarem de suas verdadeiras vidas. Com a ajuda de Wolverine e da jovem Layla Miller, um grupo de heróis recuperou suas memórias e atacou a família de Magneto tentando restaurar a realidade. Eventualmente, a própria Feiticeira Escarlate fez tudo voltar ao normal – quer dizer, quase tudo...

Consequências: Basicamente o foco central do evento deste ano surgiu da Dinastia M. Ao pronunciar “chega de mutantes”, a Feiticeira Escarlate removeu o gene mutante de milhões de indivíduos, deixando pouco mais de 200 mutantes no planeta e impedindo o surgimento de novos mutantes. Com uma redução tão drástica, as facções antimutantes aproveitaram para atacar brutalmente os mutantes remanescentes, deixando os X-Men em situação desesperadora, presos em seu próprio lar, e levando Ciclope, então líder da equipe, a repensar seu modo de defender sua espécie.



Complexo de Messias

Publicada no Brasil em: X-Men 85 a 88 (2009)

Como foi: Certo dia, o que parecia impossível aconteceu. Uma nova criança mutante nasceu. O que deveria ser um acontecimento feliz levou a uma guerra de três lados entre os X-Men (lutando para proteger a criança, ajudados pelo X-Factor), os Purificadores (dedicados a matarem a criança, ajudados pelos Carniceiros), e os Carrascos (cujo líder, Senhor Sinistro, tinha planos obscuros para o bebê, ajudado ainda pelos Acólitos e por traidores dos X-Men). Ao mesmo tempo, dois homens vindos de futuros diferentes corriam em busca da nova mutante: Cable, que via nela a esperança para os mutantes; e Bishop, que acreditava que ela traria apenas a morte de milhões e a opressão completa dos mutantes. A luta violenta entre tantas facções terminou com Cable fugindo com a bebê para o futuro.

Consequências: Complexo de Messias trouxe o nascimento de Esperança Summers, a famosa e misteriosa messias mutante, e protagonista da saga deste ano. Também levou à dissolução temporária dos X-Men, que posteriormente se reuniram; assim como os Vingadores, os X-Men também passaram por um expressivo crescimento numérico em sua reunião, recrutando desde antigos membros a mutantes que nunca haviam passado pela equipe. Dentre os novos integrantes, estavam o mestre do magnetismo (e inimigo histórico dos X-Men) Magneto, e Namor, rei dos atlantes. A aceitação de tais figuras, bem como certas decisões controversas tomadas por Ciclope, deram aos X-Men uma imagem menos amistosa e mais intimidadora para a sociedade.



Segundo Advento

Publicada no Brasil em: X-Men 114 a 116 e X-Men Extra 114 e 115 (2011)

Como foi: Se Complexo de Messias terminou com a ida da recém-nascida Esperança ao futuro, Segundo Advento começou com a volta dela, agora uma adolescente com grande experiência de guerrilha (mas aparentemente sem poderes), para o presente ao lado de Cable. Sua volta foi percebida tanto pelos X-Men como pelo sentinela futurista Bastion, que reuniu as maiores facções antimutantes (Purificadores, Direita, Liga Sapiens) e trouxe até Nimrods de um futuro alternativo para exterminar a messias mutante (e o povo dela também). A guerra foi intensa e trouxe as mortes de Noturno e (acreditava-se na época) de Cable. Furiosa com a morte de seu pai de criação, Esperança manifestou seus poderes mutantes – e o que parecia ser a Força Fênix –, destruindo Bastion e posteriormente ativando o gene mutante em cinco jovens ao redor do mundo.

Consequências: Complexo de Messias deixava no ar uma possível ligação entre a messias mutante e a Fênix; Segundo Advento, por sua vez, mostrava claramente Esperança usando os dons da entidade cósmica. Em vez de responder dúvidas, isto apenas trazia mais perguntas: onde ou como Esperança teve acesso à Fênix? Como ela foi capaz de trazer cinco novos mutantes – e por que trouxe apenas cinco? Segundo Advento também mostrou que a messias mutante odiava Ciclope, embora hoje pareça haver algum respeito entre eles.



A Cruzada das Crianças

Publicada no Brasil em: Vingadores Especial 1 e 2 (2012)

Como foi: Após uma demonstração impressionante de poder mágico e de falta de controle sobre este poder, o jovem vingador Wiccano passou a ser visto pelos Vingadores como uma ameaça em potencial, no mesmo nível da Feiticeira Escarlate. Disposto a provar a inocência de Wanda Maximoff e a descobrir se era mesmo filho dela, o rapaz convenceu os Jovens Vingadores a partirem numa cruzada em busca dela. Com a ajuda de Magneto e Mercúrio, o grupo resgatou Wanda do controle de Dr. Destino e a ajudou a recuperar sua memória. Arrependida do que fez, a Feiticeira Escarlate pretendia usar a Força da Vida para restaurar o gene mutante, mas acabou em meio a um conflito entre Vingadores e X-Men e posteriormente perdeu a Força para Destino. Após ser derrotado, Victor von Doom assumiu responsabilidade pela instabilidade de Wanda na série de ataques aos Vingadores e no extermínio dos mutantes, e partiu. Infelizmente, não sem antes matar a jovem Estatura...

Consequências: Muitas. Para começar, a saga colocou Vingadores e X-Men em combate, dando uma mostra do que aconteceria se os dois grupos tivessem fortes discordâncias novamente. A Feiticeira Escarlate perdeu seus grandes poderes e recuperou sua memória, tornando-se uma figura solitária e rejeitada por seus semelhantes. O evento também levou ao fim dos Jovens Vingadores e à transformação do Rapaz de Ferro no vilão Kang, o Conquistador – mas isto já é outra história...



O Cisma

Publicada no Brasil em: X-Men 131 e 132 (2012)

Como foi: Um novo Clube do Inferno havia dado início a uma série de ataques (não só físicos, mas principalmente morais) aos X-Men. Em meio à crise, Wolverine começou a discordar do modo como Ciclope conduzia a equipe. A discordância chegou ao ápice quando Scott autorizou que a jovem Oya assassinasse agentes do Clube do Inferno para salvar as vidas de colegas e de civis. Durante um ataque maciço a Utopia, a discordância entre Ciclope e Wolverine chegou às vias físicas. A ameaça foi solucionada; as discordâncias, não: parte dos X-Men rumou com Logan de volta à escola de Westchester, enquanto a outra parte ficou com Scott em Utopia.

Consequências: A separação dos X-Men deixa a equipe em situação inusitada para a saga deste ano. Afinal, com os Vingadores batendo de frente com os X-Men de Utopia, de que lado os X-Men de Westchester ficarão? Uma coisa é certa: a atual inimizade entre Wolverine e Ciclope terá grande importância na saga. É interessante observar ainda que Esperança Summers, a messias mutante, escolheu permanecer em Utopia. O que isto significará para o confronto entre Vingadores e X-Men? Só lendo para descobrir...

comments powered by Disqus