quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Incrível Hulk e o ensandecido Banner



Após alguns anos a frente do Hulk, Greg Pak se despediu do personagem. Pedindo novos ares, a Marvel chamou Jason Aaron para dar uma chacoalhada nas histórias do verdão. Grande conhecedor da cronologia Marvel, o roteirista conseguiu repetir uma ideia já usada no personagem, mas tendo uma temática totalmente diferente sendo abordada.

Quem pegou a Universo Marvel 35 para ler e se deparou com essas três primeiras histórias do Hulk, certamente se espantou com a mudança do personagem. Barbudo, morando em caverna, com lava e enfrentando monstros estranhos, cheguei a supor que ele havia voltado de alguma forma para a destruída Saakar. Mas não, ele está vivendo no subsolo da Terra, com alguns molóides. E lá pretendia ficar, até que uma misteriosa Amanda von Doom deu as caras, atacando o herói, se dizendo líder de um tal Esquadrão Pinel, uma subdivisão secreta do governo, responsável por cuidar de cientistas loucos. Ela veio até o Hulk pedir ajuda para conter um cientista maluco com forte relação com o verdão: Dr. Bruce Banner.


Hein? Bruce Banner? Mas ele e o Hulk não são a mesma pessoa? Pois então ... eram a mesma pessoa. Aaron aqui homenageia uma clássica passagem do personagem, quando Doc Samson separou os dois. Na ocasião, o Hulk continuou forte, só que descontrolado sem a consciência do Banner, tornou-se quase que impossível pará-lo. Já aqui, o Hulk ficou numa boa, quem deu problema foi Banner, que ao conseguir aquilo que sempre quis, livrar-se do seu alter-ego, enlouqueceu e vem a todo custo tentando voltar a ser o Hulk.

Então é revelada a origem dessa aparente loucura do cientista. Após serem reparados, Banner resolveu reabilitar seu casamento com Betty Ross e a convidou para passar um tempo em uma ilha, na praia e tudo o mais. Tudo para mostrar que está consciente de seus atos e que deixou o passado para trás. Entretanto, a ilha é totalmente radioativa, possui laboratórios específicos para se trabalhar radiação e as verdadeiras intenções do cientista eram fazer novas experiências. Irritada, Betty vira a Mulher-Hulk Vermelha e dá um pé na bunda do seu amado. Sozinho, coube ao Dr. dedicar-se totalmente aos seus experimentos. Aplicando radiação gamma em todos os animais do local, criando uma legião de animais "hulks" e testando tudo o que poderia em si mesmo, ele acabou ganhando muitos servos e um tumor do tamanho de um maracujá na cabeça.

Após negar ajuda a Amanda e ser atacado por tubarões hulklizados, o Gigante Esmeralda volta para a sua aconchegante caverna e descobre que os molóides foram atacados por uma dupla de irmãos javalis hulklizados. É então que a fúria do herói em relação ao seu alter-ego explode e ele decide aceitar a proposta de von Doom. Mas Banner já estava preparado, com seu exército a postos. Apenas esperando a chegada de seus oponentes.


Sabemos então que Banner pretende explodir uma Bomba Gamma, acreditando que voltará a ser um Hulk caso ela exploda, é sua cartada final. Cabe ao Esquadrão Pinel e ao Hulk deter o ensandecido cientista. Tigres, macacos, morcegos, cobras, jacarés, todos os animais na ilha, que foram hulklizados, atacam seus oponentes, enquanto que Hulk vai para um mano a mano com Bruce.

Em uma conversa franca, Banner deixa claro que desconhece a situação que levou a separá-los. Questiona o verdão quanto ao responsável e afirma, o monstro não é mais o Hulk, e sim ele mesmo. Eis então que em flashback é revelado tudo. Hulk foi até o Dr. Destino e pediu que ele separasse o Hulk de Banner. Visando algum lucro, Doom aceitou o desafio e com uma cirurgia cerebral, extraiu a essência de Banner do Hulk e a criou artificialmente até estar como deveria. 


Tendo a sua oportunidade de derrotar Banner frustrada, foi a vez de Igor, o Corcunda (um capanga e admirador de Amanda), C.E.R.E.B.R.O (robô em formato de água-viva gigante) e Amanda tentarem a sorte, mas o Esquadrão não deu resultado, o cientista conseguiu converter a entidade robótica ao seu lado e questionou a líder do grupo quanto a origem do seu sobrenome, mas ela negou ter qualquer relação com Victor von Doom, acusando-o inclusive de ser o responsável por colocar seu sobrenome na lama. Foi então que o Hulk voltou ao combate, mas dai, a história acabou.


E na próxima edição, quem sairá vitorioso do embate entre Hulk e Banner? 

Este review conta as histórias publicadas em Universo Marvel 35 e 36, originalmente elas saíram em Incredible Hulk 1 à 5. O roteiro é de Jason Aaron e a arte de Marc Silvestri, Billy Tan e Whilce Portacio.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus