terça-feira, 23 de abril de 2013

Vingadores: Ascenção e Queda do Rei Sombrio

Vingadores

Norman Osborn fugiu da prisão. Com uma ajuda de alguns homens confiáveis do antigo MARTELO, e reunindo interesses de outros líderes de organizações criminosas como a HIDRA, IMA e Tentáculo, ele agora direciona todos seus esforços em se vingar dos Vingadores. De um lado, ele recriou a versão sombria dos Vingadores para atacar a equipe de Luke Cage. Do outro, ele prepara uma artimanha para minar a confiança e idoneidade do Capitão América na frente dos cidadãos americanos. E esse é só a ponta do iceberg de tudo que ele vai aprontar.

Como vimos na última edição, durante o anúncio de Steve Rogers sobre os novos membros da equipe de Vingadores, Osborn surge bem no meio da multidão acusando-o de o prender sem um julgamento e de ser o verdadeiro perigo do país. Os heróis tentam impedi-lo de continuar, mas logo percebem que aquele ali é um holograma. Contudo, o mal já estava feito. Todas as câmeras de TV registraram que ele estava livre, fato que foi acobertado da mídia até então, e sabem de suas intenções.

Agora, o mal já estava feito, as dúvidas se instauram na população e com elas o medo. Steve decide que é hora de agir de forma proativa, mesmo sabendo que se Osborn se revelou, ele está preparado. Ou é muito louco. Assim, sem saber dos acontecimentos que envolvem a outra equipe, eles partem imediatamente para diversas bases ou lugares onde Norman poderia estar. A nova equipe se divide em duplas e parte para diferentes missões. Tremor, a mais inexperiente como Vingadora e heroína ali, fica para tentar desvendar quem instalou o holograma ali durante a coletiva.

Vingadores

A estratégia do Capitão, no entanto, acaba sendo exatamente o que Osborn queria. Separados, eles acabam mais fracos e preparados para os “novos soldados do Martelo”, homens turbinados com poderes sintetizados pelo Dr. Washington (Lembra dela na edição anterior?). Hulk Vermelho e Tempestade são atacados por “soldados-vespas”. Gavião Arqueiro e Mulher-Aranha são surpreendidos por “agentes-hulk-aranhas”. Protetor, que você conhece também como Noh-Varr, acompanhava o Homem de Ferro, quando a armadura do mesmo foi comprometida e atacou o companheiro. Por fim, o Capitão America e a agente Maria Hill foram sequestrados por “Gigantes-invisíveis”. Somente o Visão conseguiu escapar desta e foi direto para a Mansão buscar ajuda.

Vingadores

Uma vez na prisão, Steve finalmente descobre a extensão dos planos de Osborn e as perigosas alianças que ele fez. A Madame Hidra, que graças a mais uma ação da Dr. Washington voltou a ter a velha forma de sempre (ver Guerreiros Secretos para entender isso melhor), se deleitava com o sofrimento do Capitão, enquanto comemorava seu triunfo. Por outro lado, ela também tinha agora em seu poder sua “filha”, Jessica Drew, e tentava convencê-la a trair o grupo.  Stark, por outro lado, servia de cobaia nos experimentos da Dr. Washington. O mesmo acontecia com o Hulk Vermelho nas mãos da Cientista Suprema, Monica Rappacini.

A esperança da equipe residia nos Vingadores restante. O Visão não teve lá muita sorte. Acabou topando com uma multidão revoltada na porta da mansão da equipe e ainda teve que encarar um fortalecido Norman Osborn, que o humilhou com apenas um golpe. Já a novata Tremor conseguiu localizar a pessoa infiltrada na multidão que servia a Osborn e conseguiu a localização do endereço onde era a base dos vilões. Em dois tempos, a mutante capaz de fazer o chão tremer chegou para resgatar a equipe e literalmente ruir a base de Osborn.

Enquanto isso, a Madame Hidra tentava negociar um acordo com o próprio Presidente dos EUA em troca do Capitão América. Obviamente, a pedido do próprio Steve, o senhor Obama negou qualquer acordo e uma briga entre soldados comuns dos EUAs e “agentes-hulks” do Martelo teve inicio.

Vingadores

O elemento surpresa aí foi realmente a chegada de Tremor na base. Sem qualquer grande apoio ali no momento, não demorou muito para Stark, Ororo, Jessica, Clint e o Hulk Vermelho se verem livres e por os guardas comuns para correr. Todavia, Norman não estava longe. E ele não veio sozinho, mas rodeado de agentes do Tentáculo.

Vingadores

Nesse momento, temos um flashback na história que explica finalmente a origem dos novos poderes de Norman Osborn. A Dr. Monica Rappacini oferece ao insano vilão a tecnologia do “super-adaptoide”, ressaltando todos os prós e contras. Obviamente, Osborn nem hesita em se submeter a operação para adquirir este “upgrade”. E assim, nesta batalha, vemos sua versão mais brutal, tomando poderes de alguns vingadores ali que tocava e se tornando uma espécie de “Hulk Roxo”, hiperdenso e turbinado.

A estratégia para derrotar o ‘super-adaptóide’ já é bem conhecida pelos leitores. Sobrecarregá-lo. Assim, enquanto o Homem de Ferro dava cabo dos inúmeros ninjas, o restante da equipe disparava uma grande quantidade de poderes sobre Norman. Com isso, e a chegada um tanto atrasada da equipe de Luke Cage, tivemos um final já esperado para o vilão. Seu corpo ficou exaurido e ele tombou. Agora, em coma, Norman não era mais a ameaça. Mas alguns outros ali tinham ainda que pagar.

Vingadores

A Dr. Washington, que apesar de suas boas intenções iniciais, foi detida. Já a Madame Hidra fugiu. E saiu como a grande vencedora da história já que adquiriu toda aquela tecnologia e soldados do MARTELO para se unirem como membros de sua HIDRA. Já a Cientista Suprema fugiu, mas não por muito tempo, falaremos em breve dela.

E, nas últimas paginas dessa edição, vemos um Steve Rogers disposto a entregar seu cargo ao Presidente. O senhor Obama nega de imediato, mesmo que seu apoio a Steve gere ainda controvérsia entre o povo. Ele não pode abandoná-lo agora. Não com essas ameaças por aí. Não enquanto não prender o resto dos vilões.

Apesar de não ter gostado de uma volta tão prematura de Norman Osborn (e ter aproveitado o mesmo plot já usado poucos anos atrás dos Vingadores Sombrios),  esse arco acabou tendo um final muito melhor que seu começo. O vilão foi mais uma vez derrotado, tendo desta vez um outro destino, mais "definitivo" e que deve o colocar de molho por algum tempo. E apesar da ameaça ter sido derrotada, Bendis ainda deixou uma potencial ameaça para seus futuros trabalho, colocando como cabeça a Madame Hidra, personagem feminina que o autor parece ter tanto apreço quanto tem por Jessica Drew. Os revezes que ficam ainda são as mudanças da equipe, que vão acabar sendo subutilizadas com a chegada da vindoura saga "Vingadores vs X-Men". Os desenhos aqui são elogios a parte, um revezamento com capricho entre o Daniel Acuña, que certamente foi um dos melhores trabalhos dele que já vi, e o brasileiro Renato Guedes.

Como vocês puderam notar, a conclusão desta história ocorreu paralelamente a que vimos em Novos Vingadores (cuja resenha você pode ler aqui!). E na mesma edição mensal brasileira dos Vingadores, a de número 110, que foi uma especial com cerca de 150 páginas, ainda contamos com mais uma historia solo do Visão e os primeiros passos para a saga que marcará o ano Marvel aqui em Terras Tupiniquins. Já nem preciso falar do que estou falando né?

Coveiro

comments powered by Disqus