quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vingadores Secretos: As Crenças do Núcleo


A equipe secreta de Vingadores invadiu o Núcleo, a cidade natal de formas de vida mecânicas, para salvar uma criança sequestrada pelo estranho grupo autodenominado como Os Descendentes. Infiltrado entre os andróides, o vingador Homem-Formiga pode ter encontrado seu destino final nesta aventura publicada na edição de Capitão América & os Vingadores Secretos 21.

O criador do Núcleo, conhecido apenas como Pai, seria o responsável pela criação de diversos grupos de entidades mecânicas que vêm aparecendo ao longo dos anos nas histórias do Universo Marvel. A ciborgue Lady Letal está entre eles (apesar de termos visto em sua origem, ter conseguido suas próteses do mundo extra-dimensional de Mojo e Espiral), assim como Destinobôs, Sentinelas, Adaptóides, andróides similares ao vingador Visão, o Homem-Máquina e os ciborgues Carniceiros.

O projeto que saiu de controle, nada mais é que a versão britânica do projeto Arma Extra, aquele que deu origem a Wolverine, Deadpool, Fantomex e outros. Três cientistas encabeçavam o projeto e eram conhecidos uns pelos outros como Pai, Mãe e Irmão, e usaram o trabalho do Dr. Phineas Horton, o criador do Tocha Humana original como base para os seus. Com a ajuda de magia, o Irmão usou uma relíquia de outro mundo - o orbe da necromancia - dando a androides a capacidade de viver e respirar, e até a se reproduzir como um ser humano comum. Vinte deles foram misturados à sociedade pela Mãe, quando o Pai e o Irmão se desentenderam na hora de criar mais mil deles.

Agora o pai quer recolher esses androides "puro-sangues" usando seus adaptoides. O garoto sequestrado é filho de um desses, e possui poderes não compreendidos completamente. Toda essa história é relatada por um desses robôs com aparência de uma antiga amiga de Jim Hammond, o Tocha. As máquina veem Jim como um antecessor deles, que pode vir a liderá-los usurpando o poder do Pai.

Desnorteando os Vingadores com a aparência de amigos desaparecidos, os robôs subjugam Clint e Hank McCoy. Natasha e Valquíria conseguem encontrar o garoto, mas se machucam seriamente no combate. Um sentinela Molde-Mestre se interpõe entre Jim e Brian Braddock. O Homem-Formiga aparece do nada para salvar Clint e Hank da sua prisão, dando a entender que ele escapou do combate da edição passada.


Deixado pra trás no Farol, Flash Thompson ignora as ordens do líder Gavião Arqueiro, veste o simbionte Venom e se teleporta para o Núcleo, e ajuda a Viúva Negra e Valquíria. Neste momento, o Tocha usa de sua influência com as máquinas e programa o Molde-Mestre para se autodestruir. Com o grupo de Vingadores reunidos e o garoto salvo, eles se preparam para se teleportar de volta à base, mas um dos adaptoides atinge Jim, perfurando seu torso.

A explosão do Molde-Mestre é absorvida pela mãe androide puro-sangue do garoto, que foi reprogramada para obedecer, pelo Pai. E ele ainda consegue infiltrar um agente entre os Vingadores Secretos para esperar por novas ordens. Não foi Eric O'Grady que salvou Clint e Hank, e sim um Modelo de Vida Artificial dele...

Rick Remender trouxe o Pai das histórias da Fabulosa X-Force que foram publicadas em X-Men Extra ano passado, um pouco antes da Saga do Anjo Negro. É o mesmo personagem, o que dá a entender que ele ludibriou Deadpool fazendo-o pensar que o havia decaptado. Ele não só sobreviveu, como desmonstra que sua influência é bastante extensa. É quase um 'Romulus' das histórias do Wolverine - possui um império que ninguém ouviu falar e que surge do nada do dia para a noite. Veremos quais serão as implicações para o futuro, a partir deste arco. A arte ficou a cargo de Gabriel Hardman, com as cores sempre soturnas de Bettie Breitweiser.

Jeferson Vasconcellos

comments powered by Disqus