quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vingadores: Visão ao despertar

Visao

Quem já teve em mãos a edição 0 de Vingadores vs X-Men, pode conferir não só o retorno de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, à ativa, como também se chocou com a frieza que o sintozóide Visão a tratou bem às portas da Mansão dos Vingadores na frente de todos. Suas lágrimas no final, mostram que talvez há algo mais ali dentro do robô do que simples lógica. E numa das histórias da edição 110 de Vingadores, Brian Bendis e Brandon Peterson nos clareiam mais sobre o turbilhão de emoções dentro daquele corpo sintético.

Desde que Bendis assumiu os Vingadores, o Visão original (o que você conhecia dos Jovens Vingadores, chamado de Jonas, apenas emulava a versão anterior) estava no limbo editorial, esquecido já que a versão dos Vingadores dos últimos anos não combinava muito com a essência do personagem. Somente agora, provavelmente de forma intencional, ele retorna e tem que entender o que aconteceu durante todos esses anos em que esteve fora.

Stark o reconstrói e surpreende a todos, coisa que vimos nas últimas edições do título. Choca-se com o fato de que sua própria esposa se voltou contra os demais e foi responsável pela sua destruição. Mas não é só ela com que o Sintozóide terá o dissabor de lidar para por a “limpo” tudo que aconteceu.

Visao

Seu primeiro encontro antes do que vimos acontecer em Vingadores vs X-Men 0 foi com a Mulher-Hulk. Quem lembra d’A Queda sabe que Wanda acabou causando um inexplicável descontrole da Mulher-Hulk que acabou selvagemente estripando o Visão no meio. Agora, finalmente eles se encontram e é o momento de perdão. Principalmente para a própria Jennifer Walters se perdoar.

A conversa com Jen acaba levando o Visão até Utopia. Lá, sem qualquer aviso, ele ataca seu “sogro”, o mutante Magneto, culpando-o por ter “estragado a filha”. Erik (ou Magnus, ou Max, você escolhe) acaba o alertando que Wanda já é adulta e também deve responder por suas decisões. Assim como Visão responderá se matar Magneto.

Visao

Visão desiste de matar o ex-Terrorista, mas Magneto reage muito mal a afronta. Acaba usando seu poder para mostrar que a qualquer momento poderia acabar com o robô e não teria nenhum problema de consciência. Mas não o fará em respeito a Wanda. E assim lança-o para longe de Utopia, onde o Visão acaba rumando a ermo até retorna a Mansão.

Lá, ele encontra conforto nos conselhos do Capitão América. Assim como Steve no passado, Visão sofre por passar tantos anos “longe” sem conseguir se adaptar com tantas mudanças no presente. É o momento para se olhar a frente, ao futuro.

Particularmente, essa história teve um resultado muito mais satisfatório pra mim do que aquela com a Wanda. Apesar de entender (e me chocar) com a reação exacerbada do Sintozóide (que nunca foi dado a esses extremos de emoção), ela só me parece mais realista aqui. Fica até meio complicado de entender o que se passa ali com a Wanda (supondo que a história ocorra depois desta edição) já que o Capitão o aconselhou a amornar seu rancor. Ao que parece, se levarmos essa história em conta, Visão acabou não acatando os conselhos de Rogers aqui. Em todo caso, é sempre bom ter o Visão original de volta e vai ser curioso ver como ele se enquadra agora no futuro com tudo que aconteceu aos Vingadores desde seu sumiço.

Coveiro

comments powered by Disqus