segunda-feira, 15 de abril de 2013

X-Men em “O Nono Passageiro”

LEGADO

O Cisma separou os X-Men em dois grupos, um liderado por Ciclope em Utopia e outro por Wolverine em Westchester, na recém-inaugurada Escola Jean Grey para Estudos Avançados. É com essa nova realidade que precisa lidar o esquadrão de X-Men composto por Vampira, Magneto, Gambit e Cargill ao retornarem do espaço sideral após resgatarem Rachel Summers, que chega acompanhada de seu namorado Korvus, o Shi´ar detentor da espada Fênix. Com eles retornaram também Destrutor e Polaris.

Como isso irá ocorrer é o que mostra o arco em duas partes chamado “O Nono Passageiro”, escrito por Mike Carey e desenhado por Koi Pham, publicado lá fora em X-Men Legacy 259-260 e aqui em X-Men Extra 134-135 (Panini).

Vampira esta indecisa se deve ficar em Utopia ou partir para Westchester e procura se aconselhar sobre o que deve fazer. Magneto se oferece para partilhar o seu ponto de vista sobre a situação através do contato físico. Isso faz com que ela perceba a presença de “algo” mais que retornou do espaço junto com eles.

LEGADO

Vampira relata sua descoberta para Ciclope, que manda Emma e Dr. Nemesis realizarem uma sondagem completa em todos que retornaram do espaço, mas nada é descoberto de imediato, a não ser que esse “algo” se manifeste de maneira mais intensa quando essas pessoas estão reunidas.

Nemesis analisa a espada de Korvus e descobre que sua estrutura física foi profundamente alterada ao entrar em dobra espacial no retorno à Terra e que a mesma assinatura energética partilhada por aquelas oito pessoas se manifesta nela em intensidade muito maior. Uma sondagem telepática é feita na espada e Emma, com o auxílio de Olhos Vendados, consegue perceber os vestígios de uma mente mutante despedaçada que se sente “queimando no escuro”.

Vampira sugere juntar os vestígios remanescentes que se encontram nela e nos demais ao tocar fisicamente em cada um deles e na própria espada. Quando isso é feito, uma espécie de portal se abre e Vampira entra no seu interior, ainda que não saiba exatamente quem ou o quê vai encontrar. Enfim, ela reconhece quem está lá: a mutante teleportadora Ariel.

LEGADO

A trágica situação em que ela se encontra foi decorrente do disparo de um míssil feito por Bastion no evento conhecido como “Segundo Advento”. Na ocasião, ela, Wolverine e X-23 estavam procurando Esperança Summers, que tinha voltado à Terra mas seu paradeiro era desconhecido. Logan e Laura se regeneraram dos ferimentos causados por esse ataque mas Ariel ficou desaparecida desde então, aprisionada numa espécie de “limbo” espaço-temporal ao tentar escapar.

Vampira começa a organizar um esquadrão de resgate e chama Rachel Summers, Joanna Cargill, Julian Keller e Fada. Na retaguarda, uma “cápsula de trauma” preparada pelo Clube X está pronta para prestar socorro médico a Ariel se a missão for bem sucedida.

Vampira toca novamente a espada e, como previsto, o portal se abre e o esquadrão avança. Fada teleporta Ariel para o espaço-tempo normal e Julian usa a sua telecinésia amplificada por Rachel para separar o calor e a onda de choque da explosão das células dela. Ele é bem sucedido e Ariel é imediatamente socorrida pelo Clube X.

Enquanto ela se recupera, Vampira acaba decidindo se mudar para Westchester e começa a resolver umas pendências antes de fazê-lo. De início, ela conversa com Magneto, que apóia a sua decisão e decidem manter o seu vínculo afetivo mesmo à distância. Em seguida, conversa com Korvus, que está enfrentando muitas dificuldades de se adaptar a este novo ambiente e propõe a ele que seja o novo capitão da Estação Gul-Damar, que se encontra em órbita terrestre com os seus novos donos: Brilho, Cavalo, Jat e Sovel, piratas Shi`ar que estavam com Rachel quando ela mandou um pedido de resgate do outro extremo do universo. Ele aceita e Fada o teleporta para lá.

LEGADO

Finalmente, Vampira conversa com Ciclope e justifica a sua saída.  Ela diz que foi por intermédio dele, ao dispensá-la dos esquadrões de combate e colocá-la para cuidar dos jovens de Utopia, ela descobriu que gosta desse tipo de trabalho e se sentirá mais útil ao exercê-lo em Westchester. Ela ainda traz um último conselho: que em determinado momento, ele trocou todas as dúvidas que tinha por uma certeza tão inabalável que isso poderá levá-lo à ruína, que ele precisa tentar desenterrá-las para que isso não aconteça.

Em seguida, Ariel, já recuperada, teleporta ambas para a Escola Jean Grey para Estudos Avançados e uma nova etapa de suas vidas se inicia.

LEGADO

Mike Carey foi bastante sucinto nesse arco, bem diferente do anterior e a história flui de maneira natural e interessante, sem atropelos. Só teve uma coisa que não entendi: porque Vampira pediu a “invulnerabilidade” de Cargill emprestada durante o resgate de Ariel se ela mesma também é? Tudo bem que ela controla agora os seus poderes mas, pelo que me consta, ela ainda tem invulnerabilidade e super-força.

Koi Pham faz o seu trabalho nos desenhos com correção, a arte-final de Tom Palmer, veterano na indústria, casa bem com ela e a narrativa funciona bem. E pelo visto, os mutantes mortos/desaparecidos em “Segundo Advento” começam a retornar. Ariel foi a primeira, Cable foi o segundo em X-Sanction, só falta agora Kurt Wagner.

Carlos Andre
Colaborador do site Marvel616

comments powered by Disqus