sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vingadores vs X-Men: Nova busca pela Messias

VvX

Os lados foram tomados e os dois maiores grupos de heróis da Marvel se chocam como nunca aconteceu antes. Vingadores e os X-Men tem seus próprios objetivos bem justificados, mas conflitantes. No meio disso tudo, a principal envolvida nisso tudo, a messias mutante Esperança decide fugir, após manifestar uma fagulha da força Fênix e derrotar facilmente Wolverine, o Homem-Aranha e alguns dos jovens X-men. Agora, com seu destino ignorado, a luta entre os grupos também é contra o tempo.

Após finalmente voltar a consciência e ter boa parte do seu corpo regenerado, Wolverine dá de cara com o Homem-Aranha e descobre que a garota fugiu. Peter também informa que Scott Summers se entregou logo após saber que Esperança sumiu e isso faz Logan desconfiar. O mutante canadense, no entanto, chega tarde demais. Ao se aproximar do pátio principal de Utopia e gritar para o Capitão, Scott Summers dá a ordem para Magia (que estava disfarçada de Dr. Estranho até aquele momento) e todos se teleportam para longe dali.

VvX

Ciclope e seus Fabulosos X-Men vão para em Long Beach e começam a preparar seus novos planos. O primeiro é tentar descobrir onde está Esperança e para tal decide apelar para alguns “infiltrados” seus na Escola para Jovens Superdotados Jean Grey. No caso, trata-se de Rachel Grey, que a pedido de Wolverine e o Capitão America usa Cerebra para detectar o sinal de Esperança. A telepata acaba armando um jogo duplo e passa a informação pros dois lados.

Todavia, Esperança não é qualquer uma fácil de se caçar. Treinada por toda a sua vida por Cable, a menina acaba criando um dispositivo capaz de criar falsos sinais por praticamente cinco lugares diferentes do planeta. Assim, X-men e Vingadores se dividem em pequenos grupos e rumam para o Monte Wundagore, Tabula Rasa, Wakanda, Latvéria e Terra Selvagem. E isso é que dá pano pra mais histórias paralelas e confrontos versus que vemos no final desta edição.

O mais curioso dessa parte é justamente um confronto inusitado entre dois aliados. Sabendo das verdadeiras intenções do Wolverine, Capitão América decide dar um jeito no Vingador mutante e colocá-lo fora do jogo. Com a ajuda do Gigante, Steve Rogers espanca Logan e o lança pra fora do Quinjet que rumava para a Terra Selvagem. Logan acaba despencando quilômetros de altura e cai na neve, bem no meio do nada da Antártida.

VvX

Sobrevivendo após matar um urso e usando-o como um imenso casaco, Logan acaba sendo atraído (sim, atraído com iscas de cerveja) para encontrar Esperança Summers. A garota, que estava desaparecida até então e completamente impossível de ser detectada por qualquer rastreador, forçou o encontro com Wolverine na intenção de firmar um velho acordo que os dois estipularam no passado (Lembra daquela edição desenhada pelo excelente Ibraim Roberson?). Ela pede para Wolverine ajudá-la a arrumar uma nave maior e assim encontrar um lugar longe da Terra para encarar a Fênix. E se algo der errado, Wolverine estaria lá para dar um fim mais uma vez a ameaça.

Enquanto isso, a história segue rumos diferentes em várias partes do mundo. Thor e os Vingadores Secretos se deparam com a Força Fênix e tentam detê-la (algo que você pode acompanhar em dois arcos diferentes aqui e aqui). Emma Frost controla o Groxo que está lá na Escola Jean Grey e o faz usar Cerebra. Com isso, ela não só acompanha de forma mais fácil o que acontece nas cinco diferentes batalhas entre os grupos como também percebe que Esperança não está em nenhum daqueles pontos da Terra. Tony Stark acaba recebendo informações do grupo que foi pro espaço e com isso começa a construir uma arma que seja capaz de ferir a Fênix. Por fim, Capitão América acaba recebendo um telefonema importante e descobre o destino de Esperança. Imediatamente, Emma Frost descobre pra onde deve ir através do link telepático que estabeleceu.

VvX

Invadindo uma base da IMA, Wolverine e Esperança roubam de lá um foguete espacial e vão com um destino já bem conhecido dos leitores dos X-Men, a área azul da Lua, parte do satélite onde ocorreu a luta final entre os X-Men e a Guarda Imperial Shiar na saga da Fênix Negra. Todavia, ao chegar lá, Esperança descobre que foi enganada. Wolverine revela que informou ao Capitão o destino dos dois e agora a está entregando aos Vingadores.

VvX

Só que essa história está longe do fim e minutos depois chegam ali o Time de Extinção de Ciclope. Scott ordena que Esperança seja entregue para os X-men. Obviamente, o Capitão não aceita aquela ordem e mais uma vez os dois grupos estão prestes a se chocar. Contudo, dessa vez, a chegada surpreendente de um objeto fumegante caindo do espaço chama atenção de todos. É Thor. Ao mesmo tempo, Esperança começa a ser tomada por chamas. No firmamento, todos veem a chegada da forma incadescente da Fênix. Ainda não acabou.

VvX

A edição mais uma vez tem a arte do já tradicional John Romita Jr, que já não vem tendo uma boa fase faz alguns anos. Todavia, o roteiro dessa vez foi encabeçado por Ed Brubaker na terceira parte e Jonathan Hickman na quarta parte. A história toma uma guinada surpreendente, e quem achava que ficaria em confrontos arrastados entre os grupos caiu do cavalo. Wolverine acaba tomando um papel importante no papel, a principio como um terceiro lado ao se aliar a Esperança, mas sua fidelidade e respeito ao Capitão acaba colocando-o de volta a suas fileiras de novo.

O ritmo de perseguição combina bastante com a saga, e acaba ajudando a desenvolver ainda mais a personalidade de Esperança Summers. Ouso até dizer que foi feito mais aqui do que na revista Geração Esperança. Veremos mais dela inclusive em alguns tie ins, principalmente dos Vingadores. A única lamentação é o jeito fora de ordem que os mesmos estão saindo aqui no Brasil  (por isso, cuidado com os spoilers em algumas mensais).

E, nesta mesma edição, fiquem de olho nas páginas finais com mais duas lutas “versus”. Dessa vez, o Homem-Aranha confronta o Colossus Fanático. Já sabemos que no passado, o teioso já deu conta de Cain Marko, mas o que será que acontecerá dessa vez quando um dos mutantes mais fortes do mundo de posse da força de Cyttorak? E na batalha seguinte, Capitão América confronta o mutante Gambit. Alguma dúvida do resultado? Uma coisa é certa, o maior vencedor aqui foi o desenhista Salvador Larroca.

E agora, é esperar para ver o que de fato acontecerá na edição seguinte agora que a Força Fênix finalmente encontrou seu destino.

Coveiro

PS: Alguns de nossos resumos podem parecer atrasados, mas na verdade estaremos nos guiando na cronologia da saga para (tentar) contar a história do jeito mais coerente pra vocês, leitores. Até!

comments powered by Disqus