quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fabulosos (vs) Vingadores?

*Artigo escrito pelo colaborador Eric Sampaio, com suas impressões sobre o início da nova revista carro-chefe da Marvel nos Estados Unidos.
** Informações Inéditas no Brasil e nos EUA!!


Com o fim de AvX, demos adeus à Fênix e olá a uma nova leva de mutantes que começaram a surgir pelo mundo afora. Ciclope, líder mutante, quase pôs um fim ao planeta quando ficou insandecido pelo poder da Fênix, deixando o mundo todo em pânico. Se um único mutante poderia destruir o mundo, imagine os vários que estão brotando agora! Os mutantes, que estavam à beira da extinção, agora estão surgindo em cada canto do planeta. “Que danos eles podem causar?”, pergunta o Homo sapiens.


Na saga, Ciclope esfregou na cara do Capitão América que os Vingadores nunca mexeram um dedo para ajudar a causa dos mutantes. Após AvX, ao ver como tudo poderia ter sido diferente e ao perceber que nunca o mundo temeu tanto os mutantes, o Capitão vai em busca de membros para uma nova equipe de Vingadores, um pouco mais…mutuna (Fique claro que não há nada de extraordinário nisso. Wanda e Pietro são mutantes e, há muito tempo, Vingadores, assim como Wolverine e, mais recentemente, Míssil e Mancha Solar) e com uma causa um tanto quanto clichê: lutar pelo pelo sonho de Xavier.


Primeiramente, o Capitão vai ao encontro de Alex Summers, irmão de Ciclope, deixando o grupo sob sua liderança e vendo em Alex alguém com que os mutantes se identificariam e a quem seguiriam. Depois de recrutar alguns membros iniciais, o Capitão anuncia essa nova equipe a fim de mostrar ao povo que humanos e mutantes devem andar lado a lado.


Logo numa primeira batalha, contra o Caveira Vermelha, que estava com o cérebro de Xavier, percebemos uma desavença no seio da equipe: o ego de dois líderes. Alex está liderando a equipe, mas sofre com várias interferências de Capitão, que, mesmo o tendo posto numa posição de liderança, não se acostumou a receber ordens e vez ou outra compara Destrutor ao irmão dele.

Pouco tempo depois, Magnum e Vespa são chamados para manter uma boa imagem da equipe, por meio de relações públicas. Vampira vive trocando farpas com a Vespa e com Wanda, que, mesmo sendo mutante, se mostra muito mais ligada aos Vingadores, equipe na qual participou por bastante tempo, do que aos interesses de sua espécie.


Podemos ver inúmeras brechas na união da equipe. Parece que ainda há um "quê" de Vingadores vs. X-men por trás dela. Os mutantes, desde sua primeira aparição, eram vistos como a escória da humanidade, e, depois da má impressão causada pelo final de AvX, essa situação aparentemente se intensificou (Valeu, Ciclope!). Numa reunião dos Fabulosos Vingadores, Capitão decide deixar Vampira e Wanda longe dos holofotes, por conta do passado não lá muito heróico delas ao lado da Irmandade dos Mutantes. Wanda, então, não se conforma com a decisão, mas Alex, do alto de sua autoridade dada pelo próprio Capitão, bate o pé e diz que quer transparência nessa nova equipe.

A revista ainda está no começo e pode-se perceber que as desavenças dessa equipe ainda estão longe de acabar. Embora tenham um interesse em comum, os membros nutrem muita desconfiança uns em relação aos outros, o que mais na frente tende a causar rupturas. O foco da revista está sendo justamente a exploração desses pontos de discórdia e, pelo menos por enquanto, não a luta para defender o sonho de Xavier.


Ainda vai demorar um pouco para que a equipe dê uma pausa nas lutas e sair pra comer uma Shawarma, mas vamos esperar (ansiosamente) que essa ótima revista tem muita coisa boa a nos oferecer.

comments powered by Disqus