sexta-feira, 28 de junho de 2013

Wolverine: Final de Temporada

 photo WFT01_zps805e1e96.jpg
 
Após roteirizar diversos arcos protagonizados pelo baixinho canadense mais amado de todos os tempos (só que não...), Jason Aaron se despede da revista mensal Wolverine. É o que vemos na história publicada em Wolverine 103

A história de despedida de Jason Aaron do título, “Mais uma Dose” (Barão Vermelho fellings), desenhada por diversos artistas como Steve Dillon e Renato Guedes, faz uma revisitação do período em que ele esteve à frente da revista. Diversos personagens que marcaram a essa fase do Carcaju dão as caras, como o insano Dr. Rot, os homens de adamantium, Lorde Letal, além do Jardim da Infância do Inferno.

 photo WFT02_zpsd9f0ddb7.jpg


O roteiro é bem básico: Victor Creed, novo chefe do crime do hemisfério oriental, dá uma festa que reúne os maiores desafetos de Logan. Obviamente, Wolverine aparece na festa para dar uma surra na galera. Paralelamente ao evento principal, são mostrados outros eventos importantes, como o resgate dos homens da Guarda Negra pelo novo Clube do Inferno, o novo Dragão Negro de São Francisco, além de Melita que, arrasada pela traição de Wolverine, une-se ao grupo comandado por Seraph, dentre outros eventos. 

Não é uma grande história. Na verdade, trata-se apenas de uma revisão do trabalho de Aaron ao longo do tempo nas revistas solos de Logan. A história em si tão somente serve para isso, já que não verifica quase nenhum atrativo nela. A não ser rever os personagens trabalhos pelo autor ao longo desses últimos anos. Ademais, a revista em si dá pistas sobre o futuro de Logan, já que Aaron continua firme e forte em Wolverine & Os X-men.

 photo WFT03_zpsd93d7bc2.jpg


A passagem de Jason Aaron foi um dos melhores momentos do baixinho invocado. O run do Aaron é um dos mais regulares em termos de qualidade. Dificilmente, ao longo desse tempo, apareceram arcos chatos. Mesmo nos arcos finais, dos quais a qualidade era bem inferior aos arcos apresentados na revista Arma X, Aaron nos brindou com boas tramas, como "Wolverine Vs X-Men" e a "Vingança de Wolverine", cuja qualidade é inegável. 

Boa parte da formatação que temos do personagem nos dias de hoje se deve a criativa construção proporcionada pelo autor. Além de ótimas histórias, marcadas pelo ritmo frenético e intenso, Aaron se preocupou em criar uma sólida estrutura para Jim Logan, de modo que o personagem evoluísse, saindo um pouco do tradicional. Melita, Lorde Letal, o Clube do Inferno Mirim são alguns dos exemplos de elementos que foram introduzidos ao universo de Wolverine por Aaron. 

Além de introduzir novos elementos, Aaron deu nova roupagem a personagens antigos, como foi o caso de Mística, Dentes de Sabre e o novo Samurai de Prata. Por fim, cabe destacar que Aaron pode ser considerado um dos principais autores que transformaram Wolverine no que é hoje, o diretor do Instituto Jean Grey.

 photo WFT04_zpsac86e3a7.jpg


Ainda que a história de despedida não faça jus à passagem do autor pelo título, serve como encerramento de temporada. Como já dito, Aaron ainda permanece em Wolverine e Os X-Men, de modo que não ficará afastado do universo do mutante canadense. De qualquer modo, vale a pena ler o run de Jason Aaron.

Rafael Felga

comments powered by Disqus