quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Homem de Ferro: Resiliente até nas derrotas


O quão tão fundo pode chegar um homem? Depois de perder sua credibilidade perante o mundo e a liberdade de ser o Homem de Ferro quando quisesse, Tony Stark ainda teve que assistir à perda do seu melhor amigo diante dos olhos do mundo inteiro. Mas um homem como ele tem sempre que pensar dez passos à frente, porém ainda assim, ele vai ter de passar por mais testes do que ousou imaginar.

O arco Queda Longa começa como terminou o anterior. Tony Stark como o Homem de Ferro enfrentando os seus antigos inimigos aprimorados pelo Mandarim. Até chegar a Tropa Aço de Detroit de Sasha Hammer e desativá-lo. Impotente, seus amigos Vingadores Miss Marvel e Capitão América tentam oferecer ajuda mas ele a recusa arrogantemente, tendo que ser colocado nos eixos por um não tão compreensivo Capitão.

Ezekiel Stane continua sob o jugo dos planos megalonaíacos do Mandarim. Aliás, tudo neste arco parece um pouco megalomaníaco, uma disputa entre os egos do Mandarim e de Tony Stark, apesar deles não se confrontarem diretamente - por enquanto. Ezekiel conclui um titanomeca para o Mandarim, mas uma falha de projeto o torna um saco de pancadas para o vilão. Cansado com aquela situação, Stane resolve remover a bomba inserida em seu tórax e sair do controle do Mandarim.


Na Stark Resiliente, Justine Hammer enfim determina que seu assecla, o Espião-Mestre, escondido à vista de todos sob a identidade do engenheiro Leonard Pimacher, aja. Ele ataca seu namorado, Tim Cababa, e o deixa às portas da morte. Depois tenta atacar Carson Wyche na Resiliente, mas Bettany Cabe aparece no último instante. Depois de uma feroz luta com a chefe de segurança da Resiliente, o Espião-Mestre é baleado pela secretária Arbogast.

Tony procura o General Babbage para enfim desistir de ser o Homem de Ferro e ter o controle do seu corpo de volta. Ele inclui a única pessoa que poderia fazer isso sem ser ele mesmo, Dr. Reed Richards, do Quarteto Fantástico. Todo o conteúdo Extremis é extraído do seu corpo, restando apenas o reator repulsor no seu peito. Depois, Reed o indaga sobre o que realmente está acontecendo e se tudo não passa de um jogo de xadrez muito bem executado por Tony.


Súbito, na costa da Somália, surge um novo e desconhecido Homem de Ferro... para espanto do mundo todo, pois naquele momento Tony Stark anunciava sua aposentadoria da armadura para se tratar do alcoolismo. Paralelamente, Doug Johnson, o antigo piloto do Aço de Detroit, morto e ressucitado em A Essência do Medo, invade o apartamento de Sasha Hammer e a sequestra, para chantagear Justine a ter sua armadura de volta.

O estranho Homem de Ferro tem uma armadura ainda mais avançada e derrota os encouraçados do Mandarim na Somália facilmente. Com a distração, Ezekiel Stane veste sua armadura e tenta atacar o Mandarim, mas fraco pela operação, é derrotado pelo poder dos dez anéis.

Stark enfim aparece na Resiliente e é recebido com pedras por Bettany Cabe. Cababa e Wyche escaparam do atentado e o Espião-Mestre foi internado sob custódia da polícia. Para não ser capturado com vida, ele rouba a arma de um dos policiais que o vigiavam e é morto em seguida pelos outros.


Doug Johnson aparece na frente de todos nas Indústrias Hammer com Sasha, exigindo barganhar para ter o Aço de Detroit de volta. Justine aceita, para liquidá-lo em seguida, mas Johnson consegue ter domínio completo sobre a armadura. Sasha então resolver por conta própria e após uma batalha feroz e com muita agilidade, ela dá fim à vida de Johnson.

Stark sofre mais um atentado, mas o novo Homem de Ferro - que nem Pepper sabe da sua existência - aparece para impedir Quemistro e Esmagador. Atuando para fingir que não sabe que é James Rhodes o tempo todo dentro de uma armadura projetada pelo próprio Tony, Pepper cai na armação, mesmo com a sua armadura de Resgate. Horas mais tarde, nós vemos Stark conversando com alguém por telefone, e esse alguém sabe exatamente o que Tony está fazendo, como se estivesse lendo sua mente. Do outro lado da linha está ninguém menos que o Mandarim, que está lendo por completo a mente de Tony... chegando a dominá-lo.

Há uma passagem de tempo entre o final deste arco (Homem de Ferro 35 a 38) e o começo do novo (HdF 39), onde já vemos Tony Stark sob custódia do Mandarim na Cidade Mandarim nos arredores da Mongólia. Ele se encontra mentalmente perturbado, mas ainda dono de suas faculdades mentais, e cercado de seus antigos inimigos que se encontram na mesma situação. O Mandarim quer que Stark assuma o lugar de Stane para concluir seus Titanomecas.


Na agora Resiliente apenas - o nome Stark foi suprimido por pedido de Tony, que vendeu sua parte na empresa que ele mesmo criou - uma nova tecnologia é apresentada, que pode substituir o conceito de Nuvem na Internet como a conhecemos hoje, pelo Enxame. Computadores moleculares que vão para onde você for e que liga todos os dispositivos resilientes ao redor do mundo - dessa parte eu gostei muito, por ser ligado à minha área (Tecnologia da Informação).

O General Babbage caça o poder da Hammer e da Tropa Aço de Detroit de agir internacionalmente, após o fiasco com Doug Johnson e dá fim a própria vida para não ser julgado na Corte Marcial por tramar com Justine Hammer. A filha do Mandarim perde a paciência com a mãe, criando um mal estar entre elas.

Stark resolve operar mais uma vez Stane para devolver-lhe a vontade própria e restaurar o estrago feito por si mesmo no seu sistema nervoso. Enquanto isso, o novo Homem de Ferro enfrenta Sasha e sua Tropa e Resgate intervém para tentar descobrir quem é o homem na armadura. Por falar em Pepper, ela agora está aparentemente com Carson Wyche.

Com a soberba arte de Salvador Larroca, Matt Fraction prossegue com a saga do Homem de Ferro, em seu último arco antes da nova fase em Marvel Now. As peças que Tony tem em mãos estão posicionadas, e ao que parece tudo está ocorrendo conforme ele tem planejado, para dar fim de uma vez por todas à ameaça crescente do Mandarim. Resta acompanhar para saber como ele fará sua jogada.

Jeferson

comments powered by Disqus