quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Vingadores Secretos: Rebatendo o Abismo

 

Max Fury, o MVA de Nick Fury, tem reunido vilões de todo o canto do mundo na nação de Bagália sob a promessa da recriação dos novos Mestres do Terror. Mas os seus planos incluem objetivos muito mais obscuros...

John Steele, o primeiro super-soldado americano, tenta enfim pôr em prática seu plano de desestabilizar os objetivos do Conselho das Sombras, que hoje é liderado por Max Fury. Tentando roubar a recém redescoberta Coroa da Serpente, um artefato mítico e poderoso de milhares de anos (e bem recorrente na cronologia Marvel, vide Ataques Atlantes), ele não vai muito longe. Steele é interceptado por Max e um batalhão de vilões que o deixam às portas da morte.

Contatando o Gavião Arqueiro e os Vingadores Secretos, Steele resiste até ser resgatado, e conta para os Vingadores que Max também possui a Coroa dos Espinhos, além da Coroa da Serpente. E que alguém está trazendo a terceira Coroa, a dos Lobos. Em meio a uma discussão entre Venom e Gavião sobre a forma como interrogaram um dos vilões capturados, eles descobrem que é o Treinador que está com a última Coroa.


O Treinador está entocado em um lugar conhecido como O Buraco, cercado de mais vilões, e Flash Thompson vai atrás dele na forma mais agressiva e conhecida do simbionte Venom, para tentar enganá-lo de que também está trabalhando para Max Fury. O disfarce não dura muito e uma incrível perseguição ao Treinador ocorre nas ruas de Bagália.

O Gavião e Valquíria ajudam Venom das sombras, agindo para não serem revelados e atraírem todas as centenas de vilões espalhados, mas não impedem a chegada do Treinador e a entrega da Coroa para Max. O MVA baleia o Treinador e as Coroas, enfim reunidas após milhares de anos, se fundem em uma só, revelando sua verdadeira função. A liberação do poder antigo conhecido como Abismo. Max põe a Coroa na cabeça, mas nada acontece a ele, pois mesmo sendo um mecanismo altamente avançado, ele não deixa de ser um robô.

Os Vingadores chegam e arrancam a Coroa da cabeça dele, mas o Treinador, que estava caído ali perto, a coloca e enfim o poder do Abismo é liberado, tornando todos os seres à volta escravos da vontade da Coroa e seu portador. Inclusive os Vingadores e todos os vilões convocados. Max Fury, Venom e o Homem-Formiga são os únicos que não são afetados pelo Abismo.


A Viúva Negra, que havia sido deixada pra trás coordenando a operação, entra em contato com os Vingadores Secretos restantes disponíveis, Hank Pym e o Capitão Britânia, mas eles estão ocupados enfrentando um enxame de Ultravisões em outro lugar.

O Abismo quer se espalhar como uma infecção para o mundo todo, e várias pessoas infectadas enchem aviões que tentam partir para várias cidades do mundo. Venom e Homem-Formiga incapacitam os aviões que podem, mas um consegue decolar. Este é interceptado pela Viúva, que se teleporta pra dentro, e se depara com o Gavião Arqueiro dominado. Depois de muita luta, com direito à perda de pressurização do avião, ela também é dominada pelo poder sombrio do Abismo, e o avião pousa no Cairo, Egito.
Os dois membros restantes dos Vingadores Secretos vão para onde está o Treinador para neutralizar o poder da Coroa, mas ele é guardado por dezenas de vilões e pela Valquíria dominada. O Homem-Formiga é salvo na luta por Max Fury, que sabe que ele é um MVA de Eric O'Grady, que morreu edições atrás e foi substituído pelo líder do Núcleo, o Pai. Max pretende limpar a barra com ele.

Enquanto isso, a persistência de Flash Thompson e seu simbionte Venom o leva até o Treinador, mesmo sendo linchado pela Gangue da Demolição, o Circo do Crime e dezenas de outros vilões. Ele envolve o Treinador com o simbionte, como o alienígena faz com ele protegendo-o da influência do Abismo, deixando a Coroa isolada do vilão. Uma vez separada dele, a Coroa se divide novamente em três partes, cortando a influência do Abismo sobre todos aqueles que haviam se tornado escravos de sua vontade.

Max Fury, Homem-Formiga e Venom são resgatados pelo teleportador Pym acionado pelo Gavião Arqueiro que havia voltado à base, momentos antes graças à intervenção do Venom.

Mais tarde, durante a confraternização e avaliação da ameaça, Hank Pym avalia que o capacete por ele inventado não salvaria Eric da infecção do Abismo, e a Viúva Negra o acusa de ser um MVA, pois em seu resgate, pelo sangue acumlado no chão, ele deveria estar morto, mas Eric estava sem ferimentos ao ser resgatado. O Gavião Arqueiro não acredita que isso possa ter acontecido, por tudo que o Homem-Formiga fez desde então, e rola um desentendimento entre o arqueiro e a Viúva. Outros fatores que se desenrolaram durante o arco são abordados, como a própria ameaça dos Ultravisões, o garoto herdeiro de um dos Descedentes, Parvez, que pode ser enviado à Escola Jean Grey do Fera ou à Fundação Futuro de Reed Richares, e o caso entre Thompson e a Valquíria, que ficaram próximos durante as últimas missões.

Não menos surpreendente é a disposição do Homem-Formiga em entrar em contato com o Pai e pôr em andamento o plano de evolução robótica contagiosa e se autodenominar daqui em diante como Formiga Negra...

Este arco em quatro partes foi publicado em Capitão América & Vingadores Secretos 24 e 25, e está sob a direção de Rick Remender, que também escreve as histórias solo do Venom e da x-Force. As ilustrações são de Matteo Scalera e as capas são do veterano Arthur Adams.


Jeferson

comments powered by Disqus