sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Novos Vingadores: o fim se aproxima

New Avengers #30 #30 Os Vingadores 114 Vingadores vs X-Men Avengers vs X-Men AvX

O último ato da saga Vingadores vs X-Men na revista dos Novos Vingadores, publicado em Os Vingadores 114, mais uma vez abre espaço para uma história em que a ação é secundária. Em primeiro plano temos um ainda indeciso Luke Cage e uma prisioneira de guerra, cujas ideias se entrecruzam em um momento de curar feridas em ambos os lados.

Mas a história é muito mais complexa do que apenas dois lados, e apesar da insistência do roteirista Brian Michael BENDIS nos dilemas de Cage e sua família (vamos concordar que já está mais do que repetitivo), tanto as ações de Luke e do Demolidor são bastante interessantes no momento em que, levando Emma Frost como prisioneira, os heróis são obrigados a protegê-la. Deixá-la ser punida de forma sumária e vingativa, apesar da ironia da palavra, os faria menos heroicos.

A arte de Mike Deodato é impecável nessa edição, e não há muito mais o que falar a respeito. Sou suspeito, fã do seu estilo.

New Avengers #30 #30 Os Vingadores 114 Vingadores vs X-Men Avengers vs X-Men AvX

Há certa recompensa moral para Cage ao fim da edição, o que provavelmente adiciona mais questões à sua aparentemente iminente saída dos Novos Vingadores. Mas não é o suficiente. Em meio ao clima misto de humor e temas complexos, marca de Bendis a frente da revista, mas nem sempre tão bem sucedidos, o fim da "era Luke Cage" parece inevitável.

E esse fim coincide perfeitamente com a partida de Bendis, a quem sobra apenas um último arco, que começou a ser publicado nessa mesma edição de Os Vingadores. Mas não é por acaso, já que Cage sempre foi uma representação simbólica do roteirista, que não apenas bancou o Luke na sua reformulação dos Vingadores (e, gostando ou não, há de reconhecer que Bendis foi o principal responsável na popularização da franquia), mas o elevou à primeira linha dos personagens Marvel.

O fim se aproxima, para um novo recomeço.

João

comments powered by Disqus