terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Guardiões da Galáxia: Para o alto e avante!

Guardioes

Mesmo com toda a qualidade que foi feitas as recentes histórias do universo cósmico da Marvel nos últimos anos, era visível que o ideal de vendas a ser alcançado para garantir sua estabilidade não estava nem perto de chegar. Ainda assim, tivemos uma boa amostra de sagas cósmicas e edições mensais dos seus personagens sendo lançadas aqui no Brasil. Foi assim que voltamos a conhecer os Guardiões da Galáxia, numa nova formação, que mesmo com audiência modesta, conquistou sua parcela de fãs. Então, não é de se estranhar que depois de alguns anos sumidos, a turma formada pelo Senhor das Estrelas, Drax, Gamora, Rocky Racum e Groot volte com tudo e em grande estilo.

Um gostinho deles o leitor já teve no prelúdio do lançamento da Nova Marvel, quando junto com os Vingadores, eles combateram a ameaça de Thanos e de um exército de Badoons em Avante, Vingadores zero. E isso foi só um pontapé inicial para volta deles numa revista mensal que passará a ser publicada a partir de então em Universo Marvel (com a primeira edição lançada já em setembro). E o time criativo é de dar inveja – Brian Michael Bendis e Steven McNiven – juntos mais uma vez para levar esses carismáticos personagens para o alto e avante!

A primeira história publicada aqui no Brasil serve de “origem” para Peter Quill, o Senhor das Estrelas. Como seu passado nunca foi tão bem detalhado (e por vezes até confuso na cronologia), Bendis criou a edição zero (que você vê parte dela sendo publicada na edição “Ponto de Partida” aqui no Brasil também) para falar como o Spartoi J’son conheceu a terráquea Meredith Quill e deixou um dos herdeiros do trono de Spartax na Terra. Com sua partida, Meredith acabou criando o filho sozinha, mal sabendo de toda história por trás e sem ter ideia de que um dia poderia ser ameaçada por seres de outro planeta.

Guardioes

Quill viveu com sua mãe na isolada fazenda até mais ou menos o começo da sua adolescência. Era curioso por leitura de histórias em quadrinhos, um tanto revoltado com a ausência do pai e desde sempre com uma aptidão de proteger os oprimidos. Todavia, sua vidinha pacata chegou ao fim.  Quando uma nave Badoon sobrevoou a fazenda dos Quills, a senhora Quill morreu e o jovem Peter teve que aprender desde cedo a manusear uma arma e escapar de ameaças que ainda mal compreendia. Foi assim que descobriu a pistola do seu pai e que toda história fantástica de sua mãe era verdade.

Anos depois, chegamos ao Peter Quill que agora conhecemos, o Senhor das Estrelas, convocando Tony Stark pra se juntar a sua trupe de Guardiões afim de proteger essa galáxia e ficar de olho para que nenhum outro Badoon venha mexer com seu planeta natal de novo.

Guardioes

Então, em outubro, começa o título em si dos Guardiões das Galáxias em Universo Marvel. Retomando o plot que foi usado em Avante, Vingadores 0, Peter acaba topando com seu pai, o Rei de Spartax, que o alerta sobre o atual perigo que a Terra corre ao ter sido determinado pelo Conselho Intergaláctico que nenhuma raça alienígena poderia pisar nela. Isso já cria imediatamente um problema com Quill, que é meio Spartoi. É também uma maneira de Jason convencer seu filho a começar a pensar em tomar sua posição ao seu lado como futuro regente. Mas o Senhor das Estrelas tem outros planos. Gamora chega no local, derruba facilmente os guarda-costas Spartoi e mostra que Quill anda muito bem protegido e acompanhado.

Em outro canto do espaço, Tony Stark está estreando sua nova armadura e se deliciando com essa sensação de singrar o espaço sideral livremente. É quando ele é surpreendido por uma outra nave badoon gigantesca. Tony estaria em sérios apuros se não fosse a chegada mais que conveniente dos Guardiões da Galáxia.

Quill e sua trupe caem matando em peso para tomar a Nau Badoon e mesmo em menor número mostraram porque são os guerreiros mais temíveis do universo. A solução da raça alienígena foi se sacrificar e implodir a nave. No entanto, isso foi apenas uma maneira de tirar atenção do real perigo. Gamora então grita aos quatro ventos que os Badoons estão rumando para a Terra de novo e o plano do pai de Quill em deixar a terra desprotegida foi tudo uma armação.

Guardioes

E assim, Londres começa a ser bombardeada.

Apesar de todos os percalços com a chegada dessa nova fase da Marvel no Brasil e de ainda ficar um pouco de ressentimento do tanto que perdemos desde que o material cósmico deixou de chegar por aqui, não tem como agradecer a retomada da Panini ao apostar de novo nos Guardiões e em Nova. É claro que boa parte disso foi estimulado pelo vindouro filme em 2014, mas quem acompanhar a partir de agora as histórias de Bendis vai ver que qualidade não falta aqui.

Coveiro

comments powered by Disqus