terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Teia do Homem-Aranha: O Simbionte, o Sexteto e o filho de Satã

 photo venomremender01.jpg

Os fãs do velho e bom simbionte alienígena que adquiriu no mês de outubro a revista da Teia do Homem-Aranha deve ter ficado feliz. São 148 páginas só com o Venom, concluindo o breve período que Rick Remender, o responsável por reformular o personagem, passou e começando a nova fase, sob a batuta de Cullen Bunn. E tudo começa exatamente do ponto onde paramos da última vez – Com o Sexteto Sinistro caçando Flash Thompson e o mesmo se vendo obrigado a revelar a identidade pra sua ex-namorada, Betty Brant.

Betty  não aceita muito bem o fato de ter sido enganada esse tempo todo pelo seu ex-amante, mas não há muito tempo para discutir relação aqui. Uma vez que ela esta salva, Flash tem que ir atrás do resto da sua família que também corre perigo. Sua mãe não atende o telefone, mas a casa de sua irmã é mais perto e ele precisa tomar uma decisão.

 photo venomremender01.jpg

Deixando Betty na varanda, Flash invade o apartamento da sua irmã só para descobrir uma cena chocante. O seu cunhado foi assassinado pelo Halloween e o vilão ainda deixou para trás os pequenos robôs-diabretes prontos para explodir assim que ele pisasse ali. Por pouco, ele salva a Betty, coloca ela num lugar mais seguro e parte com tudo pra cima do psicótico Halloween. Tendo a moça como refém, o vilão tem uma vantagem e ainda ameaça matar a moça de um jeito parecido como o da Gwen Stacy. Flash consegue salvar a irmã, mas agora é a Betty quem está em perigo, raptada pelo Toxina.

No apartamento da mãe, Flash não encontra a senhora Thompson. Em contrapartida, é atacado pelo Víbora. Depois de um quebra-pau violento que arrasa todo o andar do prédio, Venom é obrigado a matar o inimigo quebrando o pescoço. Isso amedronta todos os demais residentes do prédio, que gritam para ele sair dali. Flash precisa agora correr contra o tempo para salvar sua Mãe e Betty. É numa igreja da Zona Leste, onde o vilão Mosca já esteve, que Venom encontra sua mãe. Ele não tem piedade desta vez e arranca as asas do nojento trapaceiro até ele revelar onde esconderam a Betty. E então, depois de uma longa tortura, o Moscão acaba revelando o esconderijo do Mestre do Crime.

A maior surpresa, no entanto, ainda estava para ser revelada. Depois de algumas horas no seu cativeiro, Betty é levada para falar com o Mestre do Crime e descobre que ele é ninguém menos que o seu irmão, dado como morto tempos atrás numa das primeiras histórias do Homem-Aranha. Bennet Brant explica para irmã como escapou da morte tempos atrás, porquê decidiu ficar em reclusão todo esse tempo e qual seus planos de se tornar o maioral do crime, seguindo uma tradição de outros Mestres do Crime do passado.

Venom chega no cais do porto onde o Mestre do Crime fica. Não parece estar afim de muita conversa ou brincadeira. Derrota os capangas do vilão um a  um. Primeiro, Megatak. Em seguida o Toxina, não conseguindo salvar o pobre Eddie Brock durante o processo. Por fim, o seu eterno rival, Halloween, que cai num tanque de ácido. O último a tombar é o Mestre do Crime, mas não pelas mãos do Flash. Betty é quem dá o disparo nas suas costas quando o seu vil irmão atacava o Venom com uma arma sônica.

 photo venomremender01.jpg

Na história que se segue, Remender volta a tocar em memórias doídas de Flash com seu pai. As lembranças não são boas. Mostra como um adulto ignorante embruteceu o coração de uma criança sensível. Flash é o típico produto do meio onde cresceu, mas agora tem uma nova chance para mudar. E enquanto tinha essas lembranças, Flash segue sua caça pelas ruas da cidade. A presa é Halloween, que é alguém realmente difícil de se matar, mas dessa vez Flash esta pegando pesado e não vai deixar o bandido escapar. Ele se contém e não o mata, levando para ser encarcerado na balsa. É o fim da primeira grande e enovelada trama da vida do Venom. É também o fim do conturbado relacionamento de Flash com Betty. Também é aqui que acaba a espetacular fase de Rick Remender nos roteiros.

Na história que se segue, Cullen Bunn assume os roteiros e coloca o personagem dentro de uma trama que ele deixou aberto lá das histórias da minissérie Sem Medo, protagonizada pela Valquíria. Venom está indo agora atrás do grupo dissidente da Hidra mesclada com a sociedade Thule. São chamados de MAC ou Ministério de Armamentos Cabalísticos, que vimos sendo formados no final da minissérie.

Para chegar até eles, Venom consegue ajuda de uma repórter chamada Katy Kiernan, do jornal Inquisidor Diário. A dica da moça o leva para um grande casarão onde pessoas estão sendo usadas em experimentos que mesclam ciência e esoterimos para serem futuros hospedeiros de Demônios. Curiosamente, Venom descobre que ele tem mais dons do que aparenta. Durante a batalha com um homem possuído, Flash consegue simplesmente exorcizá-lo.

 photo venomremender01.jpg

As explicações para isso chegam com o surgimento de Damian Hellstorm, o Filho de Satã, homem que traiu os Vingadores durante “Sem Medo”, aliando-se assim a Pecado e seus comparsas. Venom, no entanto, conhece Damian da época que confrontou Coração Negro em Las Vegas. Hellstorm ainda jogava do lado dos bonzinhos e foi o único a notar que Venom foi “marcado” naquele dia. E segundo Damian, foi essa marca que o motivou a mudar de lado.

Sem entender muito, Flash se agita no meio do conflito e sua marca de pentagrama no peito aparece. Com ela, o Simbionte se torna algo mais, assumindo uma forma demoníaca. Sem controle se alimenta de um dos comparsas de Hellstorm e estava pronto para se banquetear de novo quando Flash volta a assumir o controle. No pouco tempo são, o agente Venom foge dali para recuperar o fôlego e tentar entender o que aconteceu.

 photo venomremender01.jpg

A única pessoa que Thompson pensa em recorrer é a repórter bonita que encontrou pouco tempo atrás. Vai parar na porta de Kate pedindo ajuda e ela encontra um ex-padre exorcista que tenta ajudar o Venom. O homem não tem muito sucesso no processo. Ao que parece, o demônio que tomou conta do corpo do Venom não consegue sair pois Flash já havia sido anteriormente marcado. Então, Thompson volta ao controle momentaneamente e sabe que para entende mais sobre aquela embaraçosa situação mística terá que recorrer a Hellstorm.

As pistas levam Thompson ao Zoologico do Bronx, onde descobre mais dos planos de Damian. O Filho de Satan está criando uma horda de Demonios sob seu comando, os chamados Monstros do Terror.  Seus nomes são Gragoa, Lorde Tiki, Verme, Macaco-Gambá e Esfinge. E Venom é mais um possuído que deve entrar nas fileiras de Hellstorm ou ser morto. Agora caçado no Zoologico pelas criaturas, Venom decide uma tática que já usou anteriormente. Ele resolve se aliar aos monstros e reger um motim contra Hellstorm.  As criaturas o atendem, é algo que a marca no seu peito parece conferir a ele. E assim ele derrota e prende Damian.

 photo venomremender01.jpg

Na prisão, Damian Hellstorm finalmente clareia um pouco mais envolvendo os mistérios dessa história. Ao que parece, depois dos eventos em Las Vegas, Mefisto marcou aquele “quarteto” com pentagramas no peito. São marcas como a de Hellstorm. Segundo Damian, Mefisto estaria assim elencando potenciais herdeiros pro seu Inferno quando um dia ele for desposto. Outros Lordes devem estar fazendo o mesmo. Venom não é um demônio, não ainda. Mas como Hellstorm ele poderá a se tornar um dia e ocupar o trono daquele círculo do Inferno. Damian explica que isso o motivou a mudar, pois para vencer um mal maior é necessário por vezes que se empregando o Maior dos Males.

O arco se fecha assim. Os demais Monstros do Terror soltos por aí. Nosso herói ainda possuído mas sabendo que pode controlar o Demonio. E com uma nova parceira, a repórter Katy Kiernan, como coadjuvante. E essa transição entre roteiristas quase não pode se notar. Cullen parece ter pegado bem a jeitão de Remender e, como se viu em Sem Medo, tem um bom timming pra narrativas. Agora, é esperar o próximo arco do nosso herói obscuro, que promete trazer algumas velhas participações especiais.

Coveiro

comments powered by Disqus