segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Vingadores vs X-Men: Consequências de guerra

O grande evento Marvel deste ano, a guerra entre Vingadores e X-Men pelo destino de Esperança Summers, da Fênix e da Terra, acabou. A entidade cósmica aparentemente se desfez, e isso proporcionou o fim do feitiço da Feiticeira Escarlate e o surgimento de novos mutantes, tirando a espécie da extinção. Mas preços altos foram pagos para isso: a confiança entre as duas equipes está mais frágil que nunca. Charles Xavier, o Professor X, foi morto em combate. E Ciclope, outrora líder dos X-Men, foi preso. A história pode ter chegado ao fim, mas, agora, é hora do epílogo.



A última edição de Vingadores vs X-Men no Brasil compila a minissérie Avengers vs X-Men: Consequences, escrita por Kieron Gillen e ilustrada por Tom Raney, Steve Kurth, Scot Eaton, Mark Brooks e Gabriel Hernandez Walta. Apesar de distintas, as artes dos ilustradores não destoam demais umas das outras, exceto pelas de Walta, mantendo uma coerência visual.

Falando sobre a história, o objetivo da minissérie foi mostrar as consequências da saga para as duas equipes em questão. Apesar disso, não esperem por muito destaque para os Vingadores; o foco é mais colocado sobre os X-Men – justo, considerando que a equipe foi muito mais afetada pelos eventos da saga. Mesmo assim, vemos Tony Stark refletindo sobre sua recente descoberta da fé, Pantera Negra declarando sua ex-mulher Tempestade como criminosa de guerra em Wakanda e os X-Men como pessoas não bem vindas em seu país, e o Capitão América tentando convencer Wolverine a descobrir onde estão os fugitivos da Equipe de Extinção para evitar que o governo tome medidas violentas para o “problema mutante”.



Do lado dos X-Men, Esperança tentou brevemente levar a vida de uma adolescente normal, mas acabou abandonando a ideia para procurar seu pai adotivo Cable (que, mesmo tendo instigado na edição 0 o conflito que levou à saga propriamente dito, foi inexplicavelmente esquecido quando a saga começou para valer), desaparecido durante a guerra entre Vingadores e X-Men. Durante a busca, ela encontrou um arrasado Namor, outrora parte do Quinteto Fênix, hoje reduzido a monarca de um império em frangalhos. A busca de Esperança só terminou quando os Vingadores a localizaram e a convenceram a voltar para casa – lá, ela finalmente pôde reencontrar Cable, que garantiu que estará sempre cuidando dela antes de desaparecer.



Tempestade, que saiu com Psylocke da Equipe de Extinção para a Escola Jean Grey, descobriu o paradeiro de Colossus (outro ex-integrante do Quinteto Fênix), vivendo como eremita e dividido entre o pacifismo e a sede de vingança contra sua irmã Magia (que também fez parte do Quinteto). Illyana, aliás, vem fugindo da S.H.I.E.L.D. e dos Vingadores, acompanhada por Magneto e Perigo; um mistério que pairava no ar era como os fugitivos conseguiam escapar de seus esconderijos antes que os Vingadores os encontrassem – no final, descobriu-se que Abigail Brand, comandante da E.S.P.A.D.A., vinha informando-os por considerar que eles ainda seriam as pessoas mais capazes de proteger seu povo (como Brand revela, ela é metade alienígena e metade mutante). Presa em uma área especial, Emma Frost (outra que fez parte do Quinteto) foi visitada por Kitty Pryde (por sinal, em sua única aparição na história central de toda a saga) e, como de costume, alfinetadas voaram de ambos os lados.



Mas o protagonista dessa última parte da saga é Scott Summers, o Ciclope. Preso por seus atos como Fênix Negra, ele foi mandado a um presídio comum cujo diretor não escondia seu preconceito com mutantes, sofreu tentativa de assassinato (momento em que os guardas convenientemente haviam abandonado seus postos), descobriu um colega de cela que teve seu gene mutante ativado ao final da guerra entre Vingadores e X-Men, tirou Wolverine do sério mas não conseguiu esconder dele seus remorsos e medos - e houve até momentos de camaradagem entre os dois. Scott pretendia ficar preso como prisioneiro político a fugir e ser visto como criminoso, mas após ver Jake (o colega de cela mutante) ser assassinado por outros presidiários apenas por ser mutante, Ciclope se revoltou, chamou Magneto, Magia e Perigo (revelando que podia ter fugido a qualquer momento) e colocou o presídio abaixo de forma radical.



Ao chegar ao que sobrou do local, Wolverine encontra uma carta de seu ex-colega observando aquilo que os leitores já tinham observado há algum tempo: os dois trocaram de posição quanto ao modo de agir. Antes, Scott buscava ser o melhor homem possível e Logan tinha a postura de fazer o que precisasse ser feito, não importavam os motivos. Hoje, os dois trocaram de posição: Wolverine agora dirige uma escola para jovens mutantes, integra os Vingadores e tem uma preocupação maior com seus métodos; Ciclope, por sua vez, decidiu abandonar de vez a imagem pública de herói e ser um revolucionário para a causa mutante, com Magneto e Magia (Perigo partiu após o resgate de Scott).

Na última cena da minissérie, Magneto comenta que as coisas mudaram. Scott responde que ele e seu “novo velho” grupo hoje são odiados, temidos e que irão proteger o mundo... então, será que algo realmente mudou? A pergunta fica no ar; a resposta, esta virá (ou não) agora, na nova era da Casa das Ideias batizada como Nova Marvel. Até lá!

comments powered by Disqus