quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Wolverine e os X-Men: De Pernambuco para o Mundo

 photo sharkgirl01.jpg

Foi cerca de um ano atrás, que nós do site Marvel616, fomos os primeiros a divulgar aqui no Brasil que mais uma personagem brasileira entrava no hall de heróis da Marvel. Com o advento de novos mutantes surgindo após a saga Vingadores vs X-men, vários pontinhos surgiram em cerebra por todo o globo. E que surpresa saber que um deles estava lá brilhando na praia de Boa Viagem, no Recife. E essa história finalmente chega ao Brasil, publicada na edição 1 de Wolverine desta nova etapa na Nova Marvel.

Iara dos Santos surge com uma baita fome comendo peixe cru num barco de pesca nas águas da costa do Recife. Ou melhor, com uma baita “larica”, já que a Panini fez questão de não esconder o sotaque da terrinha colocando as falas da moça com “vixe”, “leso” e outras expressões peculiares nordestinas. Acuado pelos pescadores e ao descobrir barbatas de tubarão capturadas ilegalmente, ela ativa pela primeira vez seus dons e se torna a Garota-Tubarão.

 photo sharkgirl01.jpg

Muito mais tarde, cheia de dúvidas e admirando o nascer do sol, a pernambucana recebe a visita do Anjo, o X-men fundador que passou por tantas mudanças, perdeu memórias recentemente e que agora se incumbiu da missão de ajudar outros jovens e novos mutantes confusos. A principio, ele assusta um pouco a moça, que o ataca involuntariamente, mas depois decide escutar o que ele tem a dizer.

Todavia, Mística e o novo Samurai de Prata também estão no encalço da garota, e dispostos a fazer qualquer coisa pra levá-la. É nesse momento que a Garota Tubarão decide tomar uma decisão - ajudar o tal Anjo a derrotar os vilões e aceitar o convite para participar da escola Jean Grey. É um novo começo para a moça, aceitar pela primeira vez fazer parte de uma família e ter a oportunidade de aprender mais sobre seus novos poderes.

 photo sharkgirl01.jpg

E a caça por novos mutantes não se detém apenas por aqui. Enquanto tudo isso acontecia, um garoto meio-humano e meio-lagostim é escalado pelo que parece ser uma nova formação do Clube do Inferno.
 

Roteirizado por Jason Aaron, essa história foi desenhada por Steve Sanders (os creditos não estão na revista), que substituiu temporariamente o artista regular, Nick Bradshaw. A titulo de curiosidade, conversei com Sanders via Twitter na época e contei minha empolgação de ver minha cidade sendo retratada numa revista Marvel. O cara foi bem atencioso e grato pelos elogios, explicou que pegou algumas referencias visuais pra retratar o porto do Recife e a praia (coisa que dá pra realmente notar ao ver os quadros da história) e disse que apesar de ele ter desenhado a história, os creditos da criação da personagem ficam por conta de Aaron Bradshaw. Também conversei com Nick Bradshaw, que é canadense, tempos depois e que também ficou feliz com a receptividade da personagem. Afinal, quem não lembra em quantos jornais de papel e TV a matéria saiu na época?

Coveiro

PS: Curiosamente, a capa da edição desenhada por Bradshaw retratava o Rio de Janeiro, um erro meio comum ao generalizar nosso pais. Veja clicando aqui.

comments powered by Disqus