Guardiões da Galáxia vol.2

Entre na dança e veja o que achamos do filme!

MANTIS

Conheça a versão dos quadrinhos dessa misteriosa personagem que chega aos cinemas

Classicos de Logan

Mutação em Debate revisita as histórias do baixinho canadense

THOR: RAGNAROK

Deus do Trovão e Golias Verde voltam a se encarar em Novembro

Inumanos vs X-Men

Mutação em Debate discute o fim da minissérie

LEGIÃO

FOX surpreende em sua primeira série Mutante. Veja o que achamos de Legião.

Cabeça de Teia nos cinemas

Homem-Aranha de volta a Marvel

DEFENSORES

Saiba as novidades da série do ano pelo Netflix

Conheça os Inumanos

Os seres mais misteriosos do universo ganham um seriado de luxo

PUNHO DE FERRO

O que achamos da nova série da Marvel no Netflix?

terça-feira, 30 de abril de 2013

Esculturas de brasileiro nas filmagens de Espetacular Homem-Aranha 2

 photo spider01.jpg

Seria uma cena típica e simples dos sets de filmagem da sequência do Espetacular Homem-Aranha em uma feira de arte para nós, brasileiros, se não fosse alguns detalhes em seu cenário. Peças de argila retratando personagens do cotidiano underground que foram feitas por um brasileiro deram um toque mais que especial ao lugar.

 photo spider01.jpg

Fernando Carpaneda é um artista plástico brasiliense radicado em Nova York há mais de 15 anos e que acabou recebendo um convite especial para ter suas peças ilustradas nas filmagens do novo filme do Aracnídeo. Serão cerca de sete esculturas, que variam entre 8 a 30 centímetros de altura, referentes a personagens do dia a dia urbano espalhados nessa feira, montada no Union Square, onde foram gravadas as cenas. Em reportagem a revista Época, Fernando explicou como recebeu a proposta:

“Fui convidado pela Columbia Pictures (Sony) para participar de uma cena no filme com minhas esculturas. Um dos atores do filme que me conhece enviou o link do meu site para a produção da Columbia e eles entraram em contato” disse o ator. Além da imagem acima, destacando as peças, outras mostrando parte das gravações foram disponibilizadas em seu site pessoal, que você pode ver clicando aqui!

O filme tem data de estréia para 2 de Maio de 2014. Além de Andrew Garfield (Peter Parker) e Emma Stone (Gwen Stacy), teremos Jamie Foxx (Electro), Paul Giamatti (Rino), Shailene Woodley (Mary Jane), Sally Field (Tia May) e Colm Feore. Marc Webb mais uma vez está na direção.

Coveiro

PS: Agradecimentos ao Murilo Costa Oliveira por nos enviar a pauta desta matéria.

Novos e incríveis posteres com artes de Homem de Ferro 3

 photo IRON_MAN_46-X-100-CM-BANNER.jpg

Aproveitando a esteira do lançamento do filme, muitas lojas e artistas começam a disponibilizar venda limitada de posters relacionado a temática de Homem de Ferro 3. Separamos três deles a seguir (um quarto é apenas uma variação de colorização), feito por artistas diferentes. Confira e enxugue a baba depois:

 photo GX39gFI.jpg

 photo 3-233ca078be.jpg

 photo 2-9d07b4b169.jpg
 photo 1-fe6c237a59.jpg

O primeiro poster, que é meu preferido, feito por Paolo Rivera, simula a capa daqueles livros policiais antigos cheio de suspense, o que é bem apropriado para o tema deste terceiro filme. Ele foi confeccionado pela Entertainment Week e a Disney para ser distribuido no Cape Town Film Festival, nesta quinta-feira para as primeiras exibições do filme nos EUA. O segundo foi obra da Phantom City Creative e tem uma pintura especial que brilha no escuro. Os dois últimos são do artista Martin Ansin, só que com uma diferença tênue de colorização. 

O Homem de Ferro 3, que estreiou nesta última sexta-feira no Brasil, fez inúmeros recordes internacionalmente, mas o mais esperado, o lançamento nos EUA, é que deve indicar o quão promissor o filme será.

Coveiro

Lego Marvel Super Heroes ganha trailer

LEGO Marvel Super Heroes

Direto ao ponto. Temos anunciado sobre as novidades sobre o iminente lançamento do game LEGO MARVEL SUPER HEROES, que tem lançamento previsto para a segunda metade do ano. Hoje o site Comic Book Resources lançou um trailler do jogo, mostrando indício da presença de ninguém menos que o devorador de mundos: Galactus! Confira a seguir.

E a Viúva Negra faz sua primeira vítima


As filmagens do novo filme do Capitão América estão em andamento e bla bla bla... Agora podemos pular a introdução, pois tudo o que você precisa saber é que esse é um post com muitas fotos da Scarlett Johansson (tem também o Chris Evans e o Samuel L. Jackson, mas isso não vem ao caso)...

Don Cheadle fala sobre Homem de Ferro 3

Homem de Ferro 3

Enquanto o Homem de Ferro 3 vai galgando espaço nos cinemas pelo mundo, surpreendendo a todos ao bater até mesmo Os Vingadores em alguns lugares, nós vamos postando aqui mais curiosidades do filme. Desta vez, continuando a sequência de entrevistas dos atores, temos Don Cheadle falando sobre sua participação no filme. Confira na íntegra o que o site Flicks and Bits conseguiu:

Você pode falar um pouco sobre o Rhodey em 'Homem de Ferro 3'? Ele é muito mais central neste filme, e seu relacionamento com Tony Stark parece ter aprofundado.

Don Cheadle: Em 'Homem de Ferro 3 ", com Tony e Rhodey, agora temos um tipo de setor super-herói privado e do setor público. Rhodey tem feito trabalhos para o governo, e agora ele tem que ir junto com Tony como o Patriota de Ferro, mais uma vez para enfrentar esta nova ameaça. Quando encontramos Rhodey em 'Homem de Ferro 3', ele está um pouco mais envolvido em seu trabalho como um coronel do exército. Além disso, ele tem muito mais a fazer neste filme. E, para mim, é muito bom estar em um filme que tem muita ação e ser capaz de ser uma parte da ação. Então, isso é ótimo.

Mas sim, o relacionamento entre Tony e Rhodey está se aprofundando e estamos vendo mais de um vislumbre do que cada um destes homens são e quais os desafios que enfrentam nestes lugares em que estão - e que ambos têm alguma ambivalência. Eu estava muito feliz ao ler o roteiro e ver isso.

E o mundo mudou desde 'Homem de Ferro 2 ", considerando todas as peripécias estranhas que aconteceram em' Os Vingadores '.

Don Cheadle: Sim. (risos), um monte de maluquices. Neste filme, revisitamos esses caras ao falar quando o céu se abriu e aliens saíram (risos). Agora é sobre nós, nos juntarmos e lidarmos com as forças que estão neste planeta. É apenas um pouco demais para nós e nós gastamos muito tempo fora das armaduras detonando por aí, de modo que foi divertido. Acho que as pessoas vão adorar isso.

Como você se viu nesse elemento, sendo mais envolvido fisicamente?

Don Cheadle: O trabalho de dublê foi um desafio, mas não era algo necessariamente insuperável. Eu me divertir um monte fazendo isso. Eu sou um ator bem mais físico, de modo que é algo que eu deveria seguir mais a frente também com isso - e eu sempre faço (risos). Eu fiz algumas cenas em fios, corri bastante por aí, um monte de salto - que teve uma explosão. Eu acho que eu me divertir bastante (risos).


 photo armor14_zps6176d603.jpg

Este Universo Marvel Cinemático parece estar indo de vento em popa. A que você atribui isso?

Don Cheadle: Para mim, o sucesso dos filmes da Marvel se baseia não apenas em toda a mitologia que se passa antes nas histórias em quadrinhos e os personagens que as pessoas têm crescido vendo há 50 anos ou mais, mas a maneira que Marvel é  intricadamente monta sua trama de histórias e as pessoas mostram-se enlinhadas nessas outras histórias. E como depois de cada filme, há um ponto de partida, onde a linha seguinte de outra história pode ser conectada. Eles são inteligentes sobre como fazer você seguir para a próxima coisa, e há uma excitação que é gerada para o próximo filme e como ele vai ser contado. Eles são muito inteligente sobre esse assunto. E eu também acho que há um genuíno sentido de humor nisso e por isso não é levado muito a sério, não é tão precioso que não pode ser maleável e empurrado e puxado. Então, eu acho que também é muito divertido e dá ao público um monte de portas a serem abertas. Eles sabem que vai ser um passeio divertido. Não é segredo nenhum.

'Homem de Ferro 3' marca a segunda vez que você trabalha com Robert Downey Jr. como Tony Stark / Homem de Ferro. Como é a dinâmica entre vocês dois agora? Há muita brincadeira nestes filmes?

Don Cheadle: Há apenas algumas vezes em que um casamento entre um personagem e um ator que... por algum motivo não-distintos, funciona. Mas eu acho que quando você lê os quadrinhos, você pode ver que o mesmo tipo de atitude arrogante, rebelde e playboy só casaria assim com Robert. Nós todos sabemos quem Robert foi e quem ele é agora, não é como nenhum estranho para os aspectos de Tony. Então eu acho que há um casamento perfeito de um ator com uma compreensão de como é essa dinâmica do personagem.

Quando você trabalha com um outro ator como é o Robert, que promove tanta diversão apenas chegando com ela no dia a dia e que está sempre aberto a tudo, a brincadeira sempre acontece, especialmente quando você está aberto a ela e é alimentada e apoiada a partir do seu diretor e dos produtores e de todos no set. Estamos todos tão pronto para isso. Nós dois nos divertimos muito, e eu acho que é onde você realmente começa a ver uma amizade que acontece fora da tela ser realizadas na tela. e isso é bom. Uma vez que estamos filmando de verdade, essas coisas têm sido geralmente bloqueadas porque é algo muito técnico desta vez, mas é um processo divertido.

 photo armor02_zpsa92376b7.jpg

Você começa a usar um a armadura nova em 'Homem de Ferro 3'. Qual foi o seu pensamento inicial quando viu o Patriota de Ferro?

Don Cheadle: Eu pensei: "Uau, essa coisa parece pesada", e eu não estava errado (risos). Mas, brincadeiras à parte, é muito bom ver essas diferentes interações do personagem e fundamentalmente ainda abordar quem ele é realmente e como é que ele marcará, além do que a armadura é e a cor que o projeto representa. Isso é realmente o que nós estamos tentando dar vida. Em 'Homem de Ferro 3', o Máquina de Combate foi repintado como Patriota de Ferro, mas ele ainda funciona da mesma forma, não é apenas uma pintura diferente. Tony brinca com o Rhodey um pouco sobre isso (risos). Mas foi muito divertido, nos dá a oportunidade de continuar a empurrar a coisa pra frente, você sabe?

Nós já publicamos aqui uma entrevista com Ben Kingsley, que viveu o Mandarim nos cinemas. A próxima será com o próprio Robert Downey Jr. Fiquem de olho.

Coveiro

Mensagens subliminares dos próximos filmes em Homem de Ferro 3?

Homem de Ferro 3

Como todo mundo já sabe, os filmes da Marvel costumeiramente deixam ao longo da história algumas mensagens subliminares de seus futuros projetos. E Homem de Ferro 3 não foi diferente! Duas pequenas cenas podem ser interpretadas como alusões diretas a Guardiões da Galáxia e Homem-Formiga. Piscou e não viu? Então, veja! Com exclusividade em primeira mão para o nosso site.

Após terminar a edição do nosso podcast, estava lá eu divagando pelos inúmeros comentários do polêmico filme, quando um de nosso leitores, entrou em contato comigo com um email e fotos do seu surpreedente achado.  Segue na íntegra a mensagem, de Pedro Junior:

“Ola, fãs do Universo Marvel.

Fui assistir no Sábado o filme do Homem de ferro 3 e prestei bastante atenção. Quase não pisquei, pois não queria perder nenhum lance do filme. A Marvel de costume faz aqueles jogo de marketing de filmes futuros eu estou enviando 2 fotos de cenas do filme Homem de Ferro 3. Uma é o saco de que seria um inseticida com a foto de uma formiga e outra que acontece no final quando Tony presenteia o garoto que o ajudou ao longo do filme.”

Homem de Ferro 3

Essa é uma das cenas finais,  que realmente chama atenção deste objeto, pequeno modelo de um planetário, deixado por Tony Stark para o garoto Harley.

Homem de Ferro 3


Já está outra pode ter passada desapercebida pra muitos, durante a cena do supermercado, mas o “mata-formigas” não é lá um objeto tão a toa para estar na listinha de compras do Tony, não?

Bom, taí o resultado dos olhos de água de Pedro Junior, que realmente soube aproveitar o filme e tirar ainda mais proveito do que ele é. E fico muito grato por ter recebido isso em primeira mão (e pelo privilégio de permitir publicar antes de outros). E acho que se formos olhar com mais atenção o filme, não me surpreenderia em achar muito mais. Bom, em breve, vou repetir a dose.

O Pedro também ajudou a gente em algumas imagens importantes para a discussão do nosso podcast Por sinal, já ouviu? Clique aqui!

Coveiro

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Inominata 616 #039 - Eu sou Tony Stark


E finalmente o filme do Homem de Ferro 3 estreia no Brasil. Ou seria este o filme de Tony Stark? Muita polêmica rodeia o fim da trilogia do Homem de Ferro, o que criou uma verdadeira cisão entre os fãs. Em meio a essa grande discussão, a equipe do Marvel 616 se reúne na árdua tarefa de esmiuçar os detalhes do filme, lembrar referências e chegar a um consenso sobre o filme.

Nesse programa temos um time de ouro, os fundadores Coveiro e João, juntamente com os redatores Jeferson, Kinhu e Paulo Artur, para explicar no primeiro bloco alguns detalhes do filme que podem ter passado desapercebido para a maioria, incluindo teorias mirabolantes envolvendo a participação obscura da Roxxon e de "criação do inimigo" norte-americano. Já no segundo bloco, temos cinco convidados do site dando sua opinião geral sobre o filme, a polêmica ao redor do Mandarim e o futuro do personagem.

Qual a relação de Pepper Potts com uma famosa X-woman? Qual a influência da Disney em Homem de Ferro3... e no Batman? O que o Charizard faz no filme? E temos mais referência de Fin Fang Foom do filme do que podíamos esperar?



Duração: 115min



Player Alternativo:


Links do programa:

Comercial com a Pepper vestindo a armadura
Clipe com o Mandarim
Fotos da Premiere pelo mundo
Fotos da Premiere em Los Angeles
O vilão desde o primeiro filme?
Primeira Referencia ao Fin Fang Foom?
Segunda Referência ao Fin Fang Foom?
Entrevista com Ben Kingsley sobre o Mandarin
Crítica do Ambrosia sobre Homem de Ferro 3
Bilheteria de estreia internacional do Homem de Ferro 3


Outros Podcasts Relacionados:
Inominata 616 #36 - Os Cinquentas Anos do Homem de Ferro
Inominata 616 #27 - O Espetacular Homem-Aranha
Inominata 616 #22 - O Filme mais Poderoso da Terra
Inominata 616 #11 - O barra limpa, o grande Thor
Inominata 616 #08 - É lenha pura: Homem de Ferro!

Para baixar em mp3, clique aqui!

Coveiro

Obs: Agradecimentos ao leitor Pedro Junior pelo auxílio nas imagens de referência.

C2E2: Deadpool

Informações Inéditas no Brasil e nos EUA!!


Durante a C2E2, em Chicago, nesse último final de semana, foram revelados os detalhes de um arco futuro de Deadpool, que contará com  a presença de heróis importantes do Universo Marvel. Confira!

Os escritores Gerry Duggan e Brian Posehn terão a companhia do artista Declan Shalvey e da colorista Jordie Bellaire no arco "The Good, The Bad and The Ugly" ("O Bom, o Mau e o Feio", em tradução literal), que estreia em agosto. Na história, o Mercenário Tagarela precisará se juntar ao Capitão América e a Wolverine para resolver um mistério relacionado ao Programa Arma Extra.


O plot está totalmente  ligado ao final do arco atual de histórias de Deadpool, que começa na edição #8. Haverá um mistério relacionado a algo por que Wade está passando, sendo tratado como um animal em uma espécie de documentário. Será apresentado um personagem novo, sem poderes, que tem motivações pessoais e profissionais para se interessar por Wade e pela ligação de Deadpool com o Programa Arma Extra.

Duggan disse que o arco não terá elementos sobrenaturais, como as primeiras histórias do título, mas será bem mais sinistro. Ele contou que Deadpool logo perceberá que Steve é o "bom", Logan é o "mau" e Wade é o "feio" no nome do arco. Há também um certo paralelo com os filmes de Jason Bourne.

Além disso, o escritor confirmou que a Agente Preston continua dividindo espaço na cabeça dele, mas ela e Wade combinaram que manterão em segredo isso.

The Good, the Bad and the Ugly começa em Deadpool #13.

Veremos o Thanos apenas em "Os Vingadores 3"?



Com a cena pós-créditos do filme dos Vingadores mostrando o Thanos, todos tiveram a certeza de que o Titã Louco seria o grande vilão de "Os Vingadores 2", mas em uma rápida entrevista ao Desde Hollywood durante a estreia de "Homem de Ferro 3", o roteirista e diretor Josh Whedon deixou no ar a possibilidade de vermos o vilão apenas no terceiro filme do grupo de heróis. Confira o que Whedon disse sobre esse assunto e também sobre a presença de Robert Downey Jr. no próximo filme dos Vingadores...

Nova saga cósmica da Marvel ganha poster

*ATENÇÃO! INFORMAÇÕES INÉDITAS NO BRASIL E EUA!


Nova saga cósmica da Marvel, chamada simplesmente de Infinity, e que tem como equipe criativa Jonathan Hickman, Jim Cheung, Jerome Opena e Dustin Weaver, acaba de ganhar um belo poster desenhado pelo aclamado Mark Djurdjervic. Na imagem, já dá pra ter uma idéia de que personagens estarão envolvidos ai. Espiem só:


A minissérie "Infinity" começa em Agosto nos EUA e terá seis edições.

Coveiro

C2E2: Jogadores, Mercenários e Deuses

* ATENÇÃO! INFORMAÇÕES INÉDITAS NO BRASIL E EUA!

 
A Marvel Now já completou um semestre desde seu começo lá nos EUA e suas sagas que estão a pleno vapor começam a se concluir. Novos planos se desenham pro segundo semestre e temos até a troca de um roteirista. Saibam mais do futuro da Arena de Vingadores, Thunderbolts e Thor que foi revelado na C2E2 lendo a seguir:

Uma das revelações da Convenção de Chicago é a declaração de Dennis Hopeless de que sua história em Avengers Arena estará se encaminhando para um climax a partir da edição 14. Ao comparar com um videogame, o roteirista diz que os personagens sobreviventes estaráo chegando ao "Boss Level", ou numa tradução típica de Gamers, "Estágio do Chefão de fase"! OU seja, encararão o próprio Arcade. Contudo, o roteirista ainda afirma que eles ainda estarão competindo pela própria sobrevivência e que o mais importante na revista são as marcas deixadas pelas atitudes que cada um tomou numa situação desesperadora como essa. Algumas pessoas não sairão lá do mesmo jeito.


Capa por Mike Deodato Jr

Capa por Matthew Waite

Outra notícia da convenção são os planos de Charles Soule, roteirista que toma o lugar de Daniel Way nos Thunderbolts, a partir da edição 14 do grupo, já no segundo semestre. E de cara, apesar de adorar os atuais membros, o novo escritor anuncia que se interessa bastante pelas formações anteriores do grupo. Ou seja, fãs de membros clássicos podem já supor eles não mais serão esquecidos. Contudo, ele alerta que o time não deve mudar e que continuará a partir dos planos que o seu antecessor começou. Ou seja, um quinteto de mercenários fazendo o que for preciso de um jeito lá não muito certo para dar fim ao submundo do crime.

Capa por Julian Totino Tedesco

Já na revista do Thor: God of Thunder, após a conclucsão da saga Godbomb, teremos uma trama com o vilão do próximo filme, Malekith, o escritor Jason Aaron voltará a se reunir com seu parceiro de muitas histórias, Jason Aaron, no arco "The Accursed". O nome é mais que justificado. Nele, além do vilão, veremos uma épica reunião do Deus do Trovão com seus estimados amigos, os Três Guerreiros. Malekith voltará (como de praxe quando algum personagem está próximo de aparecer nos filmes da Marvel), mas isso não significa que será uma história similar a do filme. Aaron aponta que ele não será tão bem aceito agora pelos demais Elfos Negros, ao mesmo tempo em que o próprio vilão desgosta da maneira como seu povo ficou fraco e submisso aos Asgardianos. Ele estará contra seu próprio povo. E no meio entre eles, nossos heróis.

Capa de Ron Garney

Jason Aaron levantou uma questão interessante numa das entrevistas sobre o próximo arco e disse que para uma história "medieval" e "épica", faltava a Thor um mapa. Toda história nesse estilo deve ter um bom mapa pros leitores acompanharem e prometeu que ao final deste arco, todo leitor estará muito bem situado sobre as "posições" dos Nove Reinos - Asgard, Midgard, Jotunheim, Muspelheim, Alfheim, Vanaheim, Nidavellir, Svartalfheim e Hel. A idéia é de fato fantástica. E Aaron está deixando Thor cada vez mais com ares de Game of Thrones.

Nada de espetacular nessas notícias, principalmente quando comparado ao que tivemos aí em X-Men e no Homem-Aranha. Mas acho que valeu estar atualizado sobre os seguimentos de alguns roteiristas... e do novo que assume Tbolts.

Coveiro

E o Aranha encontra o Electro...



Nas últimas semanas, várias fotos dos bastidores de "O Espetacular Homem-Aranha 2" foram divulgadas e já pudemos ver cenas com Gwen Stacy, Mary Jane, Electro e o herói do filme com seu "novo" uniforme que agradou a maioria dos fãs. O que temos agora são as primeiras imagens do Aranha (Andrew Garfield) encontrando o vilão Electro (Jamie Foxx). Confira...

C2E2: E o 2099 dá sinais de volta lá fora!

*ATENÇÃO! INFORMAÇÕES INÉDITAS NO BRASIL E EUA!



Se você que é fã do Homem-Aranha 2099 enlouqueceu com a publicação surpresa da Panini, que tal saber que a qualquer Miguel O'Hara já tem data certa pra voltar lá nos EUA! É isso mesmo. Ainda em 2013, veremos a versão mais hardcore de Homem-Aranha do Futuro de volta!

A notícia foi dada este final de semana na Convenção de Chicago, a C2E2, em que foi anunciado que na edição 17 de Superior Spider-man, que sai em Setembro por lá, Dan Slott e Ryan Stegman trarão o personagem a nossa continuidade. Mas como será isso?


A arte de divulgação é de ninguém menos que Olivier Coipel.

O roteirista Dan Slott faz mistério, mas diz que as pistas estão todas espalhadas durante sua fase "Big Time" em Amazing Spider-man que acontece antes da atual Superior Spider-man. Slott se diz grande admirador da linha 2099 e ressalta como o herói ainda é popular e estrelou nada menos que dois games recentes do Homem-Aranha.

Durante a divulgação, ressalta que será de fato um encontro cara a cara, sem detalhar como e onde isso ocorrerá, mas afimar que "tudo será culpa do Homem-Aranha". Sem explicar o que isso significa, diz ainda que teremos um membro da família Osborn envolvido nisto, mas talvez não seja exatamente quem o pessoal pense que é. Seria a volta de Norman Osborn, algo que vem sendo trabalhado desde a edição 4 de Superior Spider-man?

Slott ainda ressalta que esse seria o segundo encontro entre realidades em pouco tempo, já que não faz muito mais que um ano que Brian Michael Bendis escreveu Spider-Men, o encontro fatídico entre Peter Parker 616 e sua nova versão Ultimate, Miles Morales. Além disso, quem leu a notícia ontem sobre a Guerra do Átomo sabe que o que não falta em 2013 são choques entre realidades e versões futuras. O que diabos isso vai significar a longo prazo?

Coveiro

Vingadores vs X-Men 01: A defesa dos lados

VVX

Os primeiros sinais da vinda da Fênix para a Terra já apareceram lá, na edição 0 da minissérie. Primeiro, o retorno de Cable, ensandecido e fazendo tudo que podia e se voltando contra todos para que sua “filha”, a Messias mutante, cumprisse seu destino. O mutante acabou em coma, sem muitas respostas para os futuros eventos. Mas a Fênix continuava a caminho e, como vimos na mesma edição, um membro da Tropa Nova tentava alertar todos em seu caminho. E é com isso que começamos a maior saga dos últimos tempos, Vingadores vs X-Men.

Nas páginas da primeira edição, o ritmo de terror iminente se mantém. Em algum lugar do espaço, a Fênix surge com todo seu furor e consome um planeta inteiro. Nada sobra em seu caminho. Na Terra, a equipe principal de Vingadores é surpreendida por um objeto desconhecido caindo do espaço sideral e acertando um avião em pleno vôo. Rapidamente o grupo age, salva os tripulantes e civis que estavam no ponto de impacto. E, para surpresa de muitos, o tal “ovni” era nada menos do que um Nova. Não o Rider, mas o mesmo membro que vimos na edição 0.

VVX

Passando o foco da narrativa para o outro lado que interessa desta história, vamos direto para Utopia. Lá, Ciclope está treinando de forma bastante pesada a Esperança. Provavelmente, depois de testemunhar uma manifestação da força Fênix na menina logo após o incidente com seu filho, Cable, o Líder mutante quer a todo custo garantir que a menina esteja dura o suficiente para suportar o fardo da força cósmica. Ao longe, Magneto e Emma observam tudo e questionam o atual comportamento abrupto de Scott Summers. E então, são pegos de surpresa. Tensionada pela rigidez com que o líder mutante a tratava, Esperança se descontrola e lança uma fagulha da Força Fênix contra ele.  É o suficiente para Ciclope ser jogado longe e se aquietar por um momento.

VVX

Do outro lado do país, Steve Rogers e Tony Stark, respectivamente o Capitão América e o Homem de Ferro, tinham uma reunião com o presidente dos EUA. Lá, eles revelavam o incidente com o Nova e explicavam sobre os traços de energia no corpo do rapaz que levavam a crer que se tratava de algo relacionado a Força Fênix e que uma equipe já estava sendo mandada pro espaço para investigar. Então, como que confirmando as sugestões de Tony, um alarme no computador toca e denuncia que a ameaça já estava por perto. Em Utopia.

VVX

Antes de partir para a ilha, Steve Rogers tem uma conversa franca com Wolverine. O mutante canadense parece não gostar muito do andamento da conversa, mas não demonstra surpresa. Confirma tudo que Steve trouxe para ele e conta a história da Messias Mutante. Alerta ao Capitão que Scott não será amistoso quanto ao assunto e que sua escola será colocada fora da questão. Sua participação como Vingador, no entanto, é mais que requisitada.

Em Utopia, Ciclope tem uma reunião com seu “Time de Extinção”. Ele lamenta a situação mutante, como chegaram quase a extinção de forma não natural e que a verdade é que eles seriam o próximo passo. Todavia, a chance de reverter isso com o poder bruto da Fênix poderia mudar o cenário. Magneto é o primeiro a levantar a voz contra, dizendo que o discurso de Summers lembra como ele mesmo pensava no passado. Colossus o lembra de que a Fênix traz destruição e morte, mas Ciclope acredita que também há renascimento. Por fim, Emma acha que a decisão final deveria caber a menina.

Contudo, antes da conversa acabar, surge uma visita nem um  pouco inesperada. Ciclope desce até a praia e vai ter seu primeiro confronto com o Capitão América. Steve não perde tempo em dizer o porquê de estar ali e diz que precisa levar a menina Esperança por acreditar que a Força Fênix esteja atrás dela. Mostrando um certo recalque do Capitão ter se dirigido a Wolverine antes de tratar com ele, Scott fala que como sendo uma mutante, a questão será tratada entre eles. Ela fica. E explica para o Capitão sua teoria de que a força cósmica possa vir em busca da sua hospedeira para trazer o renascimento da combalida raça mutante.

VVX

O Capitão percebe que Scott não cederá fácil e o acusa de estar envolvido demais com a situação para tomar uma decisão sensata, como um líder de fato tomaria. Scott devolve a questão dizendo que o Capitão e seus Vingadores nunca se envolveram na questão deles, o colocavam no lado marginal dos super-heróis. E só vinha até eles quando precisava. Nitidamente, o nível de agitação da conversa aumenta. Até Namor se diverte vendo dois de seus amigos e outrora líderes perderem a linha.

Em uma última tentativa, o Capitão América aceita que eles discutam melhor a questão depois, mas que agora é preciso levar a criança Esperança dali o quanto a Terra estava a salvo. Scott endurece a conversa e apenas pede para o Capitão sair de Utopia. Colocando no mesmo tom, Rogers diz que não está ali “pedindo”, mas sim, “ordenando” que a garota venha com ele. É o suficiente para que Summers corte as palavras e responda com uma agressão. Dispara seus raios ópticos e o máximo que Steve consegue fazer é usar o seu escudo para se defender.
VVX


E então, o modo de camuflagem de um gigantesco aeroportaviões é desligado e revela algo já esperado. Lá estão duas equipes de Vingadores prontas para cumprir o pedido do Capitão e tirar Esperança da li. Scott grita para Emma levar a menina dali, a decisão agora não mais cabe a ela. Os Vingadores descem para tomar a praia. Os X-Men juntam forças para empurrar eles de volta para fora da ilha. Começa a Guerra.

VVX

Ao traço de Romitinha, vemos o que é até os dias de hoje o maior combate que já ocorreu entre os dois grupos, um verdadeiro exército de superpoderes de cada lado. Alguns combates ali são surpreedentes até. Tchalla e Ororo, hoje marido e mulher, colocados de lados opostos. Pietro se junta ao Vingadores e mais uma vez vai contra o pai. Stephen Strange e Magia vão até o limbo expandindo a dimensão daquele combate. Mas o grande conflito ali é entre os dois líderes. Eles continuam debatendo sobre seus lados. A ação do Capitão foi desnecessariamente autoritária trazendo já seus Vingadores para lá? Ciclope não estaria arriscando a vida de todos ali em prol de sua crença? Tudo não seria diferente se o Capitão não tivesse ido antes conversar com Ciclope ao invés de ir até Wolverine?

Durante o combate a situação começa a se desenhar favorável para o lado dos Vingadores, mas não demora muito para todos perceberem ali a falta de um certo personagem que provavelmente foi tomar a decisão mais importante daquele ‘jogo’.  Wolverine, acompanhado do Homem-Aranha, já estava no interior dos aposentos de Utopia quando topa com Esperança. A menina já havia derrubado os outros meninos, estava pronta para partir dali. Seu corpo está cada vez mais sensibilizado com a chegada da Fênix. E não há esforço algum dela para derrubar Logan.

VVX

Vingadores e X-Men chegam tarde demais ali. Encontram apenas todos no chão e descobrem que Esperança agora é uma foragida. O destino de Humanos e Mutantes agora está em outro lugar, ignorado. E no espaço, uma outra equipe de Vingadores se prepara deter ao máximo possível a vinda da poderosa força cósmica.

Assim acaba a primeira parte de Vingadores vs X-Men, que já coloca bem pontuado as principais questões de cada lado. No Brasil, além das duas primeiras edições da minissérie que saiu lá de forma quinzenal, temos também acompanhando o especial “Versus 1”, que traz as lutas em separado de personagens de cada lado, para o bel prazer dos fãs mais agitados. Aqui, temos Magneto versus Homem de Ferro, seguido de Namor versus Coisa. Quem vencerá? Deixo o resultado disto para vocês discutirem nos comentários já que aqui só me interessa mesmo os belos desenhos de Adam Kubert.

Agora, vamos mastigar um pouco melhor essa edição, a primeira da saga que muitos irão criticar a qualidade depois. Chega até a ser difícil tentar ser imparcial aqui já que, dentre a gama de roteiristas que compões toda essa minissérie, é justamente o Bendis quem dá o argumento inicial. Todavia, como é bem conhecido pelos seus inteligentes diálogos, o autor conseguiu muito bem colocar pontos interessantes em ambos os lados.

 Se por um lado, é bem lógico que a salvação de todos supere e englobe a questão de um grupo só, vale ressaltar que este grupo, no caso, os X-Men, sempre foram colocados alheios as questões dentre os heróis, sempre marginais. Mesmo existindo uma ou outra vez mutantes entre suas fileiras, os Vingadores ostentavam um posto imaculado dentre os grandes, que sobrepunha ao que cada membro foi outrora, seja um vilão, um alien, seja um mutante. Quase nunca chegaram a tomar uma posição sobre essa questão, que até onde sabemos, chegou até mesmo a por o país em pé de guerra dentro do Universo Marvel. Ciclope acusa o Capitão disto, no qual, ele automaticamente defende-se dizendo que foi em sinal de respeito a “comunidade”. Todavia, esse respeito só é mantido até os problemas começarem a “bater na porta” dos outros. E uma questão como essa, da Fênix, é de fato um Questão de importância nacional, ou melhor, internacional.

VVX

Paralelamente, percebe-se que o líder dos X-Men já alcançou ao máximo o limiar de tensão. Provavelmente acumulando tudo o que aconteceu nos últimos dias – a volta da Wanda em Cruzada das Crianças, a separação de parte de seu grupo com o Cisma e o retorno complicado de seu filho do futuro – Scott deixou de lado o seu perfil sereno de líder que sempre está a frente e com planos alternativos para tomar uma posição abrupta. Não importa mais o que o Capitão tem a dizer ou o que a menina Messias deseja decidir. Seu plano definitivo já está traçado na sua mente e é ele quem importa. Ele tem que de dar certo. Pois ele é seu último, sua Esperança.

Apesar de muito criticada, para mim, não há o que questionar nessas primeiras edições de Vingadores vs X-Men. Algumas críticas pessoais, vou reservar mais para frente, onde são justificáveis. Aqui, o rumo que a história toma é aquele que deve ser, pelo caminho que os personagens realmente seguiram. Mas sendo Bendis o escritor da vez, é obvio que há uma tendência para você enxergar muito bem o lado dos Vingadores até agora. Não que ele esteja correto, mas porque seja o lógico se aplicarmos ao nosso dia a dia. Em contrapartida, quem se colocar na posição do Ciclope, também vai condizente com o que qualquer um faria. Chegou para ele o momento de se apegar agora a crença, pois o jogo já está ali quase no fim. É o momento do tudo ou não.

Coveiro

domingo, 28 de abril de 2013

Em Foco: A trajetória que leva a Vingadores vs X-Men

Este mês, começou oficialmente Vingadores vs X-Men, a grande saga da Marvel para este ano. O título do evento já é autoexplicativo, certo? Um confronto entre as duas grandes equipes da Casa das Ideias já é algo épico por si só, mas também se trata do final (pelo menos por ora) de uma série de grandes histórias cujas repercussões estão diretamente ligadas. Vamos relembrar o que aconteceu em cada uma delas e como elas levarão a este conflito?

Tobby entrevista Robert Downey Jr sobre Homem de Ferro 3



O Homem de Ferro 3 é pra ser um filme "cabeça" ou apenas um filme de ação "porradeiro"? As polêmicas em torno do último filme que completa uma trilogia na vida de Tony Stark chega até Charges.com.br do Maurício Ricardo. Num minutinho de entrevista, Tobby conversa com o ator Robert Downey Jr e consegue tirar ele do sério. Confira:



Maurício tem um humor ímpar e sempre consegue tirar proveito da situação. O bom é que ele não é qualquer cartunista e conhece bem a linha de super-heróis para poder tirar humor na medida certa. Lembra de quando Wolverine entrevistou a nova mutante brasileira, a Garota-Tubarão? Clique aqui!

Coveiro

PS: Agradecimentos ao André Marques pela dica da postagem!

C2E2: Painel dos X-Men

Atenção! Informações Inéditas no Brasil e EUA!


Está rolando em Chicago o evento C2E2 e na tarde de hoje rolou o painel dos X-Men. E para a surpresa de todos a Marvel acabou anunciando a sua terceira saga para 2013. Uma saga aos moldes de Complexo de Messias e Segundo Advento, focada nos mutantes e se desenrolando nas principais revistas.

Entre setembro e outubro estará se desenrolando "X-Men: Battle of the Atom", ou "X-Men: A Batalho do Átomo", em uma tradução livre. Uma mega saga em formato de crossover que envolverá os mutantes.


Os escritores envolvidos serão: Brian Michael Bendis, Jason Aaron e Brian Wood e suas respectivas revistas, All New X-Men 16 e 17, Uncanny X-Men 12 e 13, Wolverine e os X-Men 36 e 37 e X-Men 5 e 6 além de X-Men: Battle of the Atom 1 e 2.

A história, que é comemorativa, em homenagem aos 50 anos de X-Men, contará um grupo de X-Men do futuro chegando ao presente, bem ao meio do conflito entre Wolverine e Ciclope. O pessoal do futuro será Kitty Pryde, Molly Hayes (aquela garotinha dos Fugitivos), Deadpool, Lady Xorn, um Fera já idoso e um "Coisa de Gelo". Abaixo vocês podem ver todos os personagens do futuro pelo traço do Arthur Adams.

Um Fera já idoso
Um experiente Deadpool

Quem seria esse "Coisa de Gelo"/"Hulk de Gelo"?
Molly Hayes

Estaria Quentin Quire honrando Xavier? Ou quem será que é?

Wolverine Jr., seria ele filho de Logan com a Mística?

Hein? Xorn/Xorna?

E é isso, sem mais novidades para a saga. A Marvel deve aos poucos divulgar novidades.

Sobre a mensal do Wolverine, Paul Cornell contou que relevará como Wolverine pode morrer. E o pior acontecerá, Dentes de Sabre vai descobrir este segredo. O escritor promete uma grande histórias de vingança. A arte será de Alan Davis.


Uma notícia triste para os fãs de X-Factor, a edição de setembro deverá ser a última da equipe. O escritor, no entanto, falou que antes do fim fará uma história mostrando a relação de Polaris e Mercúrio, agora que a heroína aceitou e descobriu que realmente é filha de Magneto. Mas, em um vídeo, PAD avisou que tem outros projetos em andamento na Marvel.


Em X-Men, Wood contou que uma nova personagem se juntará a equipe da revista na última pagina da primeira edição. A arte da HQ é de Olivier Coipel.


E assim encerra-se o Painel dos X-Men na C2E2 de 2013.

PS: Não seja tão radical. Falamos que são três sagas em 2013 (Era do Ultron, Infinity e Battle of the Atom, mas são histórias fechadas e contidas. Nenhuma delas se compara as megas sagas que tivemos em anos anteriores.

Kinhu Heck