quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Vingadores Secretos: Sob uma NOVÍSSIMA direção


Imagine a cena: você é um heroi vingador renomado, acorda baleado na barriga num país estrangeiro de reputação duvidosa, é algemado e acorrentado para dizer o que sabe, mas não tem a menor ideia de como chegou nesta situação. O que você escolheria? Seria um plano bem engendrado para incriminá-lo e colocá-lo em uma situação perigosa, ou uma astuta técnica de supressão de memória? Assim começa a nova encarnação dos Vingadores Secretos, por Nick Spencer e arte do brasuca Luke Ross.

Quem passa por essa situação é o Gavião Arqueiro, que recebe o salvamento da sua antiiiiiga amante, Viúva Negra. Mas antes, somos levados a um flashback, que mostra como o Gavião foi parar nessa situação. Clint e Natasha foram chamados em uma base da Shield em Nova York pelo agente Phil Coulson. Convencidos a contragosto por uma coisa que ainda será revelada, eles topam usarem implantes de memória que os farão esquecer completamente da missão que a Shield lhes der.

No caminho para Bagália, Nick Fury Jr. aparece e lhes dá o objetivo da missão: neutralizar a venda do acesso às energias da dimensão da Força Negra por um vendedor de armas húngaro chamado Andras Bertesy.  Nick e Gavião interceptam um intermediário em Budapeste, que depois de coagido a entregar o paradeiro de seu chefe, é morto por Nick, causando a revolta em Clint. Em seguida, o Gavião é alvejado no tórax por outro cara, que usa a força negra como portal. Vendo Nick pular do telhado e sabendo que a Viúva Negra vem resgatá-lo, essa é a última lembrança de Clint antes de sua consciência voltar a caverna onde estava sendo torturado.

A venda se concretiza, e um terrorista tenta matar o presidente americano se teleportando para seu gabinete, mas não contava que Nick chegaria lá antes por ter interceptado o atravessador. Maria Hill comemora o sucesso da supressão de memória pela qual o Gavião Arqueiro passou, e por ele ter sido testado na masmorra com drogas da verdade, telepatas e até possessão demoníaca para revelar a verdade... mas ele nada lembrou. Nem se lembrou que na verdade, quem o baleou foi Nick Fury, durante a discussão por ele ter matado o bandido.

Na sequência, vemos uma estação de pesquisa da IMA realizando experiências com portais dimensionais liderada pelo seu Cientista Supremo, Andrew Forson, soberano da Ilha IMA. Já em São Petersburgo, ele readquire a comatosa Yelena Belova, a Viúva Negra II, e pretende estabelecê-la como sua Ministra do Estado. Outros famosos vilões também se juntam à Ilha IMA como Mentallo, Supéria, Graviton, e Judas, o Homem Entrópico. Cada um designado para um ministério.

Novamente em Bagália, Nick Fury Jr. "recupera" o prisioneiro Treinador para uma missão, mas a confluência de tantos vilões naquele país torna sua tarefa quase impossível. Coulsou, Gavião Arqueiro e Viúva Negra interveem, mas apenas com a chegada do Diretor Thorndrake, do Conselho das Sombras, impede o linchamento do Treinador. Após levá-lo pra um lugar reservado, Thorndrake se revela ser a vingadora Harpia (Bobbi Morse, ex-esposa de Clint e agente da Shield).

O Treinador é devolvido para a Ilha IMA e é nomeado Ministro da Defesa. O que ele deixou de saber, é que ele é um agente infiltrado da Shield, que está lá sem saber que aceitou ser agente duplo, por ter passado pelo mesmo procedimento pelo qual o Gavião e a Viúva passaram na primeira edição de Vingadores Secretos.

Passando pela sua terceira encarnação, a nova Força-Tarefa da Shield está mais secreta do que nunca, com seus agentes mais famosos trabalhando por própria vontade, mas esquecem de tudo assim que a missão acaba. Vingadores Secretos está na iniciativa do selo Nova Marvel, na revista Capitão América & Gavião Arqueiro, que foram englobadas nesta resenha em suas edições 1 e 2.

Jeferson

comments powered by Disqus