segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Hulk Vermelho: Assombrado pelos Deuses Maias


O General Thadeus "Thunderbolt" Ross continua a sua jornada de redenção na forma do reflexo distorcido de seu pior inimigo, o Incrível Hulk, como o controverso Hulk Vermelho. Ele encontrou alguns aliados incomuns como Annie, Modelo de Vida Artificial, inicialmente designada por Steve Rogers e Bruce Banner para vigiá-lo, que agora é considerada uma amiga e possivelmente algo mais e Aaron Stack, o Homem-Máquina. Além disso, Ross tenta se aproximar com sua filha, Betty Ross, ex-mulher de Banner e também a Mulher-Hulk Vermelha

Graças ao talento do escritor Jeff Parker, temos lido ótimas histórias deste personagem que tinha tudo para ser desinteressante e temos agora a oportunidade de ler os seus dois últimos arcos de histórias, "Assombrado" e "Soberania Maia", reunidos no encadernado Hulk #2, da Panini. O primeiro abrange as edições estadunidenses de Hulk #50 a #52, com os desenhos de Carlo Pagulayan, e o segundo abrange as edições de #53 a #57. com os desenhos de Dale Eaglesham. Entremeado aos arcos, temos a história "O Objetivo", escrita por Parker e desenhada por Dan Brereton. Na verdade, trata-se de uma história "bônus" originalmente publicada na edição #50.

Ao mesmo tempo em que procura pistas da ilha flutuante da vilã Zero/Um, derrotada no arco "Céu Vermelho Pela Manhã", Ross começa a se sentir perseguido. A impressão se torna certeza ao ver o Homem-Máquina tentando assassiná-lo enquanto ainda se encontrava em forma humana. Ele se transforma e despedaça o robô, que não guardou nenhuma lembrança do que fez, enquanto uma entidade visível apenas para Ross abandona o corpo metálico de seu parceiro.

Ross decide pedir ajuda a Stephen Strange, o Dr. Estranho. Stephen conta a ele que desde o confronto com  Coração Negro, a cria demoníaca de Mefisto, no arco "Círculo dos Quatro", com a participação de Venon, X-23 e Motoqueira Fantasma (sic), Ross adquiriu a capacidade de enxergar outros espectros de energia, incluindo entidades sobrenaturais como o seu falecido genro, Glenn Talbot, além de outros homens que morreram em combate sob sua liderança. Stephen consegue afugentá-los e percebe que essas entidades foram lançadas por alguém que quer se vingar do general. Stephen recomenda que Ross encontre uma certa "poça da penitência" e se banhe em suas águas para se livrar delas e se purificar de sua culpa. No caminho, ele é interceptado pelo vampiro Raizo Kodo e seu clã conhecido como "Perdoados" por terem abandonado o caminho sangrento característico de sua raça e que, induzidos pelo inimigo desconhecido de Ross, temem que ele destrua o lugar. Quando o Hulk consegue se banhar na poça, os "Perdoados" reconhecem o seu erro e o deixam em paz. 

Strange, que acompanhava tudo à distância, sugere que Ross procure uma outra espécie de vampiro, Morbius, o vampiro vivo e sua Legião dos Monstros. Assim é feito e um deles, conhecido como N´Kantu, a Múmia Viva, toca no Hulk a pedido de Strange e assim o misterioso inimigo é aprisionado no seu corpo mumificado mas sua identidade ainda é desconhecida: "O anonimato é uma defesa poderosa na magia. Se conseguirmos revelar sua natureza, ele se torna vulnerável no nosso plano de existência", diz Stephen. O mago acrescenta que, neste caso, não é tudo magia já que um ser mecânico como o Homem-Máquina foi possuído e que há um elemento da física em ação, radiação gama, no caso. Com base nessa informação, o Hulk consegue deduzir quem é o seu adversário: Dr. Leonard Sanson.


Morbius ordena que peguem um dispositivo capaz de capturar a entidade, mas este se mostra ineficaz. Ao mesmo tempo, ela tenta se alimentar da radiação do Hulk Vermelho e este resiste: "sinto muito que tenha morrido, mas este poder é meu e vou ficar com ele". Esses dois eventos simultâneos acabam por despedaçar a entidade. Strange pondera que não poderia falar sobre o atual nível de existência de Leonard, mas que a entidade que encontraram era uma espécie de "impressão psíquica" de uma personalidade do hospedeiro original que deveria ter falecido com ele. Um brinde é proposto ao verdadeiro Sansom, mas o mago sugere algo diferente: "um brinde às pessoas que o nosso mundo chama de monstros, que se colocam entre ele e coisas muito mais sombrias". 

Em seguida, temos no encadernado a história "O Objetivo", que mostra o General Ross liderando uma tropa nos Montes Pirineus em busca de um artefato místico, o "Olho de Orkosk". Eles adentram em um castelo abandonado e, ao recolherem o que vieram buscar, o objeto "acidentalmente" cai em cima de um dos homens do pelotão e se transforma em um monstro. 

Ele é abatido a tiros e logo o "especialista no campo sobrenatural" que integrava a tropa se transforma também ao tentar manusear o objeto. Ross desconfia que um de seus homens é alguém infiltrado para testar o que vieram buscar. Suas suspeitas são confirmadas mas o homem em questão é ferido mortalmente pelo novo monstro e Ross não tem escolha a não ser abater ambos. Quando Ross retorna a Washington, ele consegue desmascarar o brigadeiro responsável pela infiltração e é remanejado para o cargo que este ocupava, ligado à obtenção de armamentos experimentais. 


O encadernado prossegue com o arco "Soberania Maia", que traz o Hulk Vermelho e o Homem-Máquina atuando em conjunto com a Tropa Alfa quando um templo maia surge nas Montanhas Rochosas canadenses. Além deles, temos também a participação de Rick Jones, transformado no Bomba-A, Jennifer Walters, a Mulher-Hulk original e Lyra, filha do Hulk original com Tundra, a principal guerreira do século XXIII.

Na verdade, esses heróis foram atraídos para que o poder deles servisse como energia vital para as "divindades" desse templo ressurgirem e governarem com mão de ferro as regiões em que eram adoradas. Sasquatch, Aurora e Pássaro da Neve foram abduzidos para o interior e os outros membros da Tropa Alfa se feriram gravemente. Em seguida, surge a primeira divindade maia, Ixchel, a "deusa jaguar". Ela atira para fora os despojos dos corpos de Jen e Lyra, por não serem mais necessários e parte para El Salvador para reclamar os seus domínios. Na Guatemala, outra divindade chamada Camazotz foi fazer o mesmo. Outros templos semelhantes surgem em várias regiões do mundo, com capacidade de se teleportarem, inclusive. 

Ross logo percebe que a intenção das criaturas é provocar choque e pavor para abalar a população e fazê-la aceitar qualquer ordem que impuserem. Ele, Annie, Aaron e Rick partem em direção a Chichen Itza, onde se encontra outro desses templos e o que conseguem ao disparar um míssil é chamar a atenção de Tohil, o deus maia das chamas. Outras divindades entram no confronto enquanto Annie invade o templo e encontra os membros aprisionados da Tropa Alfa, ou o que restou deles. O curioso é que essas divindades maias considerem os heróis que as combatem tão divinos como elas, sendo a fonte de energia perfeita para que todos os deuses de seu panteão retornem. Alertado sobre isso por Aaron, Ross ordena que todos batam em retirada, sob protestos de Rick. As divindades também resolvem partir, deixando o templo que as abriga inerte e os três entram no seu interior, onde encontram Annie e os outros heróis aprisionados. Eles são resgatados e recebem uma chamada do Capitão América, que convocou reforços para conter a situação em El Salvador, onde os deuses maias se encontram no momento. 


Ross retruca que isso é um erro mas não há tempo hábil para explicar suas razões. As entidades maias retornam para angariar mais poder e a pirâmide é reativada. Rick, que se encontrava lá dentro para demolir o lugar, é feito prisioneiro e sua energia gama é usada para reviver Kukulcan, o "deus rei" dos maias. Contudo, parece que não existe uma unanimidade entre eles. Dois deles, X`balanque e Hunahpu, divindades gêmeas transformadas em macacos pelos demais, revelam que querem proteger o mundo e oferecem auxílio a Ross e sua equipe. Mas não há tempo a perder, Hulk parte para a ofensiva contra Kukulcan, que o atira de propósito para o templo para drenar sua energia, mas com sucesso parcial. Aaron consegue agarrá-lo e impede que Hulk entre totalmente no interior, mas mesmo assim o Golias Rubro fica bastante debilitado. Como represália, o corpo metálico do robô é derretido por Jacawitz, o senhor dos vulcões dos maias, mas Aaron consegue reaproveitar uma parte para construir uma pequena unidade móvel que contêm a sua consciência. 

Aaron começa a explorar mais detalhadamente o interior da pirâmide e encontra uma "deusa arquiteta" narrando a história secreta dos maias: uma pequena tribo foi expulsa por outra de seu lar na floresta e encontraram uma fonte contaminada por "cristais terrígenos", os mesmos que fornecem à raça dos Inumanos os seus incríveis poderes. O mesmo aconteceu com essa tribo e eles supuseram que isso foi um presente divino. Com o tempo, seus descendentes descobriram que poderiam viver eternamente se absorvessem a energia vital de outros através de sacrifícios humanos ou do assassinato de seus antepassados. Durante suas descobertas, Aaron foi interceptado por X´balanque, agora transformada em sua forma original. Ela conta que ela e seu irmão Hunahpu desenvolveram empatia pelos seres que os adoravam e se rebelaram contra os outros deuses. Então, eles construíram uma pirâmide capaz de aprisionar a todos e os atraíram para lá. Assim permaneceram até que um dia foram libertados acidentalmente por Rick Jones, induzido a pensar que eles estavam soltos quando ainda se encontravam aprisionados em um cristal.  



Agora o Hulk Vermelho está prestes a ser oferecido em sacrifício, mas Hunahpu impede o pior ao jogar em cima do Golias Rubro um amuleto capaz de restaurar a sua energia vital. Infelizmente só isso não basta, ele próprio se oferece em sacrifício para que Hulk e todos os outros heróis restaurem suas forças. Em seguida, Hulk joga o mesmo amuleto em Rick, que começa a se recuperar. Sentindo o bom momento, os heróis partem para uma ofensiva final. Ixchel e Camazotz tentam fugir mas são impedidos por Lyra e Jennifer, já plenamente recuperadas. Os deuses remanescentes não têm melhor sorte e são derrotados também. Eles ficarão aprisionados em uma instalação do governo mexicano, que poderá contê-los perfeitamente sem as pirâmides funcionando.

X´balanque se oferece para desativar as pirâmides e transformá-las em uma atração turística. Ela, juntamente com Shaman, da Tropa Alfa, não deixam de notar algo estranho no interior do "repaginado" Homem-Máquina, algo similar a uma consciência humana, eu diria, e se indagam sobre como isso poderia ter acontecido. Annie ratifica a impressão anterior dos deuses maias de considerarem os super-seres de hoje como divindades que formarão os mitos de amanhã. Ross diz, contrafeito: "Que saco, Annie. Eu mal me acostumei a ser um Hulk".

Temos uma bela sequência de histórias neste encadernado, com destaque para "Soberania Maia", possivelmente o melhor arco de histórias que Jeff Parker escreveu para o Hulk Vermelho. "Assombrado" é um arco interessante, mas pessoalmente nunca achei os personagens de horror da Marvel grande coisa, com exceção do Motoqueiro Fantasma, que anda cada vez pior devido a suas últimas reformulações. Jeff Parker sabe fazer os seus personagens trabalharem em equipe, haja visto a competência de seu trabalho em Thunderbolts e "Soberania" que, apesar de ser um arco longo, em nenhum momento ficou arrastado. 

Os desenhos de Carlo Pagulayan, Dale Eaglesham e Dan Brereton estavam ótimos, é sempre gratificante ler uma história bem escrita e bem desenhada. Diferente do que afirmei na resenha anterior, o título não será descontinuado mas protagonizado pela Mulher-Hulk Vermelha e publicado pela Panini na nova "Universo Marvel" a partir da edição #5. 

Carlos André
Colaborador do Marvel 616

comments powered by Disqus