sexta-feira, 28 de março de 2014

Guardiões da Galáxia: O garotinho rebelde do papai

Guardioes


Quando o Jason, regente do império Spartoi, avisou ao seu filho Peter que a Terra, planeta natal do garoto, estava considerado interditado por outras raças pelo Conselho Intergaláctico, já era certo que alguma coisa não iria sair boa daí. Não demorou muito para os famigerados Badoons quebrassem o acordo, sobrevoando Londres com uma de suas espaçonaves, praticamente um desafio de um duelo para Peter Quill e seus Guardiões das Galáxias.

Não fazia muito tempo que a equipe dos Guardiões acabara de sair de um confronto com os Badoons, estavam sem condições alguma para um próximo combate. Mas nem os Vingadores, Quarteto Fantástico ou X-Men recebia o pedido de socorro. Algo bloqueou os sinais de transmissão. O Senhor das Estrelas e seus aliados eram a linha de defesa dali. E se viraram do jeito que podiam.

Rocky Racum achou um aparato pra reativar a armadura de Tony Stark e reconquistar o Homem de Ferro para o Campo de batalha. Munidos de jatos nas costas e as poucas armas a disposição, partem para o assalto direto com os inimigos. Mas ainda estavam desfalcados sem Groot. E mesmo em pouco número, são heróis que individualmente valem por muitos. Eles tem êxito na defesa da capital britânica.

Guardioes

Num interlúdio dessa mesma história, temos um flashback de seis meses atrás sobre a tal reunião que colocou a Terra nessa situação delicada. Jason convocou ali representantes dos Shiar, Krees, Badoons, Ninhada alertando para o perigo em potencial que aqueles humanos são e estavam ali para decidir a posição que tomar quanto a isso. Mas lá estava Freya, uma das Mães Asgardianas que tomou a Terra (ou Midgard) como sua responsabilidade agora que Asgardia esta contida nela e proibiu qualquer um de afrontá-la. Partiu para o conselho antevendo que Jason estaria fazendo um de seus jogos. E sem ela, o regente de Spartoi impôs então a tal regra de qualquer raça de fora pisar por cá.

Então, com o fim da batalha dos Guardiões sobre os Badoons, temos a chegada de um fronta de Spartax. Eles estão ali para prender os Guardiões, uma equipe formada por aliens, por invadir o espaço terrestre contrariando as ordens de seu pai. Todos são feitos prisioneiros. Particularmente, o Rei não contava com a presença do novato no grupo. O Homem de Ferro nas fileiras dos Guardiões poderia complicar diplomaticamente a coisa toda. Mas não haverá privilégios ali. Nem para seu filho.

Mais tarde, Jason foi obrigado a realizar mais uma reunião extraordinária do conselho para acusar Y-gaaar de quebrar sua ordem. O líder badoon reage esbaforido, reclama da soberba de Jason, mas garante que não deu a ordem. Ele adverte que há uma "irmandade" e uma "fraternidade" entre os Badoons. E Y-gaaar só responde pela primeira. A reunião do conselho encerra-se conflituosa e parece que nenhum membro confia no outro, e nem gosta do jeito que o Rei de Spartax fala com eles.

Na prisão, a armadura do Homem de Ferro finalmente é violada e Tony é imerso num tanque de contenção. Junto a eles também foram detidos todos os outros. As armas epeciais deles foram confiscadas. A nave, apreendida. Mais ainda faltava Groot. Surpreedendo a todos, a criatura restabelecida rompe a prisão de Spartax e salva seus companheiros. Fora de seus grilões, eles realizam mais uma fuga extraordinária. Tomam uma belonave espartana e fogem. Mas Peter ainda tem tempo de deixar uma mensagenzinha para seu pai e o povo spartoi - Que interesse teria o rei Jason em prender o próprio filho só por tentar proteger a Terra de uma invasão num momento em que estava indefesa?

Guardioes

Edições depois, temos uma pausa das histórias da mensal dos Guardiões das Galáxias para ter algumas curtas histórias bem interessantes de flashback. Originalmente publicada como um HQ online e saindo depois na coletânea "Guardiões da Galáxia: Os Vingadores do Amanhã". Drax estava levando uma vida banal até ser reconvocado por Quill e aceitou caso o que Peter estivesse tramando fosse "digno". Rocky estava se gabando de bar e bar pelo espaço até que ouviu falar pela primeira vez de que há um outro espécime como ele em Rigel Sete. Groot foi encontrado por um garoto de uma fazenda e ajudou os pais dos mesmos a se livrar de extorquistas assim que cresceu. Já Gamorra mostrou porque era a mulher mais perigosa da galáxia ao derrotar os carcereiros de escravos e libertar os humildes de suas grelhas. Todos separados e mais tendo como ponto em comum mais uma vez a liderança de Peter Quill.


As aventuras que citamos aqui dos Guardiões das Galáxias foram publicadas nas edições 3, 4 e 6 de Universo Marvel. No momento, as trapalhadas cósmicas dessa trupe deram um tempo das páginas dessa revista, mas em breve estarão de volta quando começar por aqui no Brasil a Saga Infinito. Tenha paciência! Afinal, as boas e velhas aventuras cósmicas voltaram e espero que pra ficar!

Coveiro

comments powered by Disqus