terça-feira, 6 de maio de 2014

Continuando pela 20ª Fest Comix (dias 3 e 4 de maio)

Neste feriado do 1º de maio, ocorreu em São Paulo a 20ª edição da FestComix no Centro de Convenções Imigrantes. Foram 4 dias de palestras, autógrafos, exposições, estandes de artistas independentes, produtos de cultura nerd/geek/pop, cosplays e, claro, muitas compras para aproveitar os descontos nas HQs. Eu estive lá nos dias 3 e 4 (sábado e domingo) e vim contar pra vocês um pouco de como foi.

 


Pra quem não sabe, foram 3 eventos que ocorreram ao mesmo tempo no Centro de Convenções Imigrantes: XMA (evento de games), Mega Anime X e a própria FestComix. Desta forma, a Fest este ano, depois de mais de 12 anos de tradição, se ampliou e ocorreu em um espaço bem maior que ocorria antes. Muita gente até reclamou que ficou longe, já que antes era realizado nas proximidades da Av. Paulista, mas não tinha segredo pra chegar: era só ir até a estação Jabaquara do metrô e de lá saiam vans gratuitas (não dava nem tempo de esperar já tinha outra saindo) que chegavam ao local do evento em menos de 5 minutos. Também teve gente que achou muito caro, pois antes o valor do ingresso girava em torno de 10 reais, mas mesmo que você deixasse para comprar no dia (lembrando que o ingresso antecipado custava R$15,00 que não é tão diferente das edições anteriores) e pagasse R$40,00, você tinha acesso livre a 3 eventos em um espaço bem maior que ocorria antes. Quem espera pagar menos que isso pra qualquer convenção de qualidade (pelo que já podemos ver do que virá no fim do ano), está fora da realidade.

 photo DSC04534_zps7144973d.jpg

 photo DSC04537_zps47ad5d79.jpg 

Ok, saindo do momento #ficadica, vamos falar da feira em si. Além das já consagradas palestras do Arena Comix, nesta edição tínhamos um “espaço mundo” que ocorreu em parceria com a Mundo dos Super-Heróis onde debates de diversos temas aconteciam em clima descontraído. Neste espaço, sábado, tivemos um bate papo sobre Doctor Who, uma aula sobre a História dos Animes no Brasil, um debate sobre filmes Marvel e DC e uma conversa sobre “vida de super herói” com ninguém menos que Joe Bennett. Já domingo, ouvimos sobre a história das “action figures” no Brasil, autores nacionais opinaram sobre o novo filme do Homem-Aranha e houve um debate sobre o futuro de Star Wars (afinal, era o dia para tal... 4 de maio!).

 photo DSC04542_zpse568817c.jpg 

Espaço Mundo 

Na própria Arena Comix, o sábado e domingo foram recheado de palestras sensacionais. Primeiramente, Klebs Jr, do Instituto dos Quadrinhos, falou sobre a preparação dos jovens artistas para o atual mercado internacional. Em seguida, tivemos a presença de parte do grande elenco dos Futuros Heróis - Estevão Ribeiro, Mario Cesar, Caio Yo, Emerson Lopes, Leo Finnocchi, Vitor Cafaggi e Janio Garcia que falaram um pouco do desenvolvimento desse projeto espetacular que mistura nossa imaginação infantil com os clássicos personagens da Casa das Ideias. Seguiu-se, então, com uma palestra com Paulo Maffia e uma equipe de desenhistas e roteiristas da Disney. O sábado encerrou-se com uma palestra da JBC, que fechou com um grande anuncio a ser publicado pela editora, e Danilo Beyruth falando um pouco mais sobre o grande lançamento desta feira, o São Jorge, publicado pela Panini.

O domingo foi um dia especial para os fãs de Comics. A primeira palestra era encabeçada por Felipe Morcelli do Terra Zero, que lançou o livro "Fazendo o Homem Acreditar". Na mesa, para falar sobre o herói estavam os artistas Daniel HDR, Marcelo Maiolo e Rod Reis, que trabalharam na capa e imagens internas do livro. Em seguida, formou-se uma mesa redonda reunindo HDR, Maiolo e Reis com Will Conrad e Joe Bennett. Guiado pelo Coveiro, o bate-papo girou em torno de momentos importantes da vida profissional de cada um e discussões mais técnicas sobre o desenvolvimento e dinâmica de trabalho entre eles. Na palestra das Graphic MSP, Sidney Gusman, Danilo Beyruth, Gustavo Duarte e Victor Cafaggi falaram de suas experiências pessoais nessa nova etapa da vida de cada um. Gusman também adiantou que no próximo ano poderemos ter novas Graphic MSP que não foram anunciadas. Numa das perguntas, comentou-se até que poderíamos ter um lançamento novamente no FestComix, caso o evento ocorra em junho. E então, um bate papo entre Roberto Sadoviski, e os os convidados internacionais - Shawn Martinbrought e Joshua Dysart – fechou a Arena Comix. A discussão foi bastante relevante, indo desde as influencias do cinema e outras mídias ao jeito de se fazer gibis atualmente, até sobre comparações do nosso mercado de quadrinhos com o americano hoje em dia.

 photo foto1_zps40638587.jpg

 photo foto3_zps57f6f8e5.jpg

 photo foto2_zpsa6859a9b.jpg
Arena Comix

Mas os convidados das palestras e debates, não só estavam lá para tal, mas também tivemos sessões de autógrafo e venda de belíssimos prints como uma boa e velha convenção de quadrinhos. Marcaram presença em um espaço reservado desenhistas nacionais como Will Conrad, Joe Bennett e Daniel HDR, e até os internacionais Joshua Dysart e Shawn Martinbrough, que davam autógrafos, conversavam com os fãs e vendiam prints de babar. Will também estava com seu sketchbook com desconto! Na mesa de autógrafo, se revezavam em horários os artistas Danilo Beyruth, Jheremy Raapack, Daniel HDR, Joe Bennett, Will Conrad, Laudo Ferreira, Omar Viñole, Fábio Moon, Gabriel Bá, Estevão Ribeiro, Vitor Cafaggi, Emerson Lopes, Leo Finocchi, Paulo Crumbim, Cristina Eiko, Caio Yo, Janio Garcia, Mario Cesar, Felipe Morcelli, Rod Reis, Marcelo Maiolo e artistas da Disney. Além de outros nomes que passaram por lá quinta e sexta. Destaque para os americanos Joshua e Shawn que deram show de simpatia!

 photo DSC04612_zps70c3c1ff.jpg 
 Autógrafos 

 photo DSC04616_zps50d6ed06.jpg

   photo DSC04541_zpsb75352e7.jpg
Exposição de Colecionáveis

Mas nem só de “celebridade” vive a FestComix e também encontrávamos ali um setor de artistas independentes mostrando seus trabalhos, trocando ideia e autografando também, claro! Um exemplo era a Germana Viana que estava lá com seu trabalho em Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço e em Oceano de Brumas, em que trabalha junto com Luis Kosmiskas. Além disso, haviam exposições de colecionáveis de diversos tipos e temas (Marvel, DC, Star Wars, Doctor Who, etc), curiosidades, e estandes de compras (o bolso já começava a coçar... eu, em especial, saí com vários bonecos de Doctor Who!) com camisetas, adesivos, colecionáveis, maquiagem de cosplay e as procuradíssimas HQs antigas. Falando em gastar, dentro da área de compra, diversos títulos, de tirinhas aos comics, de mensal a encadernado, de clássicos a independentes... O que você imaginar deste universo (incluindo clássicos da ficção científica como Asimov e dvds/blu-rays) estavam com preços irresistíveis. Com certeza esse sempre foi um dos principais atrativos da feira e a grande maioria do público estava lá exatamente pra isso: comprar. E até mesmo que você não fosse lá para isso, era difícil resistir e sair sem uma sacolinha amarela. Eu fiz a minha compra do ano como muita gente!

 photo DSC04548_zps08bb2de2.jpg 
 Germana e Luis na ala de artistas independentes

 photo DSC04589_zpsee41817f.jpg

 photo DSC04590_zpsa643baa3.jpg

 photo DSC04592_zpsb5237431.jpg
Compras!

Achou pouco ainda? Mas tem mais. Uma atração à parte são os cosplayers. O concurso, que contou com muitos participantes em todos os dias, foi organizado pela equipe do Comics Cosplay BR. E tinha de tudo! E eu digo de tudo mesmo: fora os clássicos personagens Marvel, DC e de Mangá, outros mais inusitados tiveram passagem como a Usurpadora, Garfield e até um Lampião Verde (versão nordestina do Lanterna Verde que levou o prêmio de cosplay cômico de domingo). Além das apresentações diversas, tirar foto com eles pelo evento era uma questão essencial para qualquer fã. E esse pessoal não ficou devendo pra evento gringo nenhum na qualidade! Os prêmios foram divididos de forma semelhante aos concursos que se vê pelas convenções estrangeiras: melhor apresentação ocidental, melhor apresentação oriental, melhor traje, mais cômico, cosplay simpatia, destaque cosplay e melhor grupo. Ou seja, premiação pra todos os gostos. A escolha de personagens era livre, e víamos de tudo, mas o pessoal da organização fez pra si próprio uma divisão temática dos dias, o que deixou bem bacana. No sábado, era o dia de vilões e, domingo, de X-Men. No primeiro dia, quinta, alguns Guardiões da Galáxia deram as caras como Gamora e Senhor das Estrelas, já entrando no clima para o lançamento em junho! Os vencedores de cada dia e categoria, vocês encontram no site do Comics Cosplay BR.

 photo DSC04529_zps3acde339.jpg
Concurso Cosplay sábado

 photo DSC04614_zps6787995a.jpg
Vilões!

 photo DSC04657_zpsfc54aabc.jpg
Concurso Cosplay domingo

 photo DSC04759_zps51179e08.jpg
X-Men

 photo DSC04704_zps30be88e5.jpg
Concurso Cosplay domingo

 photo DSC04667_zps55664e81.jpg
Garfield

 photo DSC04688_zps37f57367.jpg
Usurpadora

 photo DSC04693_zpse3ddd3b6.jpg
Lampião Verde

 photo DSC04745_zps25c50802.jpg
Tinha até um dos difíceis de fazer: Homem de Ferro!
E minha Dra. Moira virou Maya Hansen nessa!

E também não é porque não se tem um cosplay do nível do pessoal “mais profissional” que a gente não pode brincar, certo? Eu mesma improvisei uns de armário! Aliás, brincar, tirar fotos e bater um papo com os amigos foi algo que deu pra fazer de forma bem agradável nesta edição. Com mais espaço, cosplayers e fãs circulavam tranquilamente e posavam para fotos (outro ponto obrigatório era posar com a enorme estátua do Hulk), amigos se encontravam e formavam rodas de conversa. Algumas pessoas me disseram que pegaram alguma fila, eu, particularmente, não peguei nenhuma, talvez por deixar pra comprar no final do dia. O que mais vi fila mesmo foi para conseguir autógrafo dos artistas, mas aí é mais do que justificável. Enfim, um evento muito bacana que agradou muita gente. Deixo meus parabéns para a organização (desta vez eu estava meramente de espectadora!) e que o evento só cresça cada vez mais, mas sem perder este charme de encontro de amigos que tem desde que se iniciou anos atrás. Seguem mais algumas fotos para vocês. Quem foi e quiser, compartilhe sua opinião também! Pra quem não foi, recomendo ir ao próximo!

Cammy

comments powered by Disqus