terça-feira, 17 de junho de 2014

Soldado Invernal: Enterrando o Passado


James "Bucky" Barnes foi parceiro de Steve Rogers, o Capitão América, na II Guerra Mundial. Dado como morto quase no final do conflito, ele foi resgatado pelo Departamento X, da antiga União Soviética e sofreu lavagem cerebral para se tornar o assassino perfeito da Guerra Fria, o Soldado Invernal. Ele foi salvo pelo antigo parceiro, que restaurou suas memórias e agora tenta expiar o seu passado, sendo novamente considerado morto pelo mundo em geral. Após uma fase memorável nas mãos de seu criador, Ed Brubaker, o escritor Jason Latour e o desenhista Nic Klein enfrentam o desafio de continuarem com a saga de James pela sua redenção nas derradeiras edições de "Winter Soldier", que foram reunidas no encadernado de Avante Vingadores #59.1, da Panini, que abrange os números #15 a #19 das edições originais e traz como bônus uma história de origem da famosa dupla "Capitão América & Bucky" dos inesquecíveis Stan Lee e Jack Kirby, originalmente publicada em "Tales of Suspense" #63 em 1965.

Um satélite classe Steranko, da SHIELD, (Superintendência Humana para Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuassão) é sequestrado por uma mulher misteriosa de vasto poder que parece ligada ao Soldado Invernal. Consciente do grau de ameaça da situação, Nick Fury, ex-diretor da organização, sai à busca de James e o encontra no meio de uma tentativa frustrada de reconciliação com uma antiga vítima das ações do Soldado Invernal. Na verdade, James ainda está muito abalado com as consequências da caçada a um antigo "invernal" como ele, Leonid Novokov. Durante essa missão, sua parceira e amante Natasha Romanoff, a Viúva Negra, sofreu uma lavagem cerebral que eliminou todas as memórias que ela tinha a respeito do relacionamento entre os dois.


Nick diz apenas um nome para James, que aceita imediatamente a nova missão: Joe Robards, um agente da SHIELD infiltrado há muitos anos na Hidra, uma organização de terrorismo global. Seu grande amor, Gina Autry, uma agente como ele, foi assassinada pelo Soldado Invernal na URSS quando tentava extrair o Dr. Linus Tarasova para os EUA, também assassinado por James na ocasião. O cientista desenvolvia um trabalho relativo aos raios cósmicos, os mesmos que deram poderes ao Quarteto Fantástico

Robards tinha resolvido por conta própria expor o seu disfarce de agente duplo durante uma reunião da Hidra e é salvo por James no último instante, mas se torna um homem procurado pelas duas organizações, SHIELD e Hidra. James o leva até um antigo esconderijo de Natasha em Paris, mas logo é questionado pelo homem que salvou a respeito do que está acontecendo. Sem coragem de contar o que fez no passado, James mostra a ele um tablet com os dados de Gina e a impaciência de Robards só aumenta. Por fim, James conta a ele que se localizarem a filha perdida do Dr. Tarasova, Tesla, conseguirão chegar ao assassino da mulher que amava. O que James sabe é que ela foi levada sob custódia da KGB pelos homens que dirigiam a "Sala Vermelha", uma autêntica fábrica de assassinos cruéis e de viúvas negras depois de ter sido poupada pelo Soldado Invernal. A ironia disso tudo é que a menina tinha uma admiração incomum pela dupla "Capitão América & Bucky", como atestam os seus desenhos infantis.
A melhor pista de ambos é encontrarem o Coronel Conrad Petrov, o oficial comandante a quem James respondia na recuperação de Tarasova, também conhecido como "Pai Martelo". Com o fim da URSS, a Sala Vermelha foi desativada e Petrov ofereceu a sua "expertise" de treinamento de assassinos juvenis a quem pagasse mais, inclusive à própria SHIELD e se refugiou numa ilha-fortaleza conhecida como "Orfanato". James invade o local com o apoio de Robards e descobre que Petrov foi assassinado pela mulher que libertou as crianças do lugar, conhecida como "Fantasma Elétrica". Ele imediatamente percebe que só pode se tratar de Tesla Tarasova em busca de vingança.

O passo seguinte dessa improvável dupla de aliados, James e Robards, é invadir uma ilha pertencente a outra organização criminosa global, a IMA (Ideias Mecânicas Avançadas), aonde se encontra um centro de dados. No local, James entra em contato com Nicky Fury e diz se sentir usado por ele. O velho espião responde que tinha apenas suspeitas do envolvimento de Tesla Tarasova em uma série de incidentes tecnológicos, mas que não tinha nada concreto até ela ter deixado uma mensagem ameaçadora a toda a humanidade após a detonação de um complexo ultrassecreto de ogivas gama na ilha de Madripoor horas atrás. Fury recomenda que James invada o satélite sequestrado por Tesla quando sua camuflagem for desativada para se reabastecer de raios cósmicos.

Enquanto James e Fury conversavam, Robards dominou a tecnologia da estação e assim foi possível programar um salto de teleporte de James até o satélite no momento mencionado por Fury e assim é feito. Chegando lá, James não demora a encontrar a Fantasma Elétrica, mas ela já estava ciente de sua presença assim que chegou devido a seu micro-exército de nanitas telepáticos que a alertou de sua presença. Mesmo assim ele tenta atacá-la, mas o resultado é inócuo e ele é dominado e ferido. Tesla oferece uma chance de piedade a James e invade a sua mente para conhecer as razões que o trouxeram até ali e ela o reconhece como o homem que assassinou seu pai e a poupou quando era criança.


Enquanto James é feito prisioneiro e tem sua saúde restabelecida, Tesla mostra a ele sua trágica historia: após ser resgatada por Petrov, ela foi mandada para o Orfanato e de início ficou isolada das outras crianças para que melhor pudesse desenvolver seus dons intelectuais e seu livro de cabeceira era um de seu pai a respeito dos raios cósmicos. Quando criança, ela foi forçada a assassinar seu único amigo por ter demonstrado compaixão por ele para poder continuar no lugar e isso lhe causou um vazio que passou a defini-la até sua vida adulta, quando começou a se relacionar com Van Owen, que trabalhava para Petrov recolhendo órfãos de guerra e que ao mesmo tempo servia à SHIELD. Owen induziu Tesla a assassinar Petrov, mas a iniciativa fracassou e ela teve que matar seu amante para que fosse deixada em paz. Anos depois, ela voltaria para o Orfanato, dotada de poderes cósmicos e teria um encontro definitivo com Petrov. Ele disse que mandou o Soldado Invernal assassinar sua mãe e seu pai para "poupá-la de uma vida de sentimentalismo e medo e presenteá-la com aquela liberdade que nem a morte pode conceder, a liberdade de arrependimento". Ele perguntou o que ela faria agora com as "verdades" que lhe disse e ela respondeu: "você não me deu nada" e o desintegrou logo em seguida.

Apesar de tudo, Tesla não tem ódio pelo que James lhe fez, a contragosto dele, pois admite que de outra forma teria uma vida comum e não estaria à beira do poder ilimitado. Em seguida, a moça constrói um dispositivo que lhe permite viajar pelo espaço e tempo, o Hipercubo Tarasova e moldá-los à sua vontade. Ela toca nele e James faz o mesmo e ambos começam a visitar momentos dolorosos do passado dela e James tenta trazê-la à razão mas é inútil. Por fim, eles chegam ao momento em que James está prestes a matar o Dr. Linus e ela, na figura de Petrov, tenta impedi-lo mas James não quer ter seu passado "consertado" pois prefere viver com a consequência de seus erros e eles começam a lutar um contra o outro. James leva a pior no combate e pergunta a sua oponente se ela não quer ver seu pai uma ultima vez ao invés de assumir a figura do principal responsável por tudo.


Tesla grita e perde a conexão com o hipercubo. James ainda permanece conectado por alguns instantes até a moça destruir o aparelho e a energia contida nele se expande e destrói a fuselagem do satélite, que começa a cair. Existe nele uma salvaguarda que Tesla poderia ativar para dissipar a energia, mas ela não teria como escapar depois disso. James oferece à jovem que ela lhe acompanhe no salto de teleporte programado em seu braço biônico. Sozinho ele poderia parar em qualquer lugar, mas com Tesla e sua intangibilidade eles teriam uma chance. A salvaguarda é ativada e o teleporte é realizado. Ambos surgem na atmosfera terrestre em queda livre e caem em um oceano. A jovem é tragada ao fundo do mar e James consegue escapar, mas perde o seu braço biônico.

Com nada mais a fazer, James se encontra com Robards uma ultima vez, que já ligou os pontos e descobriu quem realmente assassinou Gina. Quando James tenta se explicar, Robards não quer ouvir e revela que, na verdade, ele já tinha perdido o contato com Gina por iniciativa própria pois estava assustado com o que estava sentindo por ela. Por causa disso, ele pediu a Fury para ser infiltrado novamente e ficou se sentindo culpado depois que ela morreu. Depois, ele reconheceu que Gina viveu e morreu como gostaria, de pé até o fim. Dito isso, ele se retira e deixa James com os seus pensamentos, mais especificamente a respeito de um momento do passado dele com Natasha que pôde ser revivido quando ainda se encontrava conectado ao Hipercubo Tarasova.


Gostei deste arco de histórias. Nas edições que o compunham, pudemos observar uma deferência pouco comum nos títulos da "Casa das Idéias", uma chamada "Marvel Comics Apresenta" antes do título de cada capítulo. A meu ver, Jason Latour se esforçou em criar um material que fosse tão interessante quanto a fase anterior, escrita pelo Brubaker e chegou bem perto disso. O clima de espionagem, uma característica marcante desse titulo, foi mantido mas senti falta das reviravoltas que Brubaker sempre faz muito bem. Não me senti surpreendido com a revelação da identidade da Fantasma Eletrica, mas reconheço que Latour soube criar ganchos muito bons no final das edições. Gostei da homenagem a Jim Steranko, grande escritor e desenhista do titulo "Nick Fury, Agente of SHIELD", ao batizar o satélite sequestrado por Tesla com o seu nome. Senti falta da revelação do exato momento em que Tesla adquiriu os seus poderes cósmicos. Reli o capitulo de origem dela várias vezes e não o encontrei. Talvez ela tenha realizado um experimento nela mesma ou nasceu com esse dom latente, mas isso não foi esclarecido.

Gostei muito dos desenhos de Nic Klein. Não me recordo de ter lido algum material dele antes mas gostei de como ele mudava o estilo do traço ao narrar uma cena de ação, de "flashback" ou de interação entre os personagens. Gostei de como ele integrava o título dos capítulos nos desenhos de maneira semelhante a que faziam os desenhistas Michel Lark e Butch Guice, da fase anterior. Vale à pena prestar atenção no trabalho dele. Os desenhistas das capas principais, Declan Shalvey e Jordie Bellaire, também realizaram um ótimo trabalho e a edição nacional ainda traz uma capa sensacional desenhada por Mike Deodato, publicada lá fora como uma capa variante da edição #16.

Gostei também da iniciativa da Panini de lançar este material e mais ainda da atenção dada aos colecionadores por numerar a revista como "Avante Vingadores #59.1", que dá sequência à numeração dos encadernados deste personagem lançados anteriormente pela editora e que conclui a publicação de toda a série. O ideal seria que este material tivesse sido lançado mais próximo da estreia do novo filme do Capitão América, que traz o Soldado Invernal no título e assim tentar atingir um espectro de leitores mais amplo. Lançado agora, praticamente dois meses após o filme, acaba atendendo mais a leitores veteranos do que a novos.

C@rlos

comments powered by Disqus