sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Maratona 616: O ancião que colecionava Vingadores

 photo collector01.jpeg

Sabe aquele seu amigo colecionador realmente viciado em ter toda as peças de action figures disponíveis ou que corre atrás dos itens mais raros no mercado de quadrinhos custe o valor que for? Coloque isso em escala cósmica e você saberá quem é Taneller Tivan, um dos considerados Anciões do Universo, e que tomou para si o papel de "Noé" intergalactico ao guardar em seu infinito museu seres e peças unicas com o proposito de "preservar" a história galáctica.

O Colecionador foi um dos primeiros vilões dos Vingadores, surgindo em 1966 pelas mãos de Stan Lee e Don Heck. Podemos considerá-lo como o primeiro Ancião do Universo a aparecer numa história Marvel, quase um debute das histórias cósmicas. Os Anciões são definidos como os últimos sobreviventes de raças cósmicas hoje consideradas exitintas de muitas eras atrás. Dentre eles, além do Colecionador temos os já conhecidos Grão-Mestre, Jardineiro, Arquiteto, Ego e muitos outros.

Em suas primeiras aparições, seus propósitos nada tinham de altruista. Era apenas um ser de grande poder cósmico, muito antigo e tentado a colecionar peças como troféus para seu museu intergaláctico. Para tal, muitas vezes ele se valia de outros vilões para derrotar heróis e conseguir adquirir seu novo item de exposição. E muitas vezes foi derrotado pelos Vingadores. Somente mais tarde, valendo-se da presença da ameaça de Thanos, sua história foi designada como a de um "preservador da história natural dos muitos mundos". Como um dono de zoologico, ele deteria as muitas espécies possíveis em seu museu para garantir que quando tudo fosse destuido pelo Titã havia algo ainda preservado em sua coleção.

 photo collector01.jpeg

Uma vez que Thanos caiu pela primeira vez, voltamos a ver o colecionador preocupado com uma nova ameaça, Michael Korvac. Foi nessa história que os Vingadores atuam lado a lado com os Guardiões da Galáxia que conhecemos sua filha Carina Walters, usada pelo Ancião como um meio de inspecionar os atos do vilão Korvac e se antecipar aos seus atos. Esse estratagema, no entanto, foi logo descoberto e o próprio Korvac aparentemente eliminou o Colecionador ali. Mas sua morte não seria por muito tempo, tendo em vista que seu irmão ancião Grão Mestre negociou com a própria morte o retorno de Tivan (na saga Torneio de Campeões).

Em seu retorno, Tivan chegou a se juntar com os demais Anciões para por um fim a ameaça planetária de Galactus, mas sem muito sucesso. Foi o vilão principal durante a ameaça dos Brethren, uma raça alienigena geneticamente manipulada pelos poderosos celestiais. E foi durante a Saga de Thanos pela joias do Infinito que se descobriu que Tivan era detentor de um dos artefatos, a gema da Realidade. Apesar de ter negociado com o titã louco sem ter ideia do valor do material que tinha em mãos, o Colecionador foi um dos que se opôs ao titã durante o Desafio Inifito. Das mais recentes aparições deste alien, temos uma história do Hulk onde ele disputa mais um jogo com seu irmão Grão Mestre, colocando os Defensores contra os Ofensores; e por fim, bate de frente com o Thor numa história em que o planeta Ego descobre que uma das peças de seu museu há um igual, o Alter-ego.

 photo collector01.jpeg

Foi nessa história do Thor que pela primeira vez vimos que a forma física de Tivan não seja aquela que conhecemos a tanto tempo. De um velho caquete com queixo cheio de dobraduras como um skrull, ele se revelou com uma nova face, mais alienigena e medonha. Apesar de pouco detalhado, seu planeta natal chamava-se Cygnus X-1 e toda sua civilização deixou de existir muito tempo atrás.

 photo collector01.jpeg

Sendo um ancião, ele é considerado imortal e de atributos fisicos muito mais superiores que qualquer humano. De certa forma, ele é capaz de manipular as antigas energias cósmicas, a força primordial, apesar de muitas vezes já ter sido derrotado pelos Vingadores por seu poder estar já falhando com a idade. Ainda assim, o Tivan possui uma arsenal quase infinito de tecnologia em sua posse e isso é usado abrangentemente por ele quando determinado em ter uma nova peça pra sua coleção. Seu conhecimento é vasto, podendo considerá-lo um dos guardiões da história do universo antes de ser universo.

Taneleer Tivan já chegou a ser casado com uma eterna Matani, com quem teve a sua filha Carina. Todavia, sua mulher morreu de apatia e mesmo que fosse negociado seu retorno a vida com a morte, Matani não desejava voltar para os braços do Colecionador. Isso tudo aumentou ainda mais sua obsessão pela caça a itens e seres raros. Como dito, chegou até mesmo a usar sem escrupulos nenhum sua filha durante a saga de Korvac. Carina teria supostamente morrido nesse arco de histórias, apesar de que em recente confronto do grupo da Academia de Vingadores com o vilão a mesma ter reaparecido.

Sobre sua vasta coleção, percebe-se que ele na verdade tem mais de um repositório. Já foi visto sua coleção em planetas, naves e até mesmo na Terra. Chego a ter uma base de operações no Canadá no passado, onde deteve seres raros que já atacaram nosso planeta como Fin Fang Foom, Droom,Gargantus, Groog e até mesmo o Groot. Esse mudseu , no entato, foi destruido pelo Toupeira numa intenção de libertar os monstros enclausurados. Várias dessas criaturas mais tarde foram capturadas pelos heróis da Terra em suas histórias.

E pelo que vemos na transposição para os cinemas, Taneleer Tivan ainda terá uma grande participação no universo cinematográfico da Marvel. Apesar das poucas adaptações, como a de Carina surgir aqui como sua serviçal, boa parte de sua história vem sendo bem adaptada até aqui.

Coveiro

comments powered by Disqus