domingo, 3 de agosto de 2014

Maratona 616: Top 10 Raças Cósmicas



Nem só de humanos vive o Universo Marvel. Todos que já assistiram ao filme dos Guardiões da Galáxia (e os leitores de quadrinhos em geral) sabem que a Casa das Ideias possui um universo cósmico muito rico. Recheado de raças, com as suas mais variadas características. Separamos apenas 10. São raças muito populares ou que já apareceram de alguma forma nos cinemas. Estamos cientes que não poderemos citar todas, mas, vamos dar um bom norte para os novos leitores.

10. Kronianos


A raça pode não ser a mais importante ou mesmo ativa no contexto geral da editora, mas faz parte de momentos chaves e já apareceram inclusive nos cinemas. A raça basicamente é composta por monstros de pedra, altos e poderosos. Como se fossem versões do Coisa, do Quarteto Fantástico, porém mais "truncados" e com a cabeça pontuda e quadrada. A estreia dos Kronianos foi em "Journey into Mystery 83", na HQ que marcava o surgimento de Thor, o Deus do Trovão, na Marvel. Porém, destaque mesmo só voltaram a ter em Incredible Hulk 93, na aclamada história do Planeta Hulk. No filme Thor: O Mundo Sombrio, podemos ver Thor derrotando, sem grandes problemas, um Kroniano.

9. Spartoi


Essa raça reside em Spartax, um planeta localizado na galáxia Shi'ar. De nome muita gente não saberá qual é a relevância deles, mas vou montar uma pequena árvore genealógica que vai explicar tudo. O governante dos Spartoi era o Imperador Eson. Após a sua morte, quem assumiu foi seu filho J'son. Quando ele morrer, quem deverá, por lei, assumir o governo dessa raça é Peter Quill, o Senhor das Estrelas. Essa raça ficou por muito tempo escondida e sem grandes destaques. O escritor Brian Michael Bendis tem resgatado essa cultura nas recentes histórias em quadrinhos dos Guardiões da Galáxia.

8. Badoon


Algo interessante da raça Badoon é que eles são mais velhos do que os Krees e os Skrulls (como raça, não data de criação). Os répteis de sunga (na atual versão eles usam uma espécie de armadura), surgiram na mensal do Surfista Prateado, lá em 1968. Eles são divididos em duas sociedades, a masculina e a feminina. Os homens vivem no planeta Moord e as mulheres na terra natal, a Lotiara. A história de conflito entre os sexos se deu quando os homens derrotaram as mulheres e as prenderam em cativeiro. Desenvolveram tecnologia e saíram do planeta para conquistar outros mundos. Voltavam para o planeta apenas para se reproduzir com as mulheres. Devido a isso o sexo masculino se tornou um povo guerreiro e o feminino um povo pacifista.

7. Sakaarianos Imperiais


Outra raça que se popularizou nas histórias de Planeta Hulk foi a Sakaariana. São um povo com uma pele na tonalidade vermelha, são nobres e vivem em sociedade. Foram governados a mão de ferro por muito tempo pelo Rei Vermelho. Isso impediu que a raça crescesse tecnologicamente. Quando o Rei Verde (o Hulk) assumiu o controle do planeta, as coisas melhoraram, porém uma nave explodiu e condenou toda a vida que lá estava. Com o tempo, ocorreram maremotos, explosões vulcânicas até que o planeta explodiu de vez. A raça atualmente encontra-se quase em extinção, com poucos sobreviventes do Planeta Sakaar vivendo espalhado pela galáxia. Quem já assistiu ao filme dos Guardiões da Galáxia deve ter notado que os capangas de Ronan são todos guerreiros de Sakaar.

Existem também os Sakaarianos nativos, que possuem forma de insetos.

6. Ninhada


O povo da Ninhada se tornou um ferrenho inimigo dos X-Men desde que surgiram, lá em 1982, em Uncanny X-Men 155. Essa raça é selvagem, eles não entendem conceitos de bondade ou maldade. Eles atacam outras raças e injetam seus ovos nelas, quando os bebês nascem, matam o seu hospedeiro. A referência em sua criação são os insetos. A ninhada possui uma rainha e a colmeia que a obedece. O seu planeta natal é desconhecido, mas as primeiras informações que se tem é que foram avistados dentro da Galáxia Shi'ar. Membros da Ninhada já enfrentaram os mais diversos heróis da Marvel. Os dois casos mais recentes e importantes foram em Planeta Hulk, quando um membro da espécie se desconectou da colmeia acidentalmente e mostrou traços de inteligência e de "humanidade". E em Wolverine e os X-Men, onde um espécime da Ninhada, ainda jovem, foi diagnosticado como mutante e tem traços humanos, consciência e até inteligência fora do normal.

5. Centaurianos


Os centaurianos lembram muito os humanos. A diferença é que possuem a pele azul e uma nadadeira vermelha na cabeça. Eles são divididos em duas comunidades, basicamente os religiosos e os sem fé. Uma curiosidade é que o idioma deles é basicamente com gestos, grunhidos e assobios. Mas, eles sabem falar outras línguas, como o inglês, o problema é que isso causa muita dor nas suas cordas vocais. Existem mutantes dentro dessa raça também, alguns seres que manifestam poderes diferentes da população normal. E assim como os humanos, essa raça também passou pelos experimentos Krees, o que originou uma raça derivada que são os Inumanos Centaurianos.

4. Eternos


Existia um tempo em que todos os Eternos viviam na Terra e eram liderados por Kronos e Uranos. Kronos defendia que deveriam se desenvolver, investir em tecnologia e tudo o mais. Já Uranos, pretendia conquistar todos que estivessem abaixo deles. Com as desavenças, Kronos exilou Uranos para fora do planeta Terra junto com outros Eternos. Os herdeiros de Kronos eram Zuras e A'Lars assumiram a liderança após Kronos. Com o tempo Zuras precisou assumir sozinho o papel de líder e A'Lars, para evitar uma guerra, se auto-exilou em Titãn, uma das luas de Saturno.

Para resumir a história: Existem os Eternos na Terra, que são herdeiros de Kronos e Zuras. Remanescentes de Uranos, que vivem em Urano. E os descendentes de A'Lars, que é mais conhecido como Mentor, o pai de Starfox e Thanos e vivem em Titãn

3. Shi'ars


Os Shi'ars são uma raça humanoide com traços de aves. Possuem penas e tudo o mais. Também surgiram nas páginas dos X-Men, em 1976, e são hoje um dos maiores impérios galáticos da editora. São donos de uma galáxia inteira e atualmente são liderados por Gladiador, também líder da Guarda Imperial. A líder anterior, Lilandra, foi por muitos anos um caso amoroso de Charles Xavier, o grande nome por trás dos X-Men.

O império Shi'ar também é bastante conhecido pelos jogos de poder e peças políticas que são movidas por baixo dos panos. Possuem ódio mortal da entidade chamada Fênix e são bastante conhecidos por terem posse do Cristal M'Kraan, que é uma conexão entre todas as realidades.

2. Skrulls


Se a Marvel detivesse os direitos cinematográficos dessa raça, certamente veríamos eles em exaustão. Nos quadrinhos são presença garantida desde 1962, quando estrearam na segunda edição do Quarteto Fantástico. São alienígenas verdes e transmorfos. A capacidade de tomarem a forma que lhes for conveniente, permitiu que fosse uma das raças que mais dor de cabeça trouxe aos heróis.

Já tentaram dominar a Terra mais vezes do que se pode contar. As empreitadas mais populares foram na Guerra Kree-Skrull, quando lutaram com a raça Kree pelo controle do Planeta Terra e durante a Invasão Secreta, história em que descobrimos que durante anos eles estiveram sequestrando e substituindo heróis e personalidades de todo o planeta.

Claro que as tentativas nunca deram certos e por isso são uma raça com uma fama de "fracassada", mas sempre rendem histórias interessantes. Nas suas formas naturais, se destacam pela pele verde, as orelhas pontudas e um queixo bem característico. Não gostam de conversar e sempre que possível partem para a ignorância.

1. Krees


Como a Marvel possui todos os direitos cinematográficos dessa raça e eles já são bastante populares, deverão caminhar nos próximos anos como a mais importante raça cósmica da editora. Já foram apresentados no filme dos Guardiões da Galáxia e na série de TV da SHIELD.

Costumeiramente são liderados pela Inteligência Suprema, um ser cibernético e orgânico com alta capacidade intelectual. Porém, mais recentemente foram liderados também por Ronan, o acusador. São inimigos declarados dos Skrulls. Ambas raças são como cão e gato.

Uma das maiores contribuições dos Krees para com os humanos foi enviar Mar-Vell para que espionasse e garantisse que a Terra não causaria problemas e que estava protegida. Esse extraterrestre acabou se tornando o grande herói conhecido como Capitão Marvel. Ele faleceu devido ao câncer, mas outros assumiram o seu manto. Atualmente Carol Danvers, uma humana que teve DNA Kree adicionado ao seu, assume a alcunha de Capitã Marvel.

Ao longo dos anos os Krees já foram muitas coisas do povo da Terra. Aliados, oponentes mas uma constante é que são uma das maiores potências da galáxia. São muito inteligentes e muito desenvolvidos. Fisicamente a principal característica que possuem é a cor da pele, que é azul.

Bônus

0. Inumanos


A raça inumana tem os humanos em sua origem. São humanos que sofreram alterações genéticas pelos Krees. Historicamente eles vivem em Attilan, a cidade flutuante. Ela já esteve na Terra, na Área Azul da Lua e até em Hala, planeta natal dos Krees.

Essa talvez seja a raça com maior contato de amizade com o pessoal da Terra. Os Inumanos são governador por uma família real. O Rei é o Raio Negro, a Rainha a Medusa, tem ainda o restante da família, composta por Maximus (irmão de Raio Negro), Karnak, Triton, Gorgon, Crystalys, o cão chamado Dentinho e a pequena Luna.

Em seu nascimentos os inumanos são humanos comuns, porém suas tradições apontam que os jovens no período da pré-adolescência devem ser submetidos a Terrígenese. Após respirarem o ar que emerge dos cristais inumanos, ganham poderes imprevisíveis.

Pois é, como falei no início, muitas raças acabaram ficando de fora. Mas a lista é enorme. Quem sabe não separamos mais 10 raças para Guardiões da Galáxia 2?

Kinhu Heck

comments powered by Disqus