sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Homem-Aranha Superior: Operação Camaleão



Ele é conhecido por vários nomes como Dmitri Anatoly Nikolayevich ou Semerdyakov Kravinoff, mas a maioria dos leitores vai relacioná-lo pela alcunha de Camaleão. O primeiro vilão clássico do Homem-Aranha que já se uniu a grandes outros inimigos como Otto Octavius e Kraven, é também um homem que guarda muitos segredos do governo russo. E agora que está sob custodia da SHIELD, há uma ordem vinda do leste extremo para capturá-lo a qualquer custo. Mas eles não são os únicos atrás do homem de mil disfarces.

O Homem-Aranha Superior se encontrou pela primeira vez com Nick Fury Jr ao desmantelar uma das células da IMA. Foi o passe livre que precisava para ter acesso ao Aeroportaviões da SHIELD Leviatã, onde também estava o prisioneiro Camaleão. Todavia, sua missão não seria nada fácil. Naquele lugar também estavam boa parte dos Vingadores Secretos: Phillip Coulson, Viuva Negra, Gavião Arqueiro e até mesmo Bruce Banner.

Para conseguir a distração que precisava, espalhou seus aranhobôs pela aquela banheira voadora e conseguiu cortar as luzes. O aeroportaviões continuava de pé, mas estranhamente as comunicações foram desligadas (algo que não foi causado por Otto). Foi quando uma grande explosão revelou que o Homem-Aranha Superior não seria o único infiltrado naquele dia. Uma equipe de paramilitares russos invadiu o local e junto a eles estavam dois super-humanos autodenominados “Santos”. Eles estavam ali para executar Dmitri e isso era algo que Otto não podia permitir.

Enquanto tentava impedir os dois super-assassinos em avançar, o herói acabou topando com ninguém menos que o Hulk (ou seja, o Bruce Banner não deve ter ficado nada feliz em ficar no escuro). Para surpresa do Aranha, os “Santos” conseguiram até lidar com o Hulk, ora usando o “toque da morte” de um deles, ora se valendo do ataque aéreo do reforço da dupla que se encontrava lá fora. Eram certamente adversários dignos e só não acabaram com o Homem-Aranha porque Nick Jr chegou no instante certo para salvá-lo.


Mas era preciso lidar com o caso do Camaleão, que por sua vez acabou se soltando com a falta de energia e se misturou na multidão. E enquanto o combate rolava entre os invasores russos e os Vingadores Secretos, o Homem-Aranha Superior e Nick Jr tentavam lidar com os “Santos”. A bagunça só aumentou quando o Hulk voltou para  a nave e promoveu um verdadeiro caos. 

O camaleão aproveitou-se mais uma vez para cair fora dali, mas foi perseguido pelo Homem-Aranha Superior e um dos Santos. Longe dos demais, Otto não precisou se conter desta vez e literalmente mostrou suas garras para lidar com o problema. E antes que o restante da SHIELD chegasse para detonar de vez seus planos, ele usou o teleportador de um dos “Santos” para enviar o Camaleão e ele para a prisão em sua base.

Para Nick Jr, o Homem-Aranha revelou que eles fugiram para perto da nave que os trouxe até ali. Sob ordem da diretora Maria Hill, misseis foram lançados para derrubar a nave. Para quase todo mundo ali, os segredos do Camaleão estavam mortos com ele.

E toda essa história foi publicada na edição 6 e 7 de Homem-Aranha Superior, com roteiro de Chris Yost e arte do italiano Marco Chechetto. Ambas fazem parte da revista Avenging Spider-man 20 e 21 originalmente. Enquanto isso, na edição 8 da Panini temos o número 22 da revista com a última história do título, que foi desenhada por David Lopez. Nela, temos mais um daqueles encontros inusitados entre o Homem-Aranha e o Justiceiro.


Desta vez, ambos estão atrás da mesma pessoa, Mysterion, um sujeito que anda usando tecnologia roubada de Quentin Beck. O Homem-Aranha Superior acaba descobrindo que quem está por trás de tudo é o Duende Macabro original, que anda vendendo por aí novas identidades de super-heróis a quem esteja disposto a pagar. Todavia, para que mais uma morte não esteja em suas mãos, o Aranha o deixa escapar e faz de tudo para impedir que o Justiceiro mate o novato. Assim, Mysterion se torna mais um dos capturados por Otto Octavius enquanto que o Justiceiro e o Homem-Aranha acabam tendo um desentendimento daqueles.

A partir da edição 10, esse novo título passa a se chamar Superior Spider-man: Team Up, mas acaba tendo o mesmo roteirista e dando continuidade a sutil trama que Chris Yost tem montado onde vemos Otto montando sua “coleção” de ex-comparsas em sua cadeia particular. Suas verdadeiras intenções serão reveladas muito em breve...

Coveiro

comments powered by Disqus