quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Homem-Aranha Superior: Os inimigos do meu inimigo também são inimigos!



Como vimos na história anterior, mais do que nunca, agora Otto Gunther Octavius é um Homem-Aranha por completo. Depois de tomar sua vida trocando de mente com Peter Parker, restava apenas se livrar do pouco de consciência que restava do herói em sua mente para que ele fosse plenamente quem desejava ser... um Homem-Aranha Superior. Mas agora que herdou o cargo de “amigão da vizinhança”, Otto também terá que lidar com os vilões da cidade.

As estratégias do novo Homem-Aranha são completamente pro-ativas. Ao invés de cuidar dos sintomas, como Otto costuma dizer, ele cuidará da doença. E pra começar chegou a vez de colocar medo em toda a bandidagem da cidade. E durante uma guerra entre as gangues do Coruja e do Dragão Branco, o aracnídeo decide esperar até as duas forças enfraquecerem no combate para aí sim pegar um a um. E um detalhe que vale a pena citar é que os capangas desorientados que conseguiram escapar dali acabaram sendo convocados por homens com tatuagens do Duende Verde.

Mas mesmo tendo o mesmo rosto, pessoas mais próximas de Parker sabe quem tem algo estranho. Mary Jane, mesmo com o fim do romance, acha que ele esta estranho e se esquivando. A capitã de policia Watanabe tenta obter algum depoimento de policiais sobre a morte do Massacre pelas mãos desse Homem-Aranha, mas todos parecem querer protege-lo. A necrologista  Carlie Cooper também esta desconfiada, mas não tem muitas provas.

Então, na penumbra de um local desconhecido, o leitor se depara mais uma vez com o Duende, não apenas verde, mas Rei Duende, e seus dois pequenos asseclas voadores (outrora capangas do Abutre). Ele esta com um dos aranhobos e o modificando para que as maquinas deixem de reconhecer duendes como ameaça. E para testar tal feito, os dois pequenos duendes alados promovem um verdadeiro incêndio na boate de Mary Jane. Os monstrinhos não são identificados de fato e diferente de outros tempos, o Homem-Aranha Superior ao invés de correr para salvar a ruiva, apenas direciona um carro de bombeiros para lá.


Há algo mais importante para Otto aquela noite. Após um jantar na casa de sua tia, o novo marido e seu “meio-irmão”, o prefeito Jamenson, ele vai para um encontro com sua nova namorada Anna Marconi. De fato, aqueles são outros tempos para o herói.

Num outro dia, após receber uma chamada prioritária do prefeito, o Homem-Aranha é escalado para supervisionar a execução do vilão Esmaga-Aranha na Balsa. Jamenson quer que o herói esteja presente e evite qualquer tentativa de fuga de Alistair Smithye. Assim, Otto encaminha todos os seus aracnobôs para a Balsa e começa a arquitetar todos os contra-planos de fuga possíveis.

Como previsto, antes da sua execução, o vilão fez sua jogada. Primeiro acionou seus esmaga-aranhas, para os quais Otto ativou os seus aracnobôs para dar conta. Montou uma barreira energética para reforçar as paredes que Alistair provavelmente iria abrir com socos. Protegeu as vias de ar com lasers. Espalhou os sistemas de esgotos com lança-chamas automáticos. Enfim, tinha uma contramedida para qualquer medida de Alistair. Todavia, uma coisa que o Homem-Aranha Superior não contava era que o vilão iria enviar alguns dos esmaga aranhas para não só libertar como turbinar três dos piores inimigos do herói – Abutre, Bumerangue e Escorpião.


Além de desequilibrado em números, o Homem-Aranha ainda teve que lidar com situações de risco. Alistair enviou seus novos aliados para cantos diferentes. Escorpião foi matar o prefeito. Abutre iria ameaçar os demais que ficaram presos na Balsa. Bumerangue iria bater de frente com o herói. Todavia, diferente do que era Peter, Otto não se sujeitaria a ameaças e decidiu que para acabar com todas as ameaças juntas ele deveria simplesmente matar Smithye e assim acabar de uma vez com o controle que ele tinha dos Aranhabôs. Por sorte, o herói ainda tinha tempo para encontrar o vilão já que os civis ainda tinham um campo de força para protege-los e o Lagarto (com a consciência de Connors) salvou Jamenson.

Num combate brutal, o Homem-Aranha Superior finaliza o vilão ao atingi-lo com um cabo de força de alta voltagem. Isso fez com que as armaduras dos demais vilões acabassem imediatamente desativadas. Mas antes do fim, o corpo moribundo de Alistair ainda tentou uma última jogada. Com uma agulha gigante, tentou penetrar o cérebro do Homem-Aranha e tomar sua consciência. O problema é que Otto já havia antecipado isso também e ainda se deleitou ao silenciosamente revelar para Alistair quem ele era e como venceu. O segredo de Otto morreria com o Esmaga-Aranha aquele dia.


Falando em segredos, numa conversa de canto com o Prefeito, Otto Octavius ainda conseguiu se aproveitar muito bem da situação. Revelou ao prefeito Jamenson que acabou gravando um vídeo da conversa dos dois na Balsa em que JJJ pediu a morte do Esmaga-Aranha a qualquer custo. Se aquele vídeo fosse divulgado, seria o fim do politico. Mas o Homem-Aranha queria apenas uma coisa em troca – A Balsa – para que lhe servisse de base de operações. E ele inclusive já tinha até um nome bom para ela: Ilha das Aranhas II.

E com essa nova etapa em sua vida, porque não mais mudanças? Otto queria agora alguns capangas para proteger melhor a cidade, ex-militares se possível. E porque não também um novo Uniforme? E enquanto alguns fãs mais xiitas procuravam se descabelar pela falta do herói clássico, muita gente já via a partir dessa edição que o ponto de vista dessas histórias era outro. É raro poder trabalhar com um título onde é o vilão (mesmo que com uma visão mais deturpada de estar fazendo o 'bem') é o protagonista. Sem a sombra de Parker, o Homem-Aranha fica cada vez mais "Otto" e aos poucos o “herói” vai envolvendo a cidade com sua intricada teia...

Essas edições da revista principal do Homem-Aranha Superior você encontra nas páginas da edição 6 e 7 da Panini. Com roteiro de Dan Slott, quem assina a arte das histórias é Ryan Stegman e Giuseppe Camuncoli. Em breve, publicaremos as histórias do Homem-Aranha Vingador que também estavam nessa mesma revista.

Coveiro

comments powered by Disqus