segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Justiceiro: Contra os Vingadores!



Depois de perder sua parceira, que acabou sendo presa pela morte de dois policiais, Frank Castle retorna a sua guerra solitária contra o crime. Mas um seleto grupo de heróis não está satisfeito com as atitudes do Justiceiro e querem que ele pague pelos os seus atos.

Insatisfeito por um de seus apetrechos ter sido relacionado com as mortes de inocentes, Homem-Aranha resolve tirar satisfação com Frank Castle. Apesar da relativa superioridade, Castle consegue derrotar Parker (e ainda fatura um novo lançador).

Ao ver que não aguenta o tranco sozinho, Parker resolve falar com os Vingadores e pedir que a equipe tome uma posição a respeito do vigilante. A despeito da maioria achar que não vale o esforço, Steve acha que a omissão da equipe pode ser considerado um aval para as atitudes do Justiceiro. Assim, Rogers envia a Viúva Negra para caçar Castle (Mas Castle sai do país, graças a ajuda providencial de Wolverine, que lhe avisa dos planos dos Vingadores).


Natasha começa a caçar Frank pelo globo terrestre e acaba encurralando-o em um país da África. Mas, mesmo sendo superior em habilidades, Frank é mais astuto. O Justiceiro atrai a Viúva Negra para uma vila tomada por guerrilheiros. Sabendo que a Natasha ia cuidar dos habitantes da vila, Castle consegue se livrar da vingadora do seu encalço.

Vendo que a situação demandava medidas extremas, Steve resolve mandar o Thor. Mas não para caçar Castle. Resolve mandar o deus do trovão para conversar com o Castle. E parece que o plano deu certo.

Rogers engendra seu plano com base no anúncio do julgamento de Rachel Cole-Alves, como forma de atrair o Justiceiro para uma armadilha. Mas Castle se mostra mais esperto. O Justiceiro rouba uma das armaduras de Tony e consegue resgatar Rachel das mãos dos Vingadores.


Ciente que não conseguirá evitar o conflito com os Vingadores, Castle, com a ajuda de Logan, fornece meios para que Rachel saia do país e viva uma nova vida. Enquanto Rachel foge, Castle se prepara para sua maior batalha: Encarar os Maiores Heróis da Terra. 

Ao final do furioso embate, Castle sai derrotado e é encarcerado em uma prisão especial elaborada pelo Homem de Ferro para conter o vigilante. A despeito disso, os Vingadores, principalmente o Homem-Aranha, sentem um amargo gosto da vitória. Quanto a Rachel, ela retorna para as ruas, reiniciando sua caçada a criminosos, em uma tentativa de manter o legado de Frank Castle.

O volume 4 dos encadernados do Justiceiro apresenta a minissérie Punisher: War Zone, que foi o encerramento da fase Rucka e Checchetto do clássico personagem. Talvez o grande defeito desse run seja o fato de ele ser muito curto, já que poucos escritores souberam trabalhar decentemente o personagem. Rucka foi o responsável por trazer excelentes histórias do personagem, abordando-o de forma quase que realista e sempre respeitando a essência do personagem. Aliado a extraordinária arte de Checchetto, os quatro volumes lançados pela Panini são histórias que podem ser consideradas as melhores do personagem.


E por falar em Panini, a editora mostrou, ao longo dos 4 encadernados publicados, um profissionalismo sem precedentes. Além da escolha do formato, foi muito importante ver a publicação do run do personagem de forma completa. Esperamos que eventuais lançamentos que envolvam o personagem sejam feitos dessa forma.

E como bônus, o encadernado apresenta mais história do personagem, além da minissérie War Zone. Trata-se do julgamento de Frank Castle, na qual o perigoso vigilante é levado a julgamento.


Se você adquiriu os volumes anteriores do personagem, a aquisição do Vol. 4 é obrigatória. E se ainda não adquiriu os outros volumes, eu lhe aconselho a correr atrás. Não é todo o dia que temos um run completo de um autor, ainda mais no formato que a Panini publicou. Os quatro encadernados valem o esforço.

Rafael Felga

comments powered by Disqus