domingo, 25 de janeiro de 2015

Mais a fundo nas Guerras Secretas e no Mundo de Batalhas

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA.


Enquanto fazia as divulgações dos últimos teaser de Secret Wars lançados aqui no site, já estava prometendo escrever algo mais detalhado com tudo que já foi revelado até então e mais especulações sobre o que acredito que seja esse novo e futuro cenário geral que a Marvel está planejando para além. E quanto mais vejo que a desinformação se propaga e impera pela internet, a necessidade de um guia escrito de maneira mais consciente parece necessário. Não entenda mal, as Guerras Secretas não parece ser mais uma saga qualquer da Marvel, de fato. Mas ela também vem sendo mal interpretada e levando uma fama muito mais danosa do que lhe recairia. Apesar de parecer um fim, ela potencialmente pode abrir pra muito mais começos... ou melhor, recomeços.

Antes de mais nada, vamos relembrar aos velhos fãs e explicar sucintamente aos leitores novatos o que foi a primeira Guerras Secretas. Publicada de 1984 a 1985,  a saga vem completando 30 anos agora e leva a fama de ser a primeira grande minissérie envolvendo quase todas as franquias dentro da mesma editora de quadrinhos. Em sua história, heróis e vilões são catapultados para um novo mundo por uma entidade pra lá de omnipotente chamada Beyonder e são praticamente levados a lutar entre si para sobreviver a esse mundo hostil. Esse planeta era chamado de Mundo de Batalha e literalmente era constituído de pedaços de planetas de nosso universo que foram arrancados pra formar esse novo astro. E isso inclui parte de Manhattan e Denver. Por detrás disso, havia um contexto comercial. Em acordo com a Mattel na época, uma historia gigantesca seria escrita pra promover a nova linha de bonecos a ser lançada, o que incluiria até novas personagens como um Mulher-Aranha e as vilãs Vulcana e Titânia. Ah, e o Homem-aranha teria um uniforme variante. Pronto, era mais que justificado a formação de um Mundo de Batalhas.



Nessa questão comercial, podemos dizer que as Novas Guerras Secretas homenageia dignamente a saga dos anos 80. Quando divulgou detalhes da trama essa semana, o atual editor-chefe da Marvel Axel Alonso disse que "Temos a Hasbro, Migthty Fine, Mad Enginem Funko e Hot Wheels como empresas que já tem contrato pra licensiar o que sair dessas Guerras Secretas. A divisão de jogos da Marvel também está já trabalhando nisso" já se percebe o que esta acima de tudo. O que é muito normal. E não, não se falou na Disney nem em filmes. O outro ponto que notadamente deixa bem claro a semelhança com a saga original é essa ideia de um Mundo Mosaico. Porém, desta vez o que ocasiona isso tudo são as já tão bem trabalhadas "incursões" nas histórias de Jonanthan Hickman e o resultado disso é mais uma vez uma terra frankenstein composta dessa vez de pedaços de outras realidades. E tudo leva a crer que sejam exatamente planetas terras de outras realidades. Então, o que nos foi mostrado é exatamente isso aqui:


Clique no mapa pra ampliar

É um novo mundo, composto por pedaços de várias Terras de diferentes realidades. E segundo Alonso e Tom Brevoort são apenas a ponta do iceberg de tudo mais. Mas de qualquer modo, o que vale ressaltar aqui é que esses mundos estarão tão surpresos quanto os personagens do 616 e nós, os leitores, sobre tais acontecimentos. Ou seja, tudo é muito novo para todo mundo e estaremos descobrindo e desenvolvendo esse novo lugar a partir de agora.Todavia, alguns pedaços do que é essa nova Terra podem nos ser bem familiares. Muitas delas que já foram bem trabalhadas em histórias anteriores das casas das ideias como bem se identifica nos teasers divulgados anteriormente e vale uma rápida passagem por esses mais de 40 mundos para saber o que temos em mãos agora.

Abra o mapa em uma aba a parte e acompanhe a gente aqui:

1.Greenlands ou Terras Verdes, está ligado ao teaser do Planeta Hulk. No caso, não tanto ligado a fase feita por Greg Pak em si. Lembra mais um Planeta de Hulks, provavelmente quase que povoado por seres gamas.

2.Dystopia já não é um nome desconhecido para antigos leitores do Hulk, mas esse teaser confirma tudo. Trata-se do nome do lugar que ainda é habitável após o mundo devastado que encontramos em Futuro Imperfeito. Lá é o lugar onde reina Maestro, a versão vilanesca do verdão num futuro alternativo. Não é de se estranhar que esse lugar e as Terras Verdes estejam exatamente bem próximos no mapa.

3. Domínios de Apocalipse é uma referência bastante clara a realidade da Era de Apocalipse. Sendo uma das realidades que mais influenciou a 616, seria estranho ela não estar nesse novo mundo. Não necessitando de muitas explicações para a maioria dos leitores, temos um teaser divulgado que confirmaria isso.

4.Egyptia não tem nenhum um teaser claramente ligado a esse lugar, mas a maior parte das especulações giram em torno de uma terra em que a ascenção do antigo Egito alcançou um nível global e se tornou a cultura dominante. Essa terra é numerada como 9105 e apareceu poucas vezes, destacando-se mais num arco de histórias ligada aos Novos Guerreiros nos anos 90.

5.Tecnopolis é a cara do Homem de Ferro e o teaser mais ligado a isso certamente seria o da Guerra das Armaduras. Sendo um momento único na vida de Tony Stark em que ele praticamente ficou paranoico para ter controle de seu know-how das armaduras. Se isso passou dos limites, é de se esperar que tenha criado um mundo segundo Tony Stark, uma Tecnopolis.

6.NÃO REVELADO

7.Spider-Land ou Terra das Aranhas é algo ligado obviamente ao Cabeça de Teia e a primeira coisa que me surge em mente é revisitar a saga Spider-Island em um nível global. Seria essa a Terra onde todo mundo é também um Homem-Aranha?

8. The Regency, melhor traduzido como a Regencia. É ligado ao tão falado teaser de renovação de votos entre Peter Parker e Mary Jane. E o que mais chama atenção ali é termos a pequenina May Day Parker presente. É provavel que seja uma realidade onde o pacto nunca existiu. Ou que a May nunca tenha sido raptada no passado. Quem sabe? O nome em si não me traz nada de familiar ao Homem-Aranha tirando aquela malfadada história do Spider-man: Reign.

9. A Inglaterra do Rei James parece ser uma referência mais que obvia ao mundo alternativo 1602. Apesar de a minissérie principal só reportar seus acontecimentos um ano antes do rei James assumir o poder após a morte de Elizabeth, é possivel que este novo mundo seja exatamente a continuação desta série. Tivemos algumas minisséries servindo como spinoff desta realidade que comprovam que de alguma maneira isso chamou a atenção dos fãs.

10.Weirdworld pode parecer uma referência perdida, mas quando se trata da história da Marvel talvez remeta a uma revista publicada nos anos 70 em que Doug Moench e Mike Ploog criaram uma terra de fantasia, com fadas e anões, chamada Weirdworld. Não que isso seja realmente um link forte, mas é a única possibilidade levantada até agora em foruns e sites nos EUA.

11. K'un Lun é a cidade proibida, que já vimos tantas vezes nas histórias do Punho de Ferro e serviu de base para os Vingadores em determinado momento na saga Vingadores vs X-Men. Como se trata de algo em outro plano, fora de nossa terra 616, faz sentido ela ser jogada aqui após uma incursão.

12. Utopolis nos leva a acreditar em um teaser ligado aos X-Men. Recentemente, Brian Michael Bendis vem tentando tratar disto ao se referir aos Utopians, mas isso pode ser apenas um leve chute de nossa parte. Como mais pra frente vocês verão um território chamado Mutopia, é possivel que esse lugar vá para uma direção completamente diferente.

13. New Mars ou Nova Marte provavelmente tem relação direta com Killraven, personagem de um futuro não muito distante da Marvel e que bebe muito da literatura criada por War of Worlds de H.G. Wells e John Carter de Edgar Rice Burroughs. Como foi recentemente citado nas primeiras histórias dos Vingadores de Jonanthan Hickman e tendo Ex Nihilo recentemente terramorfado parte de Marte, é quase certo que termos algo assim aí.

14.NÃO REVELADO

15.Grande Avalon é um nome que sempre me remeterá a Morgana Le Fay. E como já tivemos uma realidade em que os Vingadores entraram no clima medieval para combater a bruxa durante o run de Kurt Busiek e George Perez no título, tenho esperanças de que isso seja revisitado aqui. Mas é claro que há outras tantas infinitas possibilidades como estar relacionado ao Capitão Bretanha ou Cavaleiro Negro.

16.Arachinia é mais um nome relacionado ao universo do Homem-Aranha, mas é muito pouco para supor qualquer coisa daí. Seria algo ligado ao Spider-verso? Muito improvavel já que estamos fechando esta saga agora nos EUA. Só podemos aguardar um teaser no futuro para saber.

17.Marville não nos dá muitas pistas e um teaser - mesmo de Vingadores vs X-Men - com arte de Scott Young me dá uma sensação de que vou encontrar uma molecada a lá X-babies vs A-Babies ali. Mas realidade alternativa é realidade alternativa, portanto não vou questionar.

18.O olho de Agamotto é a principal peça do arsenal místico do Doutor Estranho e há de se pensar que todo esse território esteja sobre influência dele. Mas o que teremos neste mundo de tão especial ligado ao mago supremo? Sem nenhum teaser não temos nenhuma pista.

19 NÃO REVELADO

20. Esse parece ser o começo de tudo. Como foi divulgado na sessão especial de imprensa realizada na Midtown Comics no começo da semana, teremos uma incursão entre a Terra 616 (universo regular) e a Terra 1610 (Ultiverso). E como numa pizza em que você pede dois sabores diferentes, a nova Manhattan será mista, mas não se sabe ainda quem fica e quem vai neste mundo. Temos também dois outros pontos nessa área que foram destacados - Attilan, que não precisa de muita explicação para saber que se trata da cidade Inumana (mas de que terra?) e Monstrópolis, que pode ter duas ou três referências diferentes aí. Por um lado, podemos acreditar que seja uma referência a Legião dos Monstros, que vimos tão recentemente em Zumbis Marvel e nas histórias do Franken-Castle. Há quem acredite ser uma mera referência a cidade dos toperóides, mas duvido muito. Por fim, há a teoria de que seja algo ligado a uma bela homenagem a editora Atlas e suas epopéicas histórias de monstros dos anos 50. Desta parte, apenas dois teaser divulgados são evidentes, aqui e aqui.

21.The City ou A Cidade não é um teaser muito claro, mas muitos sites estão se referindo a ela como sendo o local criado pelo Reed Richards do Ultiverso na fase do Jonanthan Hickman. Como ele não conseguiu terminar esse plot  e outros seguiram com a história, é provável que ele queira continuar de onde parou. Mas isso é apenas uma suposição forte sem nenhuma evidência.

22. Zona de Guerra está totalmente ligado ao teaser da Guerra Civil, portanto, devemos ter aí uma revisitação da saga que tornou-se referência no primeiro milênio na Marvel.

23. The New Quack City é obviamente algo ligado a Howard e nem quero imaginar um planeta Terra que virou uma civilização para patos. E muito menos imaginar o povo reclamando da Disney depois disso.

24. O Distante Leste, quase que uma referência ao "Distante Oeste" que popularizamos aqui como "Faroeste". Pode ser uma referência aos tempos de pistoleiros da Marvel, que por sinal é recheada de muitos ícones como Two Gun Kid, Rawhide Kid (Billy Blue), Kid Colt e Cavaleiro Fantasma (Phantom Rider), dentre outros. Mas pode bem ser também a volta do Mangaverso como muitos sites estão apontando.

25. Valley of Flame ou Vale da Chama é provavelmente a terra 8411. Esse é o lugar onde o Dinossauro-Demônio e o Garoto-Lua foram criados pelas mãos habilidosas de Jack Kirby nos anos 70. Mesmo vindo por tantas vezes para nossa realidade e nossos heróis passeando por lá depois que a série mensal dos personagens acabou, já fazia um bom tempo que não tinha uma digna atenção.

26. O Império da HIDRA pode ser uma referência bem clara a terra 1720, criada por Chris Claremont durante seu periodo com os Exilados. Lá, a HIDRA dominou o mundo e para dar mais emoção a esse novo planeta acho que seria mais que necessário territorios com poderosos vilões. Há possibilidades de isso estar também ligado ao atual arco do All-New Captain America chamado Age of Hydra. Sem nenhum teaser, não temos muitas pistas aqui.

27. 2099! O tão esperado selo que o Brasil aprendeu a adorar nos anos 90 pode estar a um passo de estar de volta. Quem acompanha as histórias do Homem-Aranha sabe que Miguel O'Hara está no nosso tempo e que o novo ponto cronológico onde foi resgatado era uma época em que todo leitor adorava. Seria possível resgatar tudo aquilo esquecendo o que houve de ruim quando aquele mundo literalmente caiu?

28. Campos de Hala é uma referência clara a capital Kree. Mas ciente de que estamos falando de versões do planeta Terra de diferentes realidades é mais provavel que estejamos lidando aqui com a realidade em que o garoto Noh-Varr, o Marvel Boy criado por Morrison, tenha conquistado o planeta Terra como era seu desejo.

29. A Monarquia dos M não pode ser outra coisa senão uma volta a minissérie Dinastia M. Foi uma realidade muito bem aceita pelos fãs e gerou uma série de spin-offs. Apesar de ter sido ai onde começou todo furdúncio de extinção mutante, é algo que ainda pode ser bem aproveitado por bons escritores. O teaser disto também foi divulgado.

30. Os Territorios dos Sentinelas foram atribuídos a uma outra realidade mutante, onde os gigantescos robôs dominaram o planeta e criaram literais campos de concentração. Sim, estamos falando da já clássica história Futuro de dias esquecidos, que virou filme ano passado e saiu novamente em encadernado de luxo aqui no Brasil. Temos um teaser que comprova bem isso.

31. Wastelands não é exatamente uma referência a Mad Max, mas a história o Velho Logan tem bem esse estilão. Escrita por Mark Millar, este futuro distópico contou uma das últimas histórias mais maneiras do Wolverine e tem sido pedido a todo custo uma continuação disso aí. A Marvel não podia deixar esse pedaço de fora em seu Mundo de Batalhas e o teaser publicado ano passado foi louvado por fãs.

32. Mutopia já foi o nome de uma minissérie mutante ligada a Dinastia M, mas como já temos um teaser com isso pra outro território, pode se tratar de alguma outra realidade inédita que trabalhe uma variação de mundo pros mutantes. A principal referência daí é claro, vai para a ilha Utopia e os mais recentes planos de Ciclope. Alguma coisa em mente de vocês?

33.Weschester é um nome mais que atribuído aos X-Men. O endereço mais conhecido pelos leitores da Marvel leva a Mansão do Professor Xavier e nada remete mais forte a esses leitores do que os anos 90 e seu popular desenho que passava na rede globo. É bem provável que tenhamos aí algo bem saudosista como mostra esse teaser.

34. Killville não é um nome muito esclarecedor, de fato. Mas como o território da Zona de Guerra está demarcado como um teaser da Guerra Civil, há de se supor que esse seja um espaço para o Justiceiro. A ideia mais logica seria a terra 12101 onde FrankCastle surge como grande herói contra o Universo Marvel que virou uma praga de canibais ambulantes. Já houve minisséries na mesma terra com o Wolverine e o Deadpool

35. Arcadia é outro nome bastante complicado de se especular. A primeira vista muita gente vai atrelar ao vilão Arcade. Mas podemos correr para o outro lado das especulações e pegar o significado de Arcadia ao pé da letra, um mundo idílico. Há sites que apontam para a terra 88194, onde os Cavaleiros de St George eram publicados na saga Shadowline. Esse material inclusive teve propaganda saindo na revista original da Guerras Secretas.

36. Bar Sinistro nos remete ao clássico vilão Senhor Sinistro do universo dos X-Men. Já vimos nas revistas escritas por Kieron Gillen mundos que foram idealizados e feitos apenas de clones do vilão e não vejo outra coisa aí mais próxima para imaginar o que tenha nesse mundo. Todavia, eu não esperaria nunca encontrar Nathaniel Essex um dia sendo bartender.

37. Limbo está completamente atrelado a alguns nomes. A saga Inferno seria a primeira coisa em mente, apesar de nenhum teaser ter sido divulgado quanto a isso. Podemos esperar os nomes de Madelyne Pryor ou Illyana neste espaço.

38. Terras Mortas não deixa dúvidas que será algo ligado aos Zumbis Marvel. O que surgiu numa brincadeira - ao ser escrito pelo Robert Kirkman vingou em muitas minisséries e é reportado sempre até os dias de hoje.

39. Perfection ou Perfeição está ligado ao teaser da Era de Ultron vs Zumbis Marvel. Isso nos leva a crer que ali era o lugar perfeito criado pela inteligência artificial Ultron, mas que nesse novo planeta está encontrando serios problemas ao se avizinhar com um monte de zumbis.

40. Nova Xandar tem um teaser relacionado ao Desafio Infinito, mas o foco aí seria mesmo a Tropa Nova que aparece na mesma imagem. Seguindo a pouca orientação que a imagem passa, é provavel que o planeta natal dos xandarianos tenha sido destruido e de alguma maneira a nossa Terra tenha sido escolhida como a nova base.

O número 41 trata-se do muro que separa principalmente as Terras Mortas e Perfeição do resto. E no caso, sendo um lugar cheio de Mortos-Vivos e Ultrons, é algo que certamente merece uma parede da altura da Muralha Negra de Jogos dos Tronos.

Entendo perfeitamente que quando o Hickman puxa para essas questões de realidades alternativas dê um nó na cabeça de muitos, mas quem anda acompanhando seus Novos Vingadores vai ver que ele tem feito um trabalho com muito esmero e se espelhando de maneira muito organizada na disposição de suas ideias. Temos essas incursões, bem ilustradas pelo autor que teorizou que a falta de uma das terras esteja causando uma atração entre as demais pelo vácuo deixado e que resultará num fim terrível para pelo menos uma das realidades. E quando isso falhar, será o equivalente a um "bum" que fatiará o tempo e o espaço em pedacinhos que serão reunidos no que eles chamam agora de Battleworld. Alguns pedaços, no entanto, ficarão de fora. mas seria esse o fim?



Para um melhor entendimento disso, gostaria de exemplificar com algumas analogias. Imagine que tenho um jogo cartas de baralho na mão com um verso de uma só cor, a vermelha. E os redatores deste site também tem seus jogos de cartas com versos de diferentes cores - Cammy com amarelas, João com azuis, Eduardo com verdes, Kinhu com laranja, por exemplo. Indisplicentemente estamos caminhando um contra o outro num mesmo eixo e se eu não tirar quem estiver no meu caminho, vamos todos nos trombar. As cartas vão para o alto, espalham-se no chão e eu vou precisar catá-las. Pego 52 delas, o que seria o número certo do meu baralho, mas dado momento percebo que não estou com as cartas com versos apenas vermelhos - peguei algumas azuis, outras cinzas, amarelas - Enfim, não são mais as mesmas cartas de antes. Também percebi que não peguei a quantidade certa de naipes e nem de números. Posso ter mais copas do que ouros e muito mais ases do que damas. E este é o baralho que tenho em mãos. É o meu Battleworld. Mas o que a Marvel ainda não disse e que esta ainda implícito é que nada impede que a Cammy, Kinhu, Eduardo, João e toda minha equipe do editorial tenha pulado no chão e juntado também suas 52 cartas. Na verdade, é bem provável que eles tenham feito isso.

Essa história toda que acabei contando, na verdade, é para explicar que mesmo que alguns pedaços de nosso mundo estejam faltando no Battleworld que nos foi ofertado, eles podem estar simplesmente aglomerado em outro lugar (formando novos battleworlds) e até mesmo tendo situações similares a que veremos nosso plano. E se nada estiver realmente perdido como teorizo, é bem provável que possa haver um retorno - nem que seja parcial - dessas terras e elas organizem-se de novo assim como seria possível eu conseguir intercambiar minhas cartas entre meus colegas de site. É isso que acho que pode vir a acontecer  ao final nas Guerras Secretas.

Mas eu vou mais além. Vamos relembrar os últimos teasers divulgados pela Marvel com os futuros selos das revistas. Teremos os Last Days que contaram os últimos momentos de alguns heróis antes da incursão; Temos o Battleworld, que fala das intrigas que ocorrerão após o novo mundo formado. E, por fim, Warzones, as tais Zonas de Guerras, ou seria melhor chamar de Territórios, que terão atenção especial em alguns selos de revistas e - nas palavras de Axel Alonso - "Nossos criadores deixarão sua imaginação correr solta e estabelecerão as bases para o futuro. E isso me faz acreditar que a Marvel esteja querendo investir tanto nessas realidades alternativas como nunca. A maior possibilidade que vejo aqui é que quando tudo se desdobrar, a editora não se restrinja apenas a seu universo regular, mas sim volte a apostar em realidades como a 2099, 1602, Era do Apocalipse, novo universo, e até mesmo algumas outras novas. Tudo isso dependeria do quão cada território deste atrairia a atenção dos fãs.

A jogada, portanto, incidiria sobre um fator a longo prazo que provavelmente causa incomodo em muitos criadores quando grande parte do seu público se apega ao universo 616 como o que é certo e desmerece as demais possibilidades que podem coexistir - inclusive no que há na transmidia, em desenhos, seriados e filmes. Ou seja, a partir deste ponto, tudo é importante porque tudo de fato acontece em seu mundo, seu plano. E a editora que um dia criou a curiosa revista "What if" estaria solidificando as muitas possibilidades e a partir de agora se perguntando apenas "Where is"/"When is".

Sendo isso uma verdade, erra quem fala em reboot (ou mesmo retcon, alguém aqui sabe mesmo o que é cada um? clica aqui!), pois a Marvel não pretenderia reescrever seu passado. Ou ao menos, nada disso é indicado ainda. O que de fato o futuro nos mostra, ou como diria o Alonso, o que a Marvel será daqui pra frente, é um amontoado de possibilidades em que o leitor irá simplesmente pegar o que melhor lhe aprouver para ler.

Coveiro

comments powered by Disqus