terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

James Gunn responde aos críticos dos filmes de heróis!


Domingo foi a grande noite do Oscar, e é verdade que apesar de toda torcida, Guardiões da Galáxia não levou a duas indicações que lhe eram prometidas. Mas isso talvez já fosse esperado e nem sequer cogitado pelo seu diretor, James Gunn. Mas o que o jovem diretor americano nascido de uma familia de irlandeses não anda curtindo muito é esse tal levante contra os filmes de heróis e ser taxado de coisa que não concorda. Assim, ele decidiu abrir o verbo. Veja na integra seu recado publicado ontem:

Eu realmente não achei a piada sobre super-heróis do Jack Black ofensiva, e vocês? Foi, assim, uma piada. Eu não tenho certeza se vocês notaram, mas aquele roteiro sobre o Oscar não parece ter sido muito bem pensado.

Tanto a parte do Dan Gilroy dizendo que os participantes do Independent Spirit Awards sobreviveram contra um "tsunami de filmes de super-heróis" - bem, parece um pouco estranho vindo de um cara cuja esposa já atuou em dois filmes do Thor - realmente, parece que você se afogou horrivelmente em um tsunami, né? Mas eu sei bem como é esse tipo de coisas ensaiadas, eu já participei dessas premiações, por isso vou dar-lhe o benefício da dúvida.

Seja qual for o caso, a verdade é que a parcela popular em qualquer meio sempre foi desprezada pela elite auto-nomeada. Eu já ganhei mais prêmios do que eu esperava com os Guardiões. O que me incomoda um pouco é que muitas pessoas assumem que porque fazemos grandes filmes colocamos menos amor, cuidado e dedicação neles, do que, por exemplo, as pessoas que fazem filmes independentes ou que fazem o que são considerados mais filmes mais profundos de Hollywood.

Eu fiz filmes B, filmes independentes, filmes infantis, filmes de terror, e espetáculos gigantescos. Acho que há uma abundância de pessoas em todos esses lugares que fazem filmes, seja por dinheiro ou para alimentar a sua própria vaidade. E depois, há pessoas que fazem o que fazem porque simplesmente amam contar histórias, elas adoram cinema, e elas querem adicionar de volta ao mundo um pouco da mesma magia que tem tirado das obras dos outros. Com toda a honestidade, eu não encontro uma porcentagem muito diferente daqueles com integridade e aqueles sem esforço dentro de qualquer um destes campos de filme.

Se você acha que as pessoas que fazem filmes de super-heróis são idiotas, levante-se e diga que nós somos bobos. Mas se você, como um cineasta independente ou um cineasta "sério", acha que coloca mais amor em seus personagens do que os irmãos Russo fizeram com o Capitão América, ou Joss Whedon faz com o Hulk, ou eu com um guaxinim falante, você está simplesmente equivocado.

Bem dito, James! Bem dito!

Agora, Vai aqui minha opinião bem particular sobre a coisa. É obvio que vivemos bons tempos para os fãs do gênero e talvez isso incomode quem não abraçou a linha dos já chamados "Comic Book Movies". Curiosamente, muitos desses atuais detratores já tiveram também suas criticas por trabalharem com sua dose de filmes de ação pipoca. Tomando o recente depoimento infeliz dos irmãos Wachowski ao criticar o genero CBM, fica dificil não acreditar que a opinião deles não passe de um mero despeito por mais de uma vez mostrarem que são capazes de não mais que produções com roteiros pífios e dignos de serem ignorados. Mas obviamente eles não são os únicos, a lista só cresce principalmente entre roteiristas,diretores e alguns ditos jornalistas. O mesmo não parece se repetir com artistas e o pessoal de produção. Eles parecem até gostar e sinalizar por um espaço nesses contos. O fato simples é que - ao menos no que se diz respeito a Marvel Studios - há um modo operandis muito diferente do que se costumava ter até então em Hollywood. Ela tem planos e eles são a longo prazo, fechados inclusive na concepção de seus produtores, que meio que podem até não estar se importando muito com essas criticas. O foco deles é e sempre foi outro - seu publico, essa nova leva que cresceu e voltou aficionadamente a acompanhar os cinemas esperando mais e mais. E eles querem apenas contar histórias para caras como nós. O fato de ser num formato de filme, é apenas a ferramenta, um meio fantástico de faze-lo, claro. E talvez isso realmente incomode, principalmente porque eles não conseguiram entender ainda o que está sendo feito.

Ou resumidamente, é como se diz, se incomodou, talvez você esteja fazendo a coisa certa.

Coveiro

comments powered by Disqus