sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

X-Men Legado: Colisão


David Haller, o Legião, elaborou um estratagema ousado para capturar Luca Aldine, irmão de sua namorada, Ruth, utilizando para isso a equipe de X-Men liderada por Scott Summers. O estratagema falhou e uma de suas multi-personalidades mais poderosas, que emula a forma de seu falecido pai, Charles Xavier, emancipou-se de sua mente fragmentada e possuiu Luca. Ao tombar inconsciente devido a uma implosão mental causada pelas telepatas da equipe mutante, David foi levado como prisioneiro para o Zênite, o QG espacial da ESPADA (Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienígena). chefiada por Abigail Brand, que tem assuntos pendentes a resolver com o rapaz. Ela não é a única, pois logo a estação recebe a visita de Aarkus, o "etéreo", um antigo super-herói extra-dimensional lobotomizado por David para evitar que ele destruísse todos os mutantes. Aparentemente, Aarkus recuperou sua sanidade mas não parece nada satisfeito em reencontrar seu algoz. Parece que a cruzada de David para fazer jus ao legado de seu pai se encontra em um momento de definição e é isso que irá nos mostrar o roteirista Simon Spurrier e os desenhistas Tan Eng Huat e Khoi Pham em X-Men Legacy #19 a #21, publicadas no Brasil em X-Men Extra #11 e #12 pela Panini.

Aarkus diz ao rapaz, em termos simples, que o "Xavier Amarelo" que ele liberou ao mundo representa o seu ódio. Ele acrescenta que, através da forma espiritual de Luca Aldine, a entidade fugitiva pode invadir o único lugar onde poderia causar mais danos do que toda a violência já existente no mundo: a psicosfera, o ambiente psíquico criado através da junção de todas as mentes da Terra, onde ela pode propagar todo o ódio que é capaz e causar todas as atrocidades possíveis pelos motivos mais banais. Enquanto isso, no interior de sua mente, David tenta reorganizar a bagunça que ela se tornou com todas as suas múltiplas personalidades soltas do complexo telepático que as aprisionava, ao mesmo tempo em que tenta sondar a mente de seu adversário imediato.



David encontra na mente de Aarkus várias menções sobre uma antiga arma universal capaz de erradicar esse tipo de mal quando não há mais nada a fazer, assim como a derrota que este sofreu nas mãos da entidade quando ousou enfrentá-la. David tenta descobrir mais a respeito dessa arma mas a conexão mental é abruptamente desfeita por Aarkus, que diz ao rapaz: "Está se perguntando de onde veio essa entidade de ódio puro? Não importa, o que interessa é que essa fera deve ser detida."

David pede a Abigail que ela o solte para que possa reparar o mal que causou mas é inútil. Aarkus diz que vai deter o monstro sozinho, mas que antes precisa testar a sua "arma definitiva" contra o mutante para ter certeza de sua eficácia quando for enfrentar o verdadeiro inimigo, praticamente sentenciando o rapaz à morte com o beneplácito de Brand: "Creio que já ouviu falar da Fênix. Conheça agora a sua sombra".


Só resta a David lutar pela vida. A predadora invade a mente do rapaz e começa a devorar cada uma de suas personalidades. No auge do desespero, ele finalmente percebe que o único jeito de sobreviver é fazer com que elas trabalhem em conjunto com ele. Dizendo de outra forma, ele deve se fundir à própria insanidade e se tornar o líder da "gestalt" de sua mente, de sua própria Legião.


Dessa forma, a predadora é expulsa de sua mente e David se liberta do supressor de poder que minava suas ações. Ele descobre que não havia nenhuma "fênix sombria" ou "arma antiga devastadora" e confronta seus captores a respeito. Aarkus toma à frente e explica ao rapaz que isso tudo foi para tentar ajudá-lo. Atônito, David ouve Aarkuz  contar que se sentiu na obrigação de lhe dar uma lição de humildade como retribuição por ter recobrado sua sanidade após o encontro entre os dois. O objetivo era fazer David se recompor e enfrentar o que virá. Nem tudo era um engodo, pois realmente o "Xavier amarelo" continua infestando a psicosfera e apenas David é capaz de enfrentá-lo. O jovem pergunta o que era a "falsa fênix" e a responsável imediatamente se apresenta, Karasu Tengu, que antes odiava David por responsabilizá-lo pela morte de seu irmão mas que agora reconhece que sua vida se encontra muito melhor agora em Westchester. Aarkus e a menina se despedem em seguida, agradecidos por tudo o que ele fez.

David pergunta a Abigail por que eles têm tanta certeza de que sua "gestalt" é capaz de derrotar o inimigo. Ela revela que isso foi ideia de Ruth, que estava do lado do rapaz desde que chegaram à estação, onde teve uma de suas visões. A jovem explicou tudo o plano mas não parava de chorar, pois não queria que ele fosse executado e murmurava o tempo todo: "você vai iniciar... o fim". Em seguida, a memória dela foi apagada e mandada de volta para casa, o que não evitou que ela ficasse delirando em seu  quarto na Academia Jean Grey. Nada mais havendo a fazer ali, David abandona a estação e tem um último "encontro mental" com Ruth, que implora a ele que pare antes que seja tarde demais e se torne o "verme mental" que ela deverá destruir. Ele se despede e pede desculpas a ela por deixá-la inconsciente logo em seguida e parte ao encalço de seu inimigo. Ele não tarda a ser encontrado e o combate que se segue não é algo que possa ser descrito em palavras, pois abrange tanto os níveis físico como o espiritual e envolve o emprego das mais bizarras armas psiônicas.



Durante o combate, a entidade diz que ele deveria se preocupar não com a sua origem mas com o que ela representa: algo que cresceu dentro de sua psique e extraiu os fragmentos que queria e partiu. Ou seja, isso faz dela o seu filho. Assim, um círculo vicioso se fecha numa estranha tragédia familiar. Isso faz com que David se sinta ainda pior e ser cada vez mais subjugado pelo seu inimigo. Este quer destruir o mundo apenas porque é capaz de fazê-lo e é essa a sua vontade. Enquanto uma miríade de atrocidades se espalha em diversos pontos do planeta, uma ainda maior está prestes a acontecer: um jovem sargento de um submarino nuclear russo enlouquece e mata toda a tripulação. Em seguida, ele dispara um míssil intercontinental e se suicida. para desespero cada vez maior de David.    


Com o risco de parecer repetitivo, mas quero mais uma vez elogiar o excelente trabalho de Simon Spurrier neste título. Nada é fortuito no desenvolvimento do roteiro e algo sempre pode reaparecer da maneira mais surpreendente, como Aarkus, o "etéreo" e a menina Karasu. Esse fato, em si, praticamente é a confirmação de que a atitude "proativa" de David em relação à raça mutante, em que "os fins justificam os meios", tem dado certo mas o que acontecerá agora que ele enfrenta o seu pior adversário até o momento? Sobre o relacionamento de David com Ruth, é ótimo como o escritor consegue despertar a empatia dos leitores ao criar situações que vivem o colocando à prova a todo o momento e. mesmo assim, um não se afasta do outro.

Já critiquei tanto mas hoje quero elogiar o trabalho de Tan Eng Huat, que fez um ótimo trabalho de narrativa especialmente nas cenas que ilustravam o caos e a "gestalt" no interior da mente de David. Khoi Pham apresentou na edição de Legacy #21 um trabalho correto nos desenhos e uma ótima narrativa, mas as últimas páginas me deram a impressão de que foram feitas às pressas. De qualquer forma, essa quebra de "identidade visual" em que vários desenhistas ilustram um mesmo arco de histórias é algo que continua a me incomodar.

C@rlos


comments powered by Disqus