sexta-feira, 10 de abril de 2015

Maratona 616: TOP10 Combates do Demolidor



Em razão do lançamento do seriado do Demolidor no Netflix, o Marvel616 resolveu resgatar as famosas maratonas, recheadas de informações e TOP 10's. Foi me incumbida a tarefa de fazer o TOP 10 de combates, o que é um grande problema. O Homem Sem Medo tem centenas de lutas memoráveis, com os mais diversos adversários. Por isso, não encare essa lista como definitiva. Vamos a ela!

10) Vs Bazuca (Daredevil nº 232 - Por Deus e Pela Pátria)


Se há um run do Demolidor com lutas memoráveis é o conduzido por Frank Miller, talvez o escritor definitivo do personagem. Durante o arco " A Queda de Murdock", o Demolidor lutou contra o perigoso Bazuca, um supersoldado criado pelos Estados Unidos. Fisk, usando os seus contatos no exército, consegue que a referida máquina assassina seja jogada na Cozinha do Inferno para caçar o Demolidor. Trata-se de uma das lutas mais eletrizantes que o Diabo da Guarda já teve. Os desenhos de David Mazzucchelli estão soberbos, com as melhores cenas de ação já criadas na arte sequencial. Participação especial dos Vingadores.

09) Vs Dr. Octopus (Daredevil nº 165 - Tentáculos de Octopus)

Quem acompanhou nosso podcast sobre as 50 primeiras edições do Homem Sem Medo sabe que o Demolidor e o Homem-Aranha compartilharam muitos inimigos. Não foram poucas vezes em que o Demolidor encarou algum inimigo do Teioso. Em Daredevil 165, o Atrevido encara o Doutor Octopus, na tentativa de salvar Heather Glenn, um de seus grandes amores.  O time Roger McKenzie, Frank Miller e Klaus Janson produz uma excelente sequência de luta entre os dois personagens.


08)  Vs Homem-Aranha (Amazing Spider-Man 16 - Duelo com o Demolidor)




E falando no Amigão da Vizinhança, ele não poderia ficar de fora dessa lista. Obviamente, houve mais de um quebra-pau entre o Homem Sem Medo e o Teioso, mas aqui destacamos a luta ocorrida no primeiro encontro deles dois. Hipnotizado pelo Mestre do Picadeiro, o Homem-Aranha passa atacar o Demolidor em um show de circo, armado pelo referido vilão para roubar as espectadores. Clássico pelas mãos de Steve Ditko e Stan Lee.

07) Vs Ikari ( Daredevil Vol. 3 nº 25)




Dos longínquos anos 60, vamos para um período mais atual. Quem leu o run de Mark Waid do Demolidor sabe que um dos personagens introduzidos foi Ikari, que pode ser descrito como a versão melhorada do Demolidor. Uma das melhores sequências de ação já feitas para o personagem, sendo responsável o competente Chris Samnee.


06) Vs Gladiador (Daredevil  nº 18 - Eis que Surgirá um Gladiador)

Um dos inimigos clássicos do Homem Sem Medo, Melvin Potter passou por um processo de reabilitação ao longo dos anos, que demonstrou que seus atos como vilão eram frutos de um devastadora esquizofrenia. Atualmente, ambos, Matt e Melvin, se dão muito bem e até são amigos. Mas Matt e Nelvin já encararam os piores brigas nos quadrinhos. Como não foi apenas uma vez que os dois se lutaram, destaco aqui a primeira aparição do Gladiador cortesia de Stan Lee e John Romita.



05) Vs Justiceiro ( Daredevil nº 257 - A Outra Face da Moeda)


Dois heróis com o mesmo objetivo, mas com métodos diferentes. Demolidor  e Justiceiro combatem arduamente o crime, mas, em razão da brutal diferença entre seus métodos, ambos entram em choque. Isso inclusive foi objeto de uma minissérie, chamada de "Meios e Fins". Mas aqui destaco a luta explosiva ocorrida em Daredevil nº 257, conduzida por Ann Nocenti e John Romita Jr..

04) Vs Rei do Crime (Daredevil nº 228 - Purgatório)




A despeito de ter surgido em uma revista do Homem-Aranha, o Rei do Crime é um dos grandes vilões que estão intimamente ligados ao Demolidor. Incrivelmente inteligente, Wilson Fisk quase acabou com a vida de Matt Murdock. E a despeito da aparência, Fisk é um dos melhores lutadores do Universo Marvel, derrotando em combate diversos heróis, entre eles o Demolidor. O Combate escolhido? Das páginas de "A Queda de Murdock", cortesia de David Mazzucchelli e Frank Miller

03) Vs Hulk ( Daredevil nº 163 - Beco Sem Saída)




Encarar o Hulk e sobreviver é algo para poucos. E Matt Murdock sobreviveu para contar a história. Mais um clássico criado por Roger McKenzie e Frank Miller.

02) Vs Namor ( Daredevil nº 7 - Combate Mortal Com Príncipe Namor)

Como destacamos no podcast feito em homenagem os 50 anos do personagem, a luta entre o Homem Sem Medo e o Príncipe Submarino foi um dos mais explosivos encontros já ocorridos na Casa das Ideias. Quem leu nunca se esquece. Clássico escrito por Stan Lee e Wally Wood.



01) Vs Mercenário ( Daredevil Vol. 2 nº 5 - Desespero do Demônio)




Todo super-herói tem um vilão que é exatamente seu oposto. O Homem-Aranha tem o Duende Verde, Batman tem o Coringa e o Demolidor tem Mercenário. Um dos maiores assassinos da Casa das Ideias, a presença do Mercenário nas histórias do Demolidor sempre renderam excelentes combates. Qual escolher, então? Pessoalmente, um dos combates que mais marcou foi aquele ocorrido nas páginas do arco "Diabo da Guarda", que resultou na morte do grande amor de Matt, Karen Page. Claro, é uma preferência pessoal, mas até hoje a cena do bastão atravessando o coração de Page me deixa emocionado. Uma bela história, escrita por Kevin Smith e magistralmente desenhada por Joe Quesada.

É essa minha lista. Garanto que vão chover comentários discordando. Mas listas são feitas para isso: Discordar. Se acha que a ordem está incorreta ou faltou algum combate, deixe nos comentários a sua opinião.

Rafael Felga

comments powered by Disqus