quarta-feira, 8 de abril de 2015

X-Force: Vingança


Já tem algum tempo que Lucas Bishop retornou à Terra, após tantos anos preso no futuro numa perseguição implacável à jovem Esperança Summers. De início, Bishop teve as lembranças das atrocidades que cometeu nessa época suprimidas pelos seus colegas da Fabulosa X-Force, composta por Tempestade, Psylocke, Pigmeu e Espiral. Mas sua memória retornou durante a batalha contra Cassandra Nova e Lucas não gostou do que fizeram com ele. Enquanto isso, Esperança finalmente toma conhecimento de que seu antigo perseguidor está de volta e resolve eliminar a ameaça que ele representa de uma vez por todas.  É o início do "crossover" "Vingança", que reúne as equipes "Fabulosa X-Force" e "Cable & X-Force" trazido pelos escritores Dennis Hopeless e Sam Humphries e os desenhistas Angel Unzueta, Harvey Tolibad e Dexter Soy. Ele foi originalmente publicado nas edições de Uncanny X- Force #16 e #17, Cable & X-Force #18 e #19 e pela Panini em X-Men Extra #12 e #13

Esperança deixa a base de sua equipe com todas as armas que é capaz de carregar. Seus colegas são Cable, Dominó, Forge, Colossus, Dr. Nemesis e Dinamite, que avisa a Nathan o que sua filha adotiva quer fazer. Ele parte atrás dela, mas logo a jovem encontra seu antigo algoz e o ataca com ferocidade. O combate é interrompido com a chegada de Conflyto, o clone de seu pai adotivo criado por Apocalipse e sequestra os dois. Cable assiste a tudo, mas não consegue impedir. Em seguida, a equipe de Bishop chega ao local e exige explicações sobre o paradeiro dele. 



Cable conta que Conflyto levou os dois, mas não fica nem um pouco satisfeito quando percebe que já não era de hoje que Bishop havia se associado aos mutantes em sua frente. Ele acrescenta que está disposto a procurar sozinho os dois desaparecidos e concluir a missão que Esperança tomou para si, mas os demais insistem em acompanhá-lo. A tensão aumenta e a equipe de Cable chega ao local disposta a ajudá-lo e o inevitável acontece: as duas X-Force entram em combate entre si. 



Enquanto isso, Esperança e Bishop se veem aprisionados num antigo esconderijo da Frente de Libertação Mutante, uma organização terrorista chefiada por Conflyto. Lucas tenta se desculpar com a menina, mas ela não quer ouvir suas justificativas. A discussão é interrompida pelo captor deles, que passa a incitar a menina a dar cabo de sua vingança. Ela resiste porque não considera uma boa ideia fazer a vontade do inimigo de seu pai. Durante o combate entre as X-Forces, Cable induz Espiral a usar seus poderes de teleporte para levá-los aonde se encontra sua filha adotiva, mas dá de cara com seu inimigo. 



A súbita retirada de Cable e Espiral do combate faz com que ele seja interrompido e as equipes resolvem unir suas forças e se dirigem para um depósito de sucata tecnológica da Stark Resiliente. Forge e Nemesis constroem uma versão rústica do Cérebro, o computador rastreador de mutantes criado por Charles Xavier, para ajudar Psylocke a encontrar seus colegas desaparecidos. A "gambiarra" funciona e a localização deles é obtida mas, antes disso, eles resgatam Espiral, que foi jogada no meio de uma tempestade marítima por Conflyto. 

No esconderijo, o vilão continua a induzir Esperança a matar Bishop e a situação piora cada vez mais. Nathan assiste a tudo e, mais uma vez, é incapaz de intervir. 



As X-Forces empreendem uma ofensiva kamikaze ao "bunker" de Conflyto. Uma parte da equipe cuida de distrair o vilão enquanto a outra resgata os prisioneiros, mas parece que é tarde demais: Esperança é encontrada com a "psimitarra" de Conflyto na mão diante do corpo ensanguentado de Bishop. Diante do espanto dos presentes, a menina os acalma dizendo que o ferimento não é fatal e que ela não foi capaz de assassiná-lo porque foi criada para ser um "soldado" e não uma "fanática". 

Conflyto percebe que começa a perder o controle da situação e, furioso, traz o combate para onde se encontra Esperança e os demais. Ele aprisiona os combatentes telepaticamente, mas comete novamente o erro de subestimar o seu maior rival e isso lhe custa caro. 



Conflyto é transpassado pela própria psimitarra e cai, mortalmente ferido. Mesmo assim, ele obriga Esperança a copiar todos os seus poderes psíquicos pois sabe que a jovem não será capaz de contê-los e foge. Resta a Lucas Bishop auxiliar a jovem a se livrar desse poder excedente ao utilizar sua capacidade de absorver todas as formas de energia, mesmo as capazes de causar uma explosão de vinte quilômetros de raio. A relutante parceria funciona e toda a energia é direcionada para cima, evitando o pior. 

Lucas tenta mais uma vez oferecer suas desculpas a Esperança, mas novamente ela se recusa a aceitá-las. Cable se aproxima dele e o agradece pela ajuda prestada à filha adotiva mas, ao se afastar, não resiste a chamá-lo de "calhorda" entredentes. Além disso, alguns personagens se despedem para uma única X-Force seguir adiante, formada pela combinação das duas equipes, como pode ser visto abaixo.



Esse "crossover" serviu para encerrar ambos os títulos de maneira digna. Não é um arco de histórias sensacional, mas entretém com honestidade. Temos de volta um dos mais controversos vilões dos famigerados anos 90, Conflyto, para o bem ou o mal. Dennis Hopeless mostrou novamente sua boa capacidade de interagir com os personagens, como visto no flerte entre Dinamite e Pigmeu durante a construção do "Cérebro" de sucata. Sam Humphrines apelou para o surrado clichê de fazer dois inimigos mortais trabalharem juntos para prevenir um desastre maior e, vindo de quem veio, poderia ter sido ainda pior então acho que devemos ficar satisfeitos por isso. 

Os desenhistas Angel Unzueta, Harvey Tolibad e Dexter Soy fizeram um bom trabalho. Nada excepcional, mas os seus diferentes estilos conseguiram um resultado final equilibrado. 

A saga da equipe continuará no novo título "X-Force", que será publicado a partir de X-Men Extra #14 com Simon Spurrier nos roteiros e Rock-He Kim nos desenhos. 

C@rlos

comments powered by Disqus