terça-feira, 5 de maio de 2015

Demolidor: os bastidores da "luta no corredor"


Em meio a tantas cenas impactantes da elogiada série do Demolidor produzida pela Netflix em parceria com a Marvel, talvez a mais comentada pelos fãs tenha sido a que mostra o Homem Sem Medo lutando sozinho em um corredor escuro contra um bando de criminosos com o objetivo de resgatar um menino que havia sido sequestrado. Desde então, as opiniões dos fãs ficaram divididas com relação a um detalhe: a cena em questão foi filmada em apenas uma tomada ou há cortes de câmera?

De acordo com o coordenador de dublês da série, Philip J. Silvera, tudo foi filmado em apenas um take sim:

“Phil Abraham estava dirigindo e sempre constou no roteiro que essa cena teria apenas uma tomada. Na minha cabeça, com o tempo que tínhamos, eu achava que deveríamos fazer algumas transições e poderíamos salvar algumas coisas, mas Phil nos desafiou a fazer em apenas uma tomada, o que trouxe um sentimento real para a coisa toda. Fomos capazes de desacelerar a luta e conseguimos esse resultado cru e animalesco que foi mostrado.”

Ainda segundo Silvera, há vários momentos na cena em que o ator Charlie Cox é substituído por um dublê de uma forma quase imperceptível.


Independentemente se o Philip J. Silvera está realmente dizendo a verdade (há quem aposte que houveram cortes nos momentos de closes nas paredes e em sombras), o que importa é que essa cena já é uma das mais memoráveis dos últimos tempos. Além da perfeita coreografia e dos precisos movimentos de câmera, o que se destaca na sequência é a caracterização perfeita de como um homem sem super poderes se sairia numa luta contra vários oponentes. Ali nós vemos o Demolidor tendo que se esforçar ao máximo para nocautear um bandido por vez (ninguém ali desmaia com apenas um soco, como é de costume nos filmes), enquanto fica cada vez mais exausto ao longo da batalha...

Eu já perdi a conta de quantas vez assisti essa cena...

Eduardo Spicacci

comments powered by Disqus