quarta-feira, 6 de maio de 2015

Mark Ruffalo e Joss Whedon respondem às últimas polêmicas em torno de Vingadores: Era de Ultron


Ontem colocamos aqui um artigo com várias notícias que envolviam polêmicas sobre Vingadores: Era de Ultron. Dentre as últimas, e que motivou a redação da matéria, estava os ataques de grupos feministas ao Twitter do diretor Joss Whedon. E como somente hoje Whedon se expressou sobre o assunto, para encerrar o caso, segue as últimas declarações dele e de Mark Ruffalo:

Mark Ruffalo, amigo próximo de Whedon e assim como ele um dos maiores defensores da presença de mais mulheres nos filmes, falou ao Reddit (que foi republicado pelo ComicBook) sobre os recentes ataques que o amigo sofreu:

Eu acho que é triste. Porque eu sei como Joss se sente sobre as mulheres, e eu sei que ele se esforçou para criar personagens femininos fortes. Eu acho que parte do problema é que as pessoas estão frustradas e querem ver mais mulheres fazendo mais coisas em filmes de super-heróis, e porque não temos mais mulheres do que devíamos, elas estão muito, muito sensíveis a cada pedaço de trama que surge no momento. Mas eu acho bonito o que Joss fez com a Viúva Negra - Eu não acho que ele fez com que ela ficasse mais fraca, ele só trouxe essa ideia de amor a um super-herói, e eu acho que isso é bonito.

Em qualquer perspectiva, a Viúva Negra é muito mais forte do que Banner. Ela tenta protege-lo. Ela faz o seu trabalho, e, basicamente, eles começam a ter uma relação como amigos, e eu acho que temos uma raiva mal colocada aí. Eu acho que o que as pessoas podem realmente se chatear com o fato de que precisamos de mais mulheres superhumanas. Mas eles podem fazer qualquer coisa, eles podem ter casos de amor, eles podem ser fracos ou fortes e ninguém levanta uma sobrancelha. Mas quando fazemos isso com uma mulher, porque há tão poucas histórias para as mulheres, ficamos hiper-críticos em cada movimento que é feito, porque não há muito com que se comparar.

Então eu sei que Joss realmente fez bem. Eu sei o que seus valores são. E eu acho que é triste, porque de muitas de maneiras, não há muitos campeões neste universo para as Mulheres como Joss é  e continuará a ser. E eu sei que isso que dói nele. Eu sei que saiu pesado nele. E ele é um dos caras mais doces, o melhor dos caras, e eu o conheço -  o tanto quanto qualquer homem pode ser um campeão para as mulheres, ele será.

Então tem sido um pouco desanimador.

Mas também vejo o quanto as pessoas amam esse aspecto nele. Há uma quantidade igual de pessoas que acham o interesse amoroso entre Banner e Viúva Negra um grande destaque. E é muito gratificante para as pessoas. Portanto, é um filme. As pessoas vão ter as suas opiniões. E isso é realmente uma grande coisa. O fato de que este é um debate que está saindo deste filme é provavelmente uma coisa positiva.

Eu só não acho que as pessoas devem passar pro pessoal com Joss, porque ele realmente é - antes que qualquer um - um defensor para as mulheres. Ele é uma feminista profundamente comprometido.


Mas o próprio Joss teve a palavra num artigo publicado no BuzzFeed sobre o assunto e a primeira coisa que ele quis deixar claro foi que a sua decisão de deixar o Twitter não foi por conta dos ataques das militantes feministas em sua conta. Em uma única palavra, ele definiu quem pensava que seria por isso como "Isso é um cocô de cavalo!". E se explicou: "Acredite em mim, eu fui atacado por militantes feministas desde que eu cheguei no Twitter. Isso é algo que eu estou acostumado. Cada grupo de feministas está atacando todos os outros grupos, e cada sub-seção do liberalismo fica sempre ocupado atacando outra sub-seção do liberalismo, porque Deus deve ter estipulado que todos são proibidos de andar juntos e realmente lutar pela causa".


Sobre as pessoas que foram irônicas com a situação, Joss também reservou umas palavras: "Eu vi um monte de gente dizer: 'Bem, os guerreiros da justiça social destruíram um dos seus próprios!' E isso não aconteceu. Eu vi alguém twittar que o grupo Feminist Frequency estaria chateado com os Vingadores 2, mas, literalmente, a segunda pessoa a me escrever pra perguntar se eu estava bem quando eu saí foi Anita" ( Anita Sarkeesian, Fundadora do Feminist Frequency).

Sobre a decisão de sair do Twitter, Whedon disse: "Eu apenas pensei, espere um minuto, se eu vou começar a escrever de novo, eu tenho que ir para um lugar tranquilo. E este é o lugar menos tranquilo que eu já estive em minha vida... É como fazer o exame da OAB no Coachella. É como se, hum, eu realmente precisa me concentrar nisso! Caras! Vocês podem tudo, apenas ... Eu tenho que ... É super importante para a mim! "

Ainda que não tenha atribuído a culpa para sua saída pelo ataque no Twitter, Whedon se posicionou sobre a polemica da qual vem sendo alvo: "Eu já disse isso antes, quando você se declarar politicamente, você se destrói artisticamente", disse ele. "Porque de repente essa é a prova de fogo para tudo que você faz - por exemplo, no meu caso, o feminismo. Se você não viver de acordo com o teste decisivo do feminismo a todo instante, então você é um misógino. Isso tudo volta diretamente pra cima de você." Ainda sobre a questão, ele entendeu que "para alguém como eu, a discussão sobre o feminismo - não é uma grande vitória. Porque, em última análise, eu sou apenas um cara rico, hetero e branco. Você realmente não muda a mentes das pessoas através de um tweet. Você muda através de suas ações. Já o fato de Anita estar lá e passando por isso e vencendo isso e com mulheres como ela - isso já diz muito". 

Sobre os ataques mais graves, que incluíam ameaças de morte, Whedon apenas desmereceu tudo como um exagero: "Não é como se eles estivessem ligando pra minha casa". Whedon também quis pontuar que nem tudo que recebeu do Twitter foram agressividades e que teve elogios de muitos. Todavia, nesta nova fase, ele se dedicará a escrita e acompanhar os elogios pode atrapalhar tanto quanto os xingamentos que recebeu.

E pra finalizar, ele pontuou dizendo o seguinte: "Aqui vai a grande verdade. Twitter é um pouco viciante, e se eu estiver lá, eu vou ter que checar. E quando você fica fazendo isso direto pode parar de ter prazer, já que você só esta indo lá porque está viciado. E eu tive então uma pequena luz do tipo 'sabe de uma coisa? Se eu quero minhas coisas sendo feitas, eu não preciso ficar constantemente entrando ali para ver alguma novidade, ou alguma piada ou algum prazer e, então, de repente ficar triste porque lá só tem ódio e mais ódio e mais ódio'".


Por fim, Whedon não deixou claro se sua saída do Twitter será permanente, mas não deu muitas esperanças: "Eu acho que posso encontrar os artigos que lia por lá em outro lugar. Eu vou sentir falta das piadas, então acho que vou para um clube de piadas. Eu acho que isso vai ser uma melhora na minha vida. Preciso sair por aí, fazer algumas pesquisas, virar a página, ver coisas, ouvir música, viver a vida".

Bom, e acho que com isso podemos dar por encerrado esse assunto. Não que as polêmicas e ataques ao filme vão se encerrar por aqui, mas acredito que nossos leitores, assim como disse Kevin Feige na matéria anterior, estão mais interessados em saber mais sobre o que vem ainda por aí!

Coveiro

comments powered by Disqus