terça-feira, 26 de maio de 2015

Vingadores Mundiais: Um Mundo de Problemas

* Artigo escrito por nosso colaborador, Paulo Artur



Como uma das consequências de Infinito, agora os Vingadores e a SHIELD passaram a ter um novo acordo de cooperação. Com isso, tanto Steve Rogers quanto Bruce Banner passam a coordenar, junto com a SHIELD, diversas equipes de Vingadores respondendo a problemas ao redor do mundo. E o “primeiro” dia de ação não poderia estar mais cheio de situações caóticas simultâneas. Com problemas acontecendo no Canadá, no Sudeste Asiático e na Europa, eles passam a coordenar as diferentes equipes em busca da resolução dos problemas em questão.

O primeiro dos problemas que aconteceram foi uma misteriosa expansão temporal da ilha da IMA, que estava causando efeitos na costa leste da América do Norte. Uma equipe formada por Esmagadora, Míssil e Mancha Solar é enviada para averiguar a situação e eles são facilmente derrotados antes mesmo de chegar à ilha. Então, Bruce Banner consegue novas imagens da situação da ilha, que havia evoluído e se expandido tecnologicamente para algo muito além do que eles tinham disponível. Enquanto no aeroporta-aviões, eles ficam ponderando o melhor curso de ação, Esmagadora é aparentemente solta por um agente pacifista da IMA. Mas tudo não passava de um plano para “infectar” a jovem com um vírus que a tornasse obediente a IMA e ao seu novo aliado, o Homem-Entrópico.

Na ilha de Madripoor, uma equipe formada por Viuva Negra, Falcão, Wolverine e Mestre do Kung Fu vão investigar as causas das revoltas civis que estavam acontecendo na cidade. Enquanto os três primeiros se focam nas calamidades públicas, Shang Chi vai investigar a relação do Tentáculo com o que estava ocorrendo. Ele descobre que o culpado era Gorgon e que ele acabara de despertar o gigantesco dragão no qual Madripoor estava localizada na cabeça dele (!!!!) e o dragão alça voo por sobre o sudeste asiático (!!!!!). O Mestre do Kung Fu confronta Gorgon e a luta perdura o bastante. Mas o vilão sagra-se vencedor e arremessa o derrotado Chi para fora do dragão.






Por sua vez, na Itália, uma equipe formada por Gavião Arqueiro, Mulher-Aranha, Estigma e Máscara Noturna acabam indo investigar o sumiço de toda a população da cidade de Velletai. Eles acabam indo parar numa cidade subterrânea existente abaixo dela. Parecia estar vazia, no entanto, Estigma percebe que havia algo de muito estranho naquele lugar, uma vez que ele era capaz de ouvir os mortos. Nisso, ele acaba sendo confrontado com as imagens e os “fantasmas” de todos os seus colegas de colégio que morreram quando ele se tornou Estigma. Os mortos acabam levando o rapaz até a líder dele, Morgana Le Fay.

As primeiras edições de Mundo de Vingadores foram inconstantes. O saldo positivo é dar um pouco mais de voz e importância a personagens secundários do run principal de Vingadores. A história contada por Hickman em Vingadores é, essencialmente, plot-driven, dando poucos espaços para o desenvolvimento dos personagens. Por sua vez, neste começo de arco, tentou-se o artifício de várias linhas de ação simultâneas para fazer um enredo mais character-driven e focar mais nesses personagens. Só que a execução não foi tão boa quanto a intenção. Nick Spencer não é tão habilidoso quanto Hickman em tratar de múltiplos plots paralelos, o que já tinha sido evidenciado em sua passagem confusa em Ultimate X-Men. Aqui, ele acaba deixando um resultado tão insatisfatório quanto, com o agravante que muitas das tentativas de desenvolvimento dos personagens não passaram de “repetecos” de fatos já mostrados por Hickman em Vingadores.

Os autores da história foram Jonathan Hickman e Nick Spencer nos roteiros e Stefano Caseli nos desenhos e Frank Martin e Andres Mossa nas cores.

Essa história foi publicada originalmente na revista All-New Marvel Now Point One 1 e nas edições 01 a 04 da revista Avengers World e, aqui no Brasil, saiu em Os Vingadores 18 a 20.

Paulo Artur

comments powered by Disqus